Decupinização – Cupins sinais inegáveis de infestação
Existem diversos tipos de pragas urbanas que podem estar dentro da sua casa agora mesmo, destruindo o seu patrimônio. Algumas delas possuem características muito parecidas, o que confunde quem é leigo e leva a gastar dinheiro com produtos que não dão resultado.Para garantir que sua casa está livre de cupins – ou para confirmar que ela precisa de uma descupinização.
Decupinização – Asinhas de cupins soltas
Com certeza você já viu uma revoada de cupins. Eles ficam alguns dias voando perto das lâmpadas e são bem irritantes, mas é quando perdem as asas que se tornam um problema de verdade: muita gente acha que eles foram embora, mas, na verdade, eles deixaram as asinhas para trás porque encontraram um local para se instalar e criar sua colônia. E se as asinhas estão na sua casa, é porque ela foi a escolhida! Em algum móvel, batente.
Decupinização – Farelinho de cupim
Aquele resíduo, um granulado em forma de microesferas marrons, que costumamos ver perto de móveis, é o excremento – o cocô – do cupim. Ele se parece com uma serragem.E o mais grave é que ele só fica evidente quando as galerias escavadas na madeira já estão lotadas, ou seja, o “farelinho” significa que os cupins já se instalaram, formaram colônia, se alimentaram e encheram as galerias com detritos.
Para limpar seu habitat e seguir se movimentando por estas galerias, eles fazem uma faxina, jogando os resíduos para fora. Vale lembrar que as brocas também deixam um pozinho e podem ser confundidas com cupins. Você pode diferenciar os resíduos das brocas pois são bem mais fininhos. Em qualquer um dos casos chame a imunizadora para uma inspeção técnica.
Decupinização – o que você precisa saber para eliminar os cupins
Mas preste atenção: nem sempre os móveis, batentes e objetos infestados vão apresentar furinhos! Isso porque os cupins entram por quinas, frestas e partes do móvel que não têm acabamento e não ficam aparentes, então você não perceberá apenas olhando a superfície. Cupins não consomem necessariamente madeira, e sim materiais com celulose, o que inclui papel, tecido, madeiras e até o drywall (gesso acartonado). Por isso, furinhos em caixas de papel.
Decupinização – Madeira quebradiça e oca
Uma forma muito triste de detectar a infestação é descobrir que só sobrou a “casquinha” daquele móvel que você gosta tanto! O que antes era uma estrutura forte, agora está oco, consumido pelos cupins. Como dissemos antes, talvez a superfície não apresente os furinhos, pois a forma de entrada foi através de uma quina ou de uma área da madeira sem proteção. Algo muito comum é ver batentes de portas que foram atacados pela parte interna.
Como isso pode acontecer? Os cupins podem ter feito galerias pelo concreto das paredes, passando por frestas e rachaduras, e se instalado nos batentes de portas e janelas.
Decupinização -Túneis de terra pelas paredes
Os cupins de solo, que preferem locais úmidos, precisam sair em busca de alimento para a colônia. Nesse caso, os vestígios mais comuns são rastros de terra que ficam pelo caminho e pelas paredes.Os cupins constroem esses tubos de lama como uma forma de abrigo, até porque o contato com a luz do dia pode ser prejudicial a eles.. Essa espécie tem mandíbulas poderosas e pode superar quase qualquer obstáculo para chegar à madeira.
Podendo condenar uma construção inteira! Se você não identificou nenhum desses sinais, levante as mãos para o céu e agradeça! Mas mantenha-se alerta e, de preferência, considere um serviço preventivo de descupinização, para evitar que a próxima revoada se instale na sua casa. Mas, se você percebeu alguns desses sinais, não perca tempo: chame logo o serviço de descupinização! Além de ser preventivo, ele também pode ser curativo.
Não se engane: as soluções contra cupins que estão disponíveis no varejo só têm algum efeito nos casos em que o ataque recém começou – o que é muito difícil de confirmar.
Decupinização – sinais de infestação por cupim
O período crítico ocorre entre a primavera e o verão. É nessa época do ano que os cupins saem em revoada para encontrar um par e se reproduzir. Por isso, a chegada das temperaturas amenas aumenta o risco de infestações.Só que os devoradores de madeira agem o ano todo. A rainha pode botar 3 mil ovos por dia, expandindo o tamanho da colônia em pouquíssimo tempo, independentemente das condições climáticas lá fora. Ou seja: mantenha.
Decupinização – Mariposas em volta da lâmpada
Os insetos de hábitos noturnos costumavam se guiar pela luz da lua, mas as lâmpadas elétricas bagunçaram o senso de direção desses bichos. Agora, eles são atraídos pelo brilho do LED. Resultado: invadem o interior das casas.Entre os possíveis penetras estão as aleluias, ou siriris, como ficou conhecida a forma alada dos cupins. Parecidas com mariposas, elas voam em grupos que chegam às dezenas. Todas têm o objetivo de formar família.
Quando macho e fêmea se encontram, buscam um local para fazer ninho. Portanto, a presença de insetos voadores ou de asas de cupim pela casa pode indicar o início de uma infestação.
Decupinização – Farelo de madeira – ou melhor: cocô de cupim
Os cupins de madeira seca produzem um resíduo marrom ou acastanhado. Esse pozinho, similar à serragem, nada mais é que cocô. Tratam-se do dejetos que sobram após as pragas se alimentarem.Para evitar o acúmulo do material no habitat da colônia, os insetos abrem pequenos orifícios na superfície do móvel e expelem o excedente para fora. A concentração de pó de madeira é um sinal claro de que as criaturas estão em plena atividade.
A essa altura, a estrutura atingida pela infestação de cupins já pode estar bastante danificada. A questão é que os invasores escavam túneis profundos, então nem sempre é possível perceber, a olho nu, a extensão do estrago.
Decupinização – Rachaduras, buracos e barulhos
Conforme a colônia de cupins vai crescendo, o prejuízo se torna mais visível. E audível, também.Os insetos fazem túneis na madeira, corroendo-a de dentro para fora. Assim, o material vai ficando oco. Basta dar umas batidinhas na tábua para perceber a diferença no som da área atingida. Aliás, alguns ouvidos mais sensíveis conseguem escutar barulhos parecidos com o de papel sendo amassado. São os cupins mastigando!
Essa é uma evidência de infestação em nível grave. Nesse ponto, as rachaduras e os buracos nos móveis também são perceptíveis. A camada de madeira que sobra é tão fina que chega a se esfarelar. Você pode quebrá-la como se fosse papelão.
Decupinização – Caminhos de terra nas paredes
Os cupins subterrâneos vivem no solo, pois preferem locais úmidos. Porém, todos os dias, os operários saem em busca de alimento para levar à colônia.