As Formigas Podem Contaminar os Alimentos? – Quando alguém se depara com uma barata, uma mordida de rato, uma aranha ou uma mosca caminhando sobre um alimento, o horror é certo.
E o descarte do alimento em questão também. O curioso nessa história é que quando se trata de formigas dividindo a comida com as pessoas, todo esse horror parece não existir. Talvez o aspecto aparentemente frágil e inofensivo deste inseto o livre de nos fazer pensar que elas possam contaminar o que tocam.
Mas não se engane. Apesar das aparências, a ciência prova que o contato de uma formiga com um alimento é tão nocivo quanto o de qualquer outra praga urbana. Esses insetos transitam por vários tipos de ambientes. Isso significa que, além de em nossa comida, elas caminham pelo chão, pelo lixo, por fezes e até por excrementos de outros insetos mortos. Ou seja, quando você come uma rosquinha com o rastro de uma formiga, você pode estar também comendo muitos micro-organismos com forte potencial de contaminação.
As formigas também habitam lugares sujos como fezes, feridas, animais em decomposição e lixo. Por esse motivo, ignorar a presença delas nos alimentos é uma alternativa perigosa. Por caminharem em variados locais, elas carregam microrganismos patogênicos, como vírus, bactérias e fungos. A formiga é um grande transmissor de doenças infecciosas, além de poder causar gripe, tuberculose, verminoses, intoxicações alimentares, vômito, diarreia e até lepra.
Segundo um estudo publicado na Revista de Saúde e Biologia (SaBios), as formigas podem carregar uma imensa variedade de bactérias em suas patas, além de conseguirem percorrer até três centímetros por segundo. Os pesquisadores buscaram bactérias nas patas dos insetos em ambientes hospitalares e encontraram sete tipos variados de patógenos.
De acordo com outro estudo publicado na Neotropical Entomology em 2010, as formigas podem estar relacionadas a outros tipos de incômodos presentes em hospitais: rejeição, irritações e lesões na pele. Além disso, elas podem falsear resultados laboratoriais, passando de uma placa de Petri para outra.
Para se livrar das formigas em casa com eficácia e segurança, você pode recorrer a uma dedetizadora de confiança que realiza o trabalho com equipe técnica de profissionais qualificados, além de utilizar produtos licenciados pelo Ministério da Saúde.