30 Curiosidades Que Você Deve Saber Sobre Os Temidos Escorpiões
Os escorpiões são predadores de insetos, como baratas, grilos, cupins, etc. Alimentam-se também de aranhas e de outros escorpiões. O escorpião segura a presa com a pinça dos palpos, curva para a frente o metassoma e injeta o veneno com o ferrão, paralisando a presa quase imediatamente.
Escorpiões costumam comer muito de cada vez, ingerindo o alimento lentamente, e depois são capazes de ficar sem comer por muitos dias, até por mais de um mês.Trituram fragmentos de alimento, umedecendo-os na boca (o que propicia já a digestão), sugando-os depois e eliminando os restos, como pequenas bolas de detritos.
Ecdises ou mudança de cutícula
Os escorpiões não põem ovos. São vivíparos e seus filhotes nascem por meio de parto, após uma gestação longa. Em T. Bahiensis e T. Serrulatus a gestação dura de 2 meses e meio a 3 meses. Algumas espécies, inclusive T. Bahiensis, podem gerar mais de uma ninhada a partir do mesmo acasalamento.
Decorrendo vários meses entre dois partos consecutivos. Entre estes escorpiões, cada ninhada pode ter mais de 20 filhotes, mas outras espécies podem produzir até 90 ou mais filhotes. Enquanto se verifica o crescimento e até atingir a maturidade sexual.
Os escorpiões sofrem ecdises, ou seja, trocam periodicamente de cutícula. Ao chegar a ocasião da ecdise, a cutícula antiga parte-se horizontalmente acima das quelíceras. Pela fenda aberta, sai o corpo do escorpião, revestido pela nova e ainda tenra cutícula.
A cutícula velha costuma sair inteira, conservando a forma do escorpião. Segundo observação de Matthiesen, espécimens de T. serrulatus em cativeiro atingiram a maturidade sexual após um ano de idade, tendo passado por 5 ecdises.
Predadores naturais
Várias espécies de aranhas, lagartos, louva-a-deus, corujas, seriemas, macacos e pássaros estão incluídos entre os “inimigos” dos escorpiões. Galinhas e sapos também comem escorpiões. Sendo os sapos e os escorpiões ambos de hábitos noturnos, as probabilidades de encontro são grandes e cada sapo pode comer vários escorpiões.
Em seguida. As galinhas, porém, por serem diurnas, encontram os escorpiões eventualmente, quando ciscam os terrenos.
– Existem cerca de 1.500 espécies de escorpiões no mundo todo. Porém apenas cerca de 30 tipos são considerados pragas urbanas e nocivos à saúde humana
– O comprimento do escorpião pode variar de 2 a 20 cm. O mais interessante é que ser maior não significa ser mais perigoso. Os escorpiões mais perigosos do mundo medem em torno de 7 cm.
– Os escorpiões viveram junto com os dinossauros. Eles existem a cerca de 400 milhões de anos.
– Apesar de variadas espécies, os escorpiões produzem um único tipo de veneno. Apenas um tipo de soro é eficaz para realizar o tratamento após a picada.
– A média de mortalidade de seres humanos por picada de escorpião varia entre 800 a 2000 anualmente.
– Após o nascimento, os escorpiões recém nascidos andam nas costas da mãe, onde permanecem protegidos até que eles mudem o exoesqueleto pela primeira vez.
– Na natureza, os escorpiões geralmente vivem de 2 a 10 anos. Em cativeiro, os escorpiões vivem até 25 anos.
– Os escorpiões são campeões no quesito sobrevivência. Uma espécie pode viver por um ano inteiro sem comida. Além disso, podem ficar submersos debaixo d’água por até 48 horas e sobreviver. Os animais podem viver apenas com a umidade que obtêm dos alimentos.
– Os escorpiões brilham sob luz ultravioleta. Após realizar a muda, sua película se torna macia e não contém mais a substância que causa fluorescência.
– Dizem que os escorpiões são suicidas. Mas isso é mentira pois eles são imunes ao próprio veneno.
– Os escorpiões produzem um único tipo de veneno, você sabia?.
– A vantagem é que um único tipo de soro podem salvar a vítima da picada de qualquer escorpião venenoso.A picada do escorpião provoca sudorese, dores fortes, náuseas, vômitos, insuficiência cardíaca e falta de ar.
– As vítimas normalmente morrem por asfixia, e os riscos são maiores para idosos e crianças pequenas.
– O número de mortes de seres humanos provocadas por ataques de escorpiões sempre varia entre 800 a 2 000 por ano em todo o mundo.
– É muito!!!Os estados brasileiros com maior número de acidentes com escorpiões são: Bahia, Pará, Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais.
– Foi descoberto em experiências de laboratórios que os escorpiões podem ficar até 23 meses sem se alimentar, isso graças a um órgão interno que armazena comida.
– Quando muito famintos, os escorpiões podem praticar o canibalismo.
– Eles têm a visão pouco desenvolvida, utilizam pelos que funcionam como sensores capazes de reagir ao menor movimento.
– Escorpiões não atacam pessoas, eles apenas se defendem.
Os escorpiões são aracnídeos venenosos
Os escorpiões são artrópodes que pertencem à classe Arachnida. Os aracnídeos incluem as aranhas, os carrapatos e os ácaros; todos eles têm em comum o fato de possuírem um corpo dividido em duas seções e oito patas.
Não são tão perigosos para as pessoas
A verdade é que, com raras exceções, os escorpiões não conseguem fazer muito mal aos humanos. Das quase 2.000 espécies de escorpiões conhecidas no mundo, somente 25 produzem um veneno suficientemente letal para um ser humano adulto.
São vivíparos
Diferentemente dos insetos, que geralmente depositam os ovos fora de seus corpos, os escorpiões produzem crias já formadas. Ou seja, são vivíparos. A etapa gestacional pode ser muito curta (dois meses) ou bem longa (18 meses), dependendo da espécie.
Os escorpiões estão no planeta há muito tempo
Essas criaturas evoluíram de seres enormes – de cerca de um metro – que emergiram do mar. A evidência fóssil mostra que eles têm permanecido morfologicamente iguais até hoje.
Podem sobreviver a quase qualquer coisa
Sabendo da sua antiguidade, é possível imaginar que são animais surpreendentemente resistentes. Embora normalmente vivam de dois a três anos, alguns escorpiões podem viver até os 25 anos. Os escorpiões são mesmo os campeões da sobrevivência.
Comem quase tudo aquilo que podem capturar
São caçadores noturnos. A maioria dos escorpiões se alimentam de insetos, aranhas e outros artrópodes, mas alguns se alimentam de larvas e minhocas.
Brilham no escuro
Esta é uma das maiores curiosidades sobre os escorpiões. Por razões que os cientistas ainda estão debatendo, eles brilham sob a luz ultravioleta. A cutícula – ou pele – do escorpião absorve a luz ultravioleta e a reflete como luz visível.
A dança do acasalamento, uma das curiosidades sobre os escorpiões
Os escorpiões participam de um elaborado ritual de acasalamento que inclui uma dança. A dança começa quando o macho e a fêmea fazem contato. Durante a dança, o macho encontra um lugar adequado para o seu espermatóforo.