09 Remédios Caseiros para Tratar Picadas de Mosquitos

09 Remédios Caseiros para Tratar Picadas de Mosquitos

Picadas de mosquitos podem ser bastante incomodas. Principalmente em crianças. Inclusive, elas podem causar reações alérgicas sérias. O que poucas pessoas sabem é que existem alguns remédios caseiros para tratar esse tipo de picada e até evitar a ação desses insetos, os mosquitos ou pernilongos.

Existem várias alternativas caseiras que podem oferecer alívio ou a diminuição dos sintomas das picadas de mosquitos. Um dos grandes diferenciais desse tipo de tratamento é o seu custo-benefício.

Hoje em dia, medicamentos e pomadas para tratar picadas de mosquitos, que são adquiridos em estabelecimentos como farmácias, por exemplo, podem sair muito caro.

Isso sem contar nas fórmulas. Ao usar remédios caseiros naturais, que são feitos sem adição de componentes sintéticos, você também tem menos chances de ter algum tipo de reação adversa. O que é bastante comum nesse caso.

Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre o ciclo de vida desses insetos tão incômodos e mais:

  • Como identificar sintomas de picadas de mosquitos e outros insetos;
  • Quais tratamentos caseiros você pode adotar para acabar de vez com esse problema. Confira!!!

Como é o Ciclo de Vida dos Mosquitos?

Antes de falar sobre os remédios caseiros para tratar picadas de mosquitos, é importante que você entenda sobre o ciclo de vida desses insetos.

Que os mosquitos são um incômodo, principalmente em estações mais quentes, não há dúvidas, mas como eles se proliferam é um mistério para muitas pessoas.

A primeira coisa que você precisa saber é que o tempo de vida desse inseto varia por uma série de fatores. Desde o sexo dos mosquitos, até as condições ambientais, tudo interfere diretamente no seu ciclo.

Por exemplo, os machos podem chegar a viver uma semana em condições desfavoráveis. Já as fêmeas têm um período de vida bem maior, de quase um mês. Além disso, o ciclo consiste em quatro etapas:

  1. Ovo;
  2. Larva;
  3. Pupa;
  4. Mosquito.

Na sua primeira fase de desenvolvimento, os ovos são colocados pela fêmea em um ambiente com água e ficam ali por 48 horas.

A segunda etapa é a de larva. Nesse estado, o inseto fica uma semana se desenvolvendo até ficar quatro vezes maior do que o tamanho original.

Uma curiosidade é que nesse período as larvas são vulneráveis a temperaturas baixas. Por conta disso é que geralmente vemos menos mosquitos no inverno e mais durante o verão. As temperaturas altas são as ideais para o desenvolvimento desse tipo de inseto.

A próxima fase de desenvolvimento é de pupa, que dura dois dias. Após esse período o mosquito já está em sua fase adulta, podendo se reproduzir com facilidade.

Existem cerca de 2.500 espécies de mosquitos no mundo inteiro, catalogadas. É preciso muito cuidado ao lidar com esse tipo de inseto, pois além de causar reações alérgicas, alguns podem transmitir doenças sérias, que precisam de tratamentos específicos.

Sintomas: Como Diferenciar Picadas de Mosquitos de Outros Insetos?

As picadas de mosquito as vezes passam despercebidas, mas em alguns casos, podem gerar bastante desconforto. Principalmente se a pessoa tiver algum tipo de alergia alérgica a uma espécie.

Por isso, é preciso muita atenção para a identificação de sintomas. É comum que as pessoas confundam picadas de mosquitos com a de outros insetos. O que pode gerar consequências sérias.

Uma picada de aranha, por exemplo, pode levar até ao óbito, dependendo da espécie.

As picadas de mosquito são caracterizadas pelos seguintes sintomas:

  • Coceiras: são ocasionados pelas toxinas liberadas durante a picada.
  • Leve inchaço: também é comum que as picadas de mosquitos gerem um leve inchaço na região picada.
  • Vermelhidão: por conta das toxinas e até mesmo da coceira, a região afetada também ficará vermelha.
  • Sensação de ardor: outro sintoma frequente é uma sensação de ardor na picada.

Se você identificar qualquer sintoma diferente desse, como febre mais alta que 38ºC, a pele em torno da picada começa a ficar roxa, calafrios ou qualquer outra coisa fora do comum citado acima, procure um médico.

