Desinsetização – Manejo Integrado De Pragas Medidas De Eliminação

Desinsetização - Manejo Integrado De Pragas Medidas De Eliminação

Desinsetização – Manejo Integrado De Pragas Medidas De Eliminação

O terceiro pé de apoio do Manejo Integrado de Pragas, não menos importante do que os anteriores, é o controle das infestações das pragas já existente na área alvo. Prevenimos a chegada de umas corrigimos o que está favorecendo outras e agora temos que liquidar as que lá já estão. Use sua experiência, solicite informações dos fabricantes e fornecedores de inseticidas.

Não se acanhe tire todas as suas dúvidas. Você jamais poderá efetuar estas medidas de eliminação se você nem souber fazer a escolha dos inseticidas ideais, fazendo a escolha errada com certeza o resultado não será o esperado. Aí, é só aí, entram em ação o controle físico (armadilhas, dispositivos mecânicos, etc.), o controle birracional (controle biológico ou controle bioquímico) e o controle químico (inseticidas, rodenticidas, aracnicidas, etc.).

A escolha do método, ou dos métodos destinado a reduzir ou até mesmo extinguir uma determinada praga infestante de um dado ambiente é prerrogativa do profissional de controle de pragas. Cada caso é um caso, como diria aquele advogado bem-sucedido. Experimente ignorar essa verdade e tratar todas as situações da mesma maneira e você vão ver o que é bom para a tosse!

De qualquer forma, hoje, os conhecimentos desses profissionais de dedetização passam, portanto, por uma visão bem mais ampla do problema e o sucesso de seu trabalho exige não só pelo domínio das informações relativas às pragas alvos, como também os detalhes ambientais que as favorecem.

Desinsetização – No Manejo Integrado de Pragas que biocidas devemos utilizar para atingir esse objetivo?

Quais as melhores combinações e formulações? Quais os equipamentos mais indicados para controlar pragas em diferentes tipos de ambientes? Como posso rapidamente atingir níveis de controle?Amigão! Nem aqui e nem em qualquer outro blog ou site decente você vai encontrar essa receita do bolo! Pode ir tirando o cavalinho da chuva. Pode ser que haja tal informação em outros sites específicos e folhetos das indústrias produtos de inseticidas.

O que o leitor vai encontrar em nosso blog ao longo de suas publicações, são informações de procedimentos, informações de caráter técnico, algumas dicas de quem já vivenciou toda essa questão e coisas assim. Nunca uma receitinha pronta. Mesmo porque (agora vou falar uma coisa nova) cada caso… é um caso! Quero dizer, cada caso vai exigir que o leitor examine e tome decisões sobre sua conduta para resolver adequada e corretamente.

É bem mais um “aprenda fazendo passo-a-passo” do que qualquer outra coisa. Se é que chega a ser! Preste atenção: erradicar, eliminar ou somente controlar uma determinada praga em um dado ambiente vai depender de muita coisa e nunca só do biocida que você decidiu utilizar. Não vamos negar que esse biocida desempenhará papel primordial no processo, mas uma infinidade de outros fatores a considerar como, por exemplo.

O Manejo Integrado das Pragas que é dado ao ambiente (frequência das limpezas, se apenas secas ou úmidas, etc.), o tipo de utilização a que se destina, o que contém e assim por diante, o estado de conservação estrutural e muitas outras considerações.

No Manejo Integrado de Pragas, não pense que: Um único biocida vai resolver por completo todas as situações encontradas; O biocida que mostrou bons resultados numa dada situação vai seguramente resolver todo e qualquer outro caso; Você pode utilizar aquele biocida da maneira que bem entender… não cometa esse erro! Use-o sempre em completo acordo com seu rótulo ou os materiais técnicos de seu fabricante.

Desinsetização – Técnicas (Pilares) do manejo integrado de pragas

Ao conhecermos a situação da praga na lavoura, podemos determinar as táticas de manejo que serão utilizadas. Essas táticas correspondem aos pilares do manejo integrado de pragas que são:Esse controle deve ser uma ação preventiva e permanente na lavoura. Independentemente da presença ou não de pragas. Consiste em reduzir a disponibilidade de alimentos para a praga, evitando assim sua explosão populacional na entressafra.

Dentre os métodos de controle cultural temos:

Rotação de culturas
Escolha da época de plantio e colheita
Destruição de restos de cultura anterior
Cultura no limpo
Poda
Controle da adubação e irrigação
Plantio direto e outros sistemas de cultivo.
Controle biológico

O controle biológico consiste em ações para preservar os inimigos naturais para controle das pragas, efetuar liberação de predadores e/ou parasitoides ou utilizar inseticidas formulados com Bt ou baculovírus. Uma das formas de conservar os inimigos naturais é a utilização de inseticidas químicos seletivos, que matam as pragas, porém têm pouco efeitos sobre os inimigos naturais.

Desinsetização – Controle comportamental

Consiste na exploração de sinais químicos entre os seres vivos. Dentre esses, temos os feromônios, plantas repelentes, armadilhas e semioquímicos. Os feromônios podem ser utilizados em conjunto com armadilhas para atrair machos e realizar a coleta massal de insetos e podem também impedir encontro entre machos e fêmeas, interrompendo, o acasalamento.

Armadilhas consistem na captura massal de insetos para controle populacional. Podem ser luminosas, que atraem os insetos que possuem atividade noturna e são atraídos pela luz (besouros, mariposas, percevejos, cigarrinhas, moscas e etc). Existem também as adesivas, cartões amarelos compostos por resinas e cera e prendem os insetos assim que ocorre o contato.

Desinsetização – Controle genético

Esse método refere-se ao controle da população de praga mediante a manipulação de seu genoma. Essa tática é seletiva e objetiva a redução da população de pragas por meio da redução do potencial reprodutivo delas. É o caso, por exemplo, do mosquito da dengue geneticamente modificado (GM) para que os machos sejam estéreis e, uma vez liberados no ambiente, concorram com os machos não transgênicos pelas fêmeas. 

Desinsetização – Controle varietal

Consiste no uso de variedades transgênicas que expressam proteínas inseticidas (Bt) para o manejo eficiente da praga. A tecnologia Bt representa uma importante ferramenta para o manejo integrado de pragas nas culturas de soja, milho, algodão e cana. Entretanto, para que sua eficácia seja alcançada, alguns pontos precisam ser levados em consideração.

O primeiro deles diz respeito à escolha de híbridos e cultivares que sejam adaptados e recomendados para cada região. Um segundo ponto diz respeito à aplicação de boas práticas agronômicas para manejo das culturas Bt. Dessa forma, o risco de que insetos resistentes à essa tecnologia sejam selecionados é reduzido.

Desinsetização – Controle químico

Consiste na utilização de inseticidas seletivos que atingem somente as pragas, mantendo vivos os inimigos naturais delas e polinizadores. No entanto, para evitar o desenvolvimento de insetos resistentes a esses produtos, deve-se também prestar atenção na rotação de ingredientes ativos e de modos de ação desses produtos.

ajax loader 2x - Desinsetização - Manejo Integrado De Pragas Medidas De Eliminação

(Visited 3 times, 1 visits today)
Desinsetização – Manejo Integrado De Pragas Medidas De Eliminação
× Whatsapp 99556-4343