Saiba Como Identificar uma Infestação de Cupins – Reconhecer e diferenciar os cupins é o passo primordial para um controle eficaz da infestação do inseto.
Se uma infestação de cupins não for identificada a tempo, pode destruir seus livros, tecidos, papéis e principalmente seus móveis se não for identificada a tempo. À primeira vista, os cupins parecem ser apenas insetos inofensivos, mas aquele bichinho pequeno e com asas pode tirar muito dinheiro do seu bolso.
Muitas pessoas só se dão conta do mal quando já aconteceu o estrago, por isso, é importante identificar o problema causado pela infestação cupins com antecedência, para que possa ser solucionado o quanto antes. Aprenda agora mesmo a identificar uma infestação de cupins em 11 formas e métodos. Vamos apresentar também como diferenciar uma infestação de cupins de madeira seca e cupim de solo este último também conhecido como cupins subterrâneos.
1 – Identificação dos cupins
Apareceram cupins no seu prédio? O primeiro passo é a identificação do cupim para a escolha adequada do tratamento. É importante salientar que existem diversos tipos de cupins. Somente no Brasil é possível encontrar cerca de 300 espécies desse bichinho. Porém, os que causam maiores danos são o cupim de madeira seca e o cupim subterrâneo. A seguir vamos abordar as duas principais espécies de cupins em áreas urbanas e como identificar cada espécie de cupim.
Não se esqueça se precisar de um controle eficaz contra cupins pode contar conosco, possuímos a melhores técnicas de descupinização a qual manterá seu imóvel livre de cupins por no mínimo 01 ano prazo.
2 – Aprenda a diferenciar os cupins
Cupim de madeira seca: este cupim é de cor branca, tem cerca de dois a três milímetros de altura. Como o nome já sugere, esse tipo de cupim vive dentro da madeira, relativamente com menor teor de umidade. Por viver nesse abrigo, essa espécie é facilmente transportada para outro lugar, por meio de caixas, molduras de quadro, ou outros tipos de objetos de madeira. Assim, muitas vezes a infestação de cupins de madeira passa despercebida e quando você percebe, pode estar tudo contaminado.
Cupim subterrâneo: essa espécie forma um ninho no solo, na maioria das vezes perto de uma fonte de umidade ou de alimento. O cupim subterrâneo é aquele responsável por formar caminhos nas paredes. Eles se alojam em vão de lajes, edifícios, paredes duplas, etc. Diferente do cupim de madeira, esses cupins saem de suas ‘casas’ atrás de alimento, nesse caso, a madeira.
É comum que as pessoas confundam os cupins com as formigas, por isso é importante saber a diferença entre ambos. O cupim apresenta asas com tamanho diferente, já as formigas possuem as asas do mesmo tamanho. As antenas das formigas são retas e as de cupins são dobradas. Viu como é fácil diferenciar essas duas infestações de cupins!
3 – Procure ajuda de um especialista em controle de cupins
Após a identificação do cupim, se ainda assim tiver dúvidas em relação a praga, procure a ajuda de um especialista. Você pode encontrá-los em projetos de extensão de Universidades ou também as empresas privadas, também conhecida como dedetizadora ou controladoras de pragas urbanas. Você tem duas opções: chamar o profissional até o local onde se encontra o inseto ou levá-lo até o especialista.
Caso opte por levar o cupim, você deverá colocá-lo dentro de uma ampola ou qualquer frasco pequeno que contenha álcool. Se não tiver esses materiais em mãos, carregue em um saco lacrado, para que ele não fuja.
4 – Reconhecendo o ninho dos cupins
Aprenda a reconhecer qual o tipo de cupim infestante no seu imóvel. Sabe aqueles ‘caminhos’ de terra feitos por cupins? Encontre-os. Eles são construídos principalmente pelos cupins subterrâneos, que formam esses túneis para que possam achar seu alimento rapidamente. Você pode identificá-los rapidamente em paredes, pelo seu tamanho e sua cor castanha.
Já os cupins de madeira seca produzem um ‘pó’, que é da mesma cor da madeira, representando uma espécie de serragem da própria. Você pode encontrar esse acúmulo nos objetos de madeira em que passaram os bichinhos. Uma das dicas é bater na madeira, e se ela estiver oca, é porque há um ninho de cupins.
5 – Comece a se livrar dos cupins
Agora que você encontrou a casa dos cupins, está na hora de dar um basta. É o momento de desfazê-la. Todos os caminhos que você encontrar, destrua. Você pode não encontrar um cupim nesse período, mas isso não quer dizer que não haja uma infestação na sua casa. Eles podem estar em outros lugares. Mas o importante é que você desfaça o máximo que conseguir, já é um passo bastante significativo na eliminação desses bichinhos indesejados. Portanto, faça a limpa!
6 – Rachaduras
Outra forma de identificar uma infestação de cupim é através da própria madeira. Perceba qualquer tipo de estrago na madeira, examine-a minuciosamente, se tem rachaduras ou buracos, veja como se encontra o material e analise bem o tipo de escavação. Ao reparar a madeira, você conseguirá definir qual é o tipo de cupim que causou aquele estrago, e uma vez que é identificado, poderá agir o quanto antes contra a infestação.
7 – Drywall ou gesso
Você deve procurar os cupins por todas as partes. Esses insetos se escondem em muitos lugares. Verifique se eles estão na sua parede de drywall ou nas molduras de gesso do seu teto, geralmente esses insetos deixam buracos com muitas sujeiras. É importante que você esteja ciente que esses insetos podem invadir outros utensílios. Portanto, no momento de fazer a revisão, não dê importância somente para os objetos de madeira, e não acredite que os cupins não possam atingir determinados materiais.