Você pode ter sido picado por outro inseto, como aranhas, ou ainda, pelo Aedes Aegypti, que pode desencadear consequências ainda mais sérias para a sua saúde.

Principais Remédios Caseiros para Tratar Picadas de Mosquitos

Conheça agora os 10 melhores tratamentos caseiros para picadas de mosquitos. Antes de usar qualquer um dos remédios caseiros que vamos ensinar, é importante ter em mente que eles devem ser utilizados apenas como tratamento para picadas de mosquitos.

Se você for picado por outro inseto, ou sentir algum sintoma diferente dos convencionais que citamos acima, procure um médico.

1. Remédio caseiro para picadas de mosquitos usando Suco de Limão

Um dos remédios caseiros mais populares é o suco de limão. Ele é muito utilizado para combater diversos tipos de distúrbios, graças as suas propriedades únicas e surpreendentes, inclusive, para tratar picadas de mosquito.

Ele contém propriedades anestésicas e anti-inflamatórias quem além de diminuir o desconforto causado pelas picadas, também evita a coceira. O ideal é que você esprema um limão e passe o suco na região afetada. Isso evitará que você desenvolva algum tipo de infecção.

Mas é preciso muito cuidado ao usar esse método. É recomendado que você use esse tratamento apenas em casa, de preferência antes de dormir. Nunca passe o suco de limão e saia no sol, isso pode gerar queimaduras graves e até mesmo manchas na pele.

2. Remédio caseiro para picadas de mosquitos usando Cebola

Mais um dos remédios caseiros bastante eficaz para quem deseja tratar picadas de mosquito é a cebola. Assim como o limão, ela também contém propriedades que acabam auxiliando a diminuir os sintomas e trazer alívio para o paciente.

Para usá-la é bem simples. Basta cortar uma fatia do vegetal, colocar sobre a região que foi picada e deixar ali por cerca de 10 minutos. Isso irá auxiliar a aliviar a área e trazer mais conforto e bem-estar para o paciente.

Como a cebola tem um cheiro bem forte, após a aplicação tome um banho, de preferência com temperatura morna. A água também irá ajudar a diminuir o desconforto causado pelas picadas.

3. Sal é um ótimo aliado para diminuir o inchaço das picadas de pernilongos

O sal também é mais um dos remédios caseiros que pode ser utilizado para várias finalidades. Ele é muito utilizado para a fabricação de soro caseiro, para casos de desidratação, febre e diarreia. Mas ele também é muito útil para o tratamento de picadas de mosquitos.

Isso porque, ele contém várias propriedades anti-inflamatórias e antissépticas. Ou seja, além de diminuir o inchaço, vermelhidão e coceiras da região, ele também irá evitar que ela acabe infeccionando, o que pode gerar mais problemas.

O ideal é que você pingue algumas gotas de água no sal, e então faça aplicação. Deixe agir por alguns minutos e depois retire com água corrente. Você pode repetir a aplicação sempre que sentir desconforto por conta das picadas.

4. Tratamento caseiro contra picada de pernilongo usando Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã é mais um dos remédios caseiros que tem mil e uma utilidades. Ele é composto por vários componentes que conseguem trazer alívio imediato contra picada de mosquito e outros insetos. Mas, assim como o limão, você deve usá-lo apenas dentro de casa.

Isso porque ele também pode gerar manchas na sua pele se exposto ao som. É recomendado que você sempre faça a aplicação antes de dormir.

Não há segredo para usar o vinagre de maçã. Basta embeber um pedaço de algodão com um pouco do líquido e em seguida diretamente na área afetada. O alívio da dor e da coceira será praticamente instantâneo. E os demais sintomas irão desaparecer aos poucos.

5. Tratar picada de mosquito com Talco para Bebê

Os produtos para bebê são excelentes para o tratamento de picadas de mosquito. Isso porque, a composição deles é bem menos agressiva, e eles conseguem proporcionar alívio de forma rápida.

Um dos remédios caseiros para que você não tenha mais desconforto por causa desses insetos é o talco para bebê. Ele ajuda a diminuir a inflamação, bem como evita que a pele coce e fique muito irritada.

O ideal é que você procure os talcos neutros, sem a adição de perfumes ou aromatizantes. Isso porque, essas substâncias também podem causar irritações profundas na pele. Principalmente se você tiver alergia a algum componente.

