Dedetização – Veja Como Evitar Que Uma Aranha Te Pique
Confira Como Evitar Picadas de Aranhas. Veja dicas eficientes que ajudam a prevenir acidentes com Aranhas Marrom, Armadeira e Caranguejeira.Para evitar picadas de aranhas é necessário saber onde elas costumam se esconder. Bastante adaptada a vida dentro das casas, a Loxosceles sp ou aranha marrom, encontra no ambiente intradomiciliar .
Esses locais destacamos: atrás de quadros, batentes de portas, dentro de caixas de papelão, frestas de armário embutido ou simplesmente atrás de móveis, esta aranha faz teias muito fáceis de identificar (como algodão esfiapado) e ootecas (bolsa de ovos) que parecem com bolinhas de algodão.Muitas vezes estas aranhas escolhem o forro da casa como criadouro. Outro lugar bastante utilizado para isso são os acúmulos de material.
De construção ou de madeira do lado de fora da casa.Alguns acidentes por picada de aranhas ocorrem quando a pessoa está dormindo e a maioria quando veste roupas e sapatos. Quando é descoberta, a aranha marrom procura fugir demonstrando não ter comportamento agressivo.
Dedetização – Quanto ao efeito do veneno é necessário levarmos em consideração três aspectos básicos
O local da picada;
A quantidade de veneno injetada;
As condições da vítima.
Em razão disso cada pessoa reage a picada de aranhas de maneiras diferentes. De qualquer forma, havendo suspeita de picada é indicado procurar auxílio médico o mais rápido possível.Ainda podem ocorrer acidentes de picada com outras aranhas como a Phoneutria sp, conhecida como armadeira, Sua característica principal é que esta aranha tem comportamento agressivo. Costuma “armar-se”, levantando o primeiro par de patas.
Quando se sente ameaçada. De coloração marrom, sua picada é bastante dolorosa. Muito confundida com a armadeira, encontramos também no jardim, Lycosa sp, conhecida como tarântula, menor do que a anteriormente descrita, não é agressiva e tem uma coloração mais acinzentada. Algumas pessoas costumam temer, pela sua aparência, a aranha conhecida como caranguejeira. Bastante grande em relação às outras citadas.
Esta aranha geralmente não é agressiva, a picada deste aracnídeo é dolorosa, porém não causa reações sérias. Outra característica desta é que, quando ameaçada, desprende os pelos abdominais os quais podem causar irritação. Estas três últimas espécies de aranhas citadas acima geralmente são encontradas nas residências esporadicamente. Sua presença pode estar associada às roçadas de terrenos baldios ou cortes de grama.
Seguindo essas dicas, você saberá como evitar picadas de aranhas:
Vedar as portas de acesso a casa com “cobras de areia” ou similar;
Manter os móveis afastados das paredes sempre e pelo menos cerca de 10 cm;
Passar aspirador de pó em toda a casa dando especial atenção as frestas;
Se possível fazer aspiração em todo o forro;
Vedar com silicone as frestas de armários embutidos, batentes de portas, etc.;
Substituir as caixas de papelão por caixas plásticas com tampa;
Nos pés das camas, adaptar uma fita adesiva com dupla face ou passar vaselina líquida;
Se houver berços nunca deixar o mosquiteiro arrastar até o chão e vasculhar bem o colchão antes de deitar o bebê;
Dedetização – Revistar roupas e sapatos antes de vestir.
É importante salientar que as dedetizações somente surtem efeitos se for utilizado o produto correto no combate as aranhas, caso contrário podem causar evasão da maioria das aranhas para as casas vizinhas, uma vez passado o efeito do produto as aranhas voltam a habitar a residência. O produto mais indicado no controle de aranhas são os de efeito choque aplicado em conjunto com uma molécula micro-encapsulada.
As aranhas podem ser venenosas e representar um verdadeiro perigo para a saúde, principalmente as pretas e as marrons, que normalmente são as mais perigosas. O que se deve fazer, caso se seja picado por uma aranha, consiste em:
Lavar o local da picada com água e sabão;
Elevar o membro onde está a picada;
Não amarrar nem apertar o local da picada;
Não sugar o veneno da picada;
Colocar compressas mornas ou um pano molhado com água quente no local da picada para aliviar a dor; Ir imediatamente ao hospital para iniciar o tratamento adequado. Se possível levar a aranha, mesmo que morta, para o hospital para ajudar os médicos a identificar melhor o tipo de aranha que fez a picada, facilitando o tratamento e acelerando a recuperação.
Dedetização – Picada de aranha marrom
As picadas provocadas por este tipo de aranha são mais frequentes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, como São Paulo, Paraná ou Rio Grande do Sul. A aranha marrom é um tipo pequeno de aranha que pode atingir os 3 cm de comprimento e seu corpo é de cor marrom acinzentada.Onde se encontram: são mais ativas durante a noite e, por isso. durante o dia escondem-se em locais escuros como raízes, cascas de árvores.
Atrás de móveis, em garagens, caixas abandonadas ou tijolos, por exemplo.Sintomas da picada: inicialmente não se sente a picada da aranha, mas até 24 horas surge uma dor que vai aumentando, vermelhidão, bolhas e inchaço na região da picada e também pode acontecer da pessoa sentir febre, mal estar e vômitos.
Dedetização – Cuidados especiais: deve-se manter a região sempre seca
Tratamento para picada de aranha marrom , o tratamento deve ser feito no hospital com a injeção do soro para o veneno da aranha marrom. Em alguns casos, especialmente quando já passaram mais de 24 horas, o médico pode não aconselhar o uso do soro porque o seu efeito pode não compensar os riscos. Além disso, a casquinha provocada pela picada da aranha deve ser removida através de uma cirurgia para facilitar a cicatrização
Dedetização – Picada de aranha armadeira
Estas picadas são frequentes em todo o território brasileiro, uma vez que, é possível encontrar esta aranha por toda a América do Sul. No entanto, existe um maior número de casos durante os meses de março e abril no Sudeste do país, pois são períodos no qual a aranha armadeira está mais ativa. A aranha armadeira, geralmente, é uma aranha grande que pode atingir os 15 cm de comprimento e seu corpo é marrom acizentado ou amarelado.
Este tipo de aranha é conhecido por adotar uma posição de defesa que consiste em se apoiar sobre os 2 últimos pares de pernas, erguendo a cabeça e as pernas da frente. Elas também podem saltar em direção ao seu inimigo, até 40 cm de distância.