Por que as Baratas Sempre Morrem de Barriga para Cima? A barata provavelmente é a espécie mais bem-sucedida do planeta.
A seleção natural nunca pôde com elas e, longe de se extinguirem, esses insetos são cada vez mais comuns, expandindo-se por todo o planeta graças a diversificação das rotas comerciais.
Esses insetos têm uma resistência inacreditável às adversidades. Uma barata pode suportar ficar um mês sem água e de dois a três meses sem ingerir nenhum alimento; são capazes de suportar níveis de radiação até quinze vezes mais fortes que um ser humano suportaria e, ainda por cima, podem sobreviver duas semanas sem cabeça!
Mas, além de todos esses dados curiosos sobre as baratas, existe um que sempre chama a nossa atenção e, é justamente sobre ele que vamos falar nessa matéria. Por que as baratas sempre morrem com a barriga para cima?
O organismo da barata faz com que, ao morrer, as patas se contraiam. Como as patas nunca se contraem todas de uma vez, é normal que, primeiro, somente algumas se contraiam, fazendo com que a barata caia para o lado, ficando de barriga para cima e morrendo aos poucos. Inclusive, quando as matamos com inseticida acontece a mesma coisa, já que o inseticida ataca o sistema nervoso da barata, causando espasmos que a fazem virar de barriga para cima.
Mas não se iluda! As baratas são tão espertas que podem ficar de barriga para cima aparentando estarem mortas para depois eliminar sua presa e escapar.