8 – Falsas infiltrações
Sabe aquelas áreas da sua casa que possuem água com aparência de infiltração? Fique atento, isso pode ser uma infestação de cupins! Por terem o mesmo aspecto de problemas causados pela água, muitas pessoas não se dão conta que podem vir de cupins, por acharem que esses insetos vivem somente de madeira.
Por isso, se você ver pisos ou boa parte de tetos com uma deformação, desconfie! Além do aspecto visual, você pode identificar se são mesmo cupins, caso haja cheiro de mofo no local.
9 – Como identificar cupins em edifícios
Ficou fácil encontrar e identificar os pontos de cupins dentro da sua casa ou apartamento. Quando se trata de prédios, você pode encontrá-los em diversas partes de suas instalações de diversas formas. Esses tipos de locais estão mais propensos a terem cupins da espécie subterrânea. Como não são difíceis de achar e por estarem em locais muitos específicos, recomenda-se a ajuda de um profissional, até por se tratar de questão de segurança.
Conhecimento nunca é demais, então fique atento para a infestação de cupins em prédios. Pois você poderá comunicar ao síndico e, assim, evitar problemas maiores no futuro.
Prumadas: são áreas de concreto que possuem canos, tanto para passagem de água e fios. Os cupins conseguem passar no espaço entre o cano e o concreto, e assim, aproveitam para chegar até os cômodos como banheiros, cozinhas e os andares dos prédios.
Caixões perdidos: são aqueles espaços vazios encontrados dentro de uma parede, facilmente localizados entre os andares ou até mesmo no seu próprio apartamento. Os cupins subterrâneos podem montar grandes ninhos nesses locais.
Garagem: os cupins podem aparecer nas garagens, por meio das paredes e tetos. Por se tratar geralmente de um lugar fechado, o espaço tende a ser úmido e escuro, o que facilita a proliferação do cupim. Geralmente este tipo de infestação de cupins é uma das mais fáceis de identificar por causa dos tuneis (galerias) construídos nas paredes e teto.
Cobertura: dependendo do grau, os cupins podem chegar até a cobertura do prédio. Isso acontece quando a situação já tomou outras proporções. Nesse estágio, os insetos conseguem chegar até a caixa d’água do prédio e perfurá-la, causando um estrago ainda maior. Pois a água começa a afetar todos os andares, ela desce pela parede e atinge as molduras de gesso, etc.
10 – Diferenciando as pelotas fecais (fezes dos cupins)!
Agora que você já inspecionou todos os possíveis lugares em que os cupins se alojam, está na hora de ir atrás das pelotas fecais dos insetos. Mas como vou reconhecer a infestação de cupins? Às vezes você pode olhar para o chão e achar o que tem nele é areia.
Enganado! Aquele ‘pó’ encontrado em paredes e móveis são fezes de cupins, como explicado anteriormente, esse pozinho marrom vem do cupim de madeira seca. Quando há o acúmulo de pelotas fecais, esses insetos costumam se livrar delas por meio dos buracos dos ninhos, deixando o ‘pó’ envolta dos móveis afetados. É importante salientar que os cupins são bem pequenos e raramente serão vistos andando pelo piso ou parede, isto porque os cupins são sensíveis a luz e em contato com a mesma morrem por desidratação.
Portanto, quando você se deparar com essa falsa ‘poeira’ deixada pelos cupins, não se deixe enganar, são fezes! Ela pode ter várias cores, não existe uma específica, dependerá muito do tipo de madeira também. Assim que avistar as pelotas fecais dos cupins, varra e jogue-as imediatamente. É importante que você verifique se elas voltarão a aparecer nos locais. Caso não surjam, os cupins podem ter morrido ou mudado para um novo lugar.
11 – Eliminação e prevenção de cupins
Em alguns casos, é mais fácil se livrar dessas pragas, em outros, somente com a ajuda de profissionais, como no exemplo de prédios, pela demora em você identificar que se trata de uma infestação de cupins nos períodos iniciais. Quando se dá conta, já está em um estágio muito avançado, e somente um especialista poderá resolver.
Você pode contatar empresas que não cobram para fazer o orçamento. Depois de dado o diagnóstico e o preço final, você poderá finalmente se livrar daquilo que está tirando seu sono.
Dicas
- Para evitar cupins dentro da sua casa, é importante você tomar algumas medidas que irão lhe livrar desse problema. Não armazene madeira ou qualquer coisa que seja derivada dela, como livros e móveis em locais úmidos. Essa medida é crucial para que esses insetos não estraguem seus pertences. Você deve verificar constantemente também como estão os rodapés, forros, e todos os seus móveis.
- Vale também comprar verniz ou tintas para passar na parte externa dos seus móveis, que farão com que eles fiquem longe de rachaduras. É recomendado que você deixe os móveis afastados da parede, para que não fiquem úmidos.
- Quando for comprar um móvel, dê preferência aos que tenham madeira bem tratada, verifique a qualidade da mesma, para ficar livre de cupins. Dependendo do grau, você pode recuperar os danos causados nos seus móveis. Se a área não estiver muito infectada, você pode levá-la para tratamento. Caso contrário, é melhor se desfazer do móvel de uma vez.
- Tenha claro que você só deve comprar móveis novos depois que tiver certeza que não tem cupins na sua casa. Caso contrário, você terá mais problemas e jogará seu dinheiro fora.
Se você seguir todas essas etapas, você poderá ter uma vida tranquila e manter sua casa longe de cupins. Boa sorte! E você conhece alguma dica de como identificar uma infestação de cupins?