Desinsetização – Doenças Transmitidas Por Pragas Urbanas

Desinsetização - Doenças Transmitidas Por Pragas Urbanas

Desinsetização – Doenças Transmitidas Por Pragas Urbanas

Conheça as 16 principais doenças transmitidas por pragas urbanas e causadas pelos vetores. As doenças causadas pelas pragas urbanas e vetores são, na sua grande maioria, classificadas como zoonoses. Pela definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), zoonoses são doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos.

Neste contexto, existem algumas doenças nas quais os invertebrados possuem importante participação na transmissão como vetores, como é o caso da febre maculosa, transmitida das capivaras para o homem através da picada da praga chamada carrapatos.Logo, pode se definir estes invertebrados como sendo vetores biológicos.

Desinsetização – Há doenças que não precisa de um vetor para transmissão

E existem doenças em que não é necessária a participação de um vetor, a transmissão é direta animal/homem. Relacionando como as pragas, é o caso dos roedores, que transmite a doença leptospirose ao homem. Isto acontece pela eliminação da bactéria letospira spp pela urina e a penetração direta através da pele humana.

É o caso também de morcegos hematófagos transmitindo o vírus da raiva para o homem através da saliva, no ato das mordeduras e lambedura na pele humana.Alguns animais como pombos, morcegos e roedores, podem transmitir agentes infecciosos ao pulmão humano através de suas fezes contaminadas.

Desinsetização – As pragas urbanas podem causar diversos agravos à saúde

As pragas urbanas como ratos, baratas, moscas e formigas potencialmente podem transmitir doenças como cólera, salmonelose, shiguelose, parasitoses, coccidioses, micoses e viroses, somente por carregar mecanicamente os agentes infecciosos em seu corpo e contaminar as superfícies por onde passarem; são chamados de vetores mecânicos.

Por isto é que existe uma grande exigência por parte do Centro de Vigilância Sanitária de cada Estado no quesito controle integrado de pragas nas áreas onde se produz alimentos e produtos destinados à saúde. Aranhas e escorpiões não estão relacionados com zoonoses, mas podem trazer outro tipo de agravo à saúde: os acidentes por animais peçonhentos.

Quanto às aranhas, existem três em destaque no Brasil: armadeira (gênero Phoneutria), viúva negra (gênero Latrodectus) e aranha marrom (gênero Loxosceles).Ectoparasitos como pulgas, carrapatos, piolhos e percevejos de cama são artrópodes que se alimentam de sangue animal ou humano. Além de estarem envolvidos com a transmissão de doenças, podem ocasionar grande incômodo pelo prurido intendo localizado ou generalizado.

Desinsetização – Participação de vetores e pragas na transmissão de doenças

Baratas, formigas e mocas Salmonelose, listeriose, campilobacteriose, e outras doenças transmitidas por alimento (DTAs), verminoses como giardíase, oxiuríase, ascaríase, tricuriase e teníase. Roedores Coriomeningite linfocítica, hantavirose, febres hemorrágicas, febre por mordedura do rato (Sodoku), salmonelose, leptospirose, peste bubônica, tifo murinho, brucelose, erisipela bolhosa, micose, doença de chagas etc..

Pombos Histoplasmose, criptcocose e salmonelose. Pulgas Mixomatose, tifo murinho, tularemia, salmoneloses, peste bubônica, tripanossomíase murina, himenolepíases, dilepidíase e filariose de cães. Carrapatos Febre maculosa, doença de Lyme, erlichiose humana, febre das trincheiras, febre Q, encefalites e febres hemorrágicas. percevejos de cama Não existe descrição de transmissão de patógenos.

Pesquisas mostraram que os vírus HIV e hepatite B, C e E não sobreviveram no parasito. Porém existe um potencial para adaptação de alphavírus em cimecídios de morcegos e pássaros na natureza. Mosquito Aedes aegypti Dengue, febre amarela, febre chikungunya, doença causada pelo vírus Zika.

Desinsetização – Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril, causada por vírus. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti em área urbana e por mosquitos do gênero Haemagogus e Sabethes em áreas silvestres. Possui dois ciclos distintos: febre amarela urbana e silvestre.

A febre amarela silvestre é uma zoonose, tendo como principais hospedeiros os macacos, sendo o homem o hospedeiro acidental. Em área urbana, a doença é transmitida homem a homem através da picada do mosquito Aedes aegypti (mesmo mosquito transmissor da dengue).

Desinsetização – Sintomas da Febre Amarela

Os sintomas da Febre Amarela são febre alta de início abrupto, mal-estar, dor de cabeça, calafrios, cansaço. Os sintomas ocorrem aproximadamente por três dias e, em 85% dos casos, evoluem para a cura; 15% dos casos evoluem para formas graves com alta letalidade. Os sintomas desaparecem e reaparecem exacerbados, podendo ocorrer vômitos e fezes hemorrágicas.

Controle: a principal medida de controle é a vacinação das pessoas que habitam ou viajam para áreas endêmicas. O controle do vetor em áreas urbanas também é muito importante, associado ao uso de repelentes contra mosquitos.

Desinsetização – Dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, causada por vírus, transmitida no Brasil pelo mosquito Aedes aegypti. A transmissão ocorre homem a homem, através da picada do mosquito que se alimenta em uma pessoa doente, e quando pica outra pessoa sadia, pode transmitir a doença.

Trata-se de um mosquito que faz a postura dos ovos preferencialmente em recipientes artificiais, no domicílio e peridomicílio, tolerando pequenas quantidades de matéria orgânica e necessitando de água limpa para eclosão das larvas.Frequentemente utilizam pneus, recipientes plásticos, calhas e reservatórios de água. A postura é feita na parede do recipiente, mas o ovo precisa de umidade para eclodir.

Desinsetização – Sintomas da Dengue

Os sintomas da Dengue são febre alta (39 a 40°C) que surge subitamente, mal-estar, ores no corpo. A educação em saúde é fundamental, a maneira mais eficaz de controle é a eliminação mecânica dos criadouros e o uso de larvicidas em locais onde a água não pode ser eliminada ou removida, associada ao uso racional de inseticidas, larvicidas e repelentes.

Foi desenvolvida uma vacina Dengvaxia da Sanofi, porem sua eficácia ainda não é considerada alta, cerca de 65,6% de proteção. Ela protege contra os 4 sorotipos do vírus da dengue, porém, para o sorotipo 2, a eficácia ainda é menor, cerca de 47,1%. Apesar disto, seu uso é recomendado, pois protege o indivíduo de uma forma mais grave da dengue naqueles que já tiveram a infecção.

Desinsetização – Febre Chikungunya

A febre chikungunya é uma doença infecciosa febril, causada por vírus, transmitida no Brasil pelos mesmos mosquitos que transmitem a dengue e a doença do vírus Zika, o Aedes aegypti e Aedes albopictus.A transmissão ocorre homem a homem, através da picada do mosquito, a fêmea se alimenta do sangue de uma pessoa doente, e, quando pica outra pessoa sadia, pode transmitir a doença.

ajax loader 2x - Desinsetização - Doenças Transmitidas Por Pragas Urbanas

(Visited 10 times, 1 visits today)
Desinsetização – Doenças Transmitidas Por Pragas Urbanas
× Whatsapp 99556-4343