Esse tratamento é bem simples. Tudo o que você precisa fazer é aplicar um pouco do talco na região afetada e em seguida colocar uma gaze por cima. Evite usar qualquer tecido, pois ele pode abafar a região. A gaze vai deixar a pele respirar sem qualquer tipo de problema.

6. Mel com aveia para aliviar os sintomas da picada de mosquito

Mais um dos remédios caseiros que você pode utilizar para aliviar os sintomas das picadas de mosquito é o mel com aveia. Esses dois alimentos também são riquíssimos em nutrientes que irão auxiliar no tratamento desse tipo de distúrbio.

O mel, por exemplo, é uma fonte rica de anti-inflamatórios.  Não é à toa que ele é muito indicado para o tratamento das mais variadas doenças inflamatórias.

O tratamento com esses alimentos é bem simples. Em uma vasilha misture duas colheres de aveia e com algumas gotas de mel, até que forme uma pasta bastante homogênea.

O próximo passo é aplicar essa mistura na região afetada e deixar agir por alguns minutos. Após isso, enxague com água fria.

O bacana desse tratamento é que, além de aliviar o desconforto das picadas de mosquito, ele também irá deixar a sua pele linda. Ele promoverá uma hidratação profunda, diminuindo o ressecamento e deixando ela brilhosa.

7. Tratando a picada de pernilongo usando Vinagre com Farinha de Milho

Outro dos remédios caseiros que você também pode testar em casa para obter alívio imediato dos desconfortos da picada de pernilongo é o vinagre com farinha de milho. Essa mistura irá fazer com que a região fique menos vermelha e também diminuirá as coceiras.

Um dos principais diferenciais de usar esse tipo de tratamento é que você poderá fazê-lo mesmo se precisar sair. Isso porque você não precisará deixar a mistura por muito tempo na sua pele.

É bastante simples fazer esse remédio caseiro. Pegue algumas colheres de farinha de milho e acrescente um pouco de vinagre (pode ser branco ou de maçã). Misture bem até formar uma pasta grossa.

Em seguida, aplique ela na região afetada e deixe ali até secar. Nesse momento você não deve se expor aos raios solares.

Depois que a mistura secar, lave o local com água morna até retirar quaisquer resquícios da pasta. Pronto, você sentirá alívio imediato das irritações e coceiras.

O ideal é que você utilize a farinha de milho fina. Caso só tenha da grossa em casa, basta colocar ela em um saquinho e esmagar bem com um martelo de carne, até que ela se transforme em pó.

8. Compressas Quentes

As compressas também são grandes aliadas de quem deseja diminuir o desconforto das picadas de mosquito. Um dos sintomas mais comuns quando você é picado por um inseto é que a região fique inchada e vermelha.

As altas temperaturas irão diminuir esse tipo de desconforto, pois, ajudarão a eliminar as toxinas transmitidas através da picada. Esse também é um dos remédios caseiros que servem para diversas coisas. As compressas podem ser utilizadas, por exemplo, para aliviar dores musculares.

Esse tratamento é bem simples. Coloque um pouco de água quente em uma vasilha e depois mergulhe um pano nela e deixe aquecer um pouco. Em seguida, retire o excesso de água e aplique a compressa no local afetado.

Atenção com a temperatura, ela não pode estar muito elevada ou poderá ocasionar queimaduras, principalmente em crianças.

9. Sabonete Neutro

Muita gente não sabe, mas o simples ato de lavar a região picada com sabonete neutro já é um dos melhores remédios caseiros para picadas de mosquitos. A grande maioria dos sintomas são causados por conta das toxinas que acabam entrando no organismo com a picada.

Acontece que se você lavar o local com sabonete neutro e água correte, logo após a picada, conseguirá eliminar boa parte delas. Isso fará com que a infecção não se espalhe, que você diminua bastante a coceira.

Mas atenção, ao lavar o local, seja delicado e suave. Se você usar movimentos bruscos ou fortes demais, só irá espalhar as toxinas aumentando a chance de inflamação e infecção.

Esses são apenas alguns dos remédios caseiros que você pode usar no dia a dia para tratar picadas de mosquitos. É importante sempre ter em mente que eles só devem ser usados caso você não sinta os sintomas adversos que indicam doenças ou picadas de outros insetos.


ajax loader 2x - 09 Remédios Caseiros para Tratar Picadas de Mosquitos

(Visited 12 times, 1 visits today)
09 Remédios Caseiros para Tratar Picadas de Mosquitos
× Whatsapp 99556-4343