Dedetizadora – Diferença entre Controle de Pragas e Desinsetização
Muitos clientes que querem contratar um serviço de controle de pragas se confundem com relação a duas expressões: dedetização e desinsetização. Para que não haja confusão, vamos explicar a origem de cada termo, ressaltando que a Angelo Freitas Saúde Ambiental, principal serviço de controle de pragas de Salvador (BA) e Região Metropolitana, atende a todos os tipos de controle integrado de pragas.
Dedetizadora – Controle de pragas
O principal objetivo dessa ação é prevenir ao invés de combater. O processo é o controle de acesso das pragas à comida, água e abrigo.Além disso, se inclui a orientação da população, saneamento básico e controles biológico e mecânico de pragas, sempre limitando o uso de pesticidas, a fim de evitar a contaminação dos indivíduos e do ambiente. Essa técnica normalmente utiliza o controle biológico, colocando predadores para controle das pragas.
Sempre combinado a outra prática, no entanto, tal aplicação depende da análise do comportamento das pragas alvo, deste modo, é viável usar diferentes técnicas sem afetar os demais seres vivos, inclusive o próprio ser humano.
Dedetizadora – Desinsetização (Dedetização)
O nome tem origem no DDT (Dicloro – Difenil – Tricloroetano), um veneno que foi bastante utilizado a partir da Segunda Guerra Mundial, atualmente ele é proibido devido ao seu alto grau de toxicidade e contaminação do ambiente. A nomenclatura dedetização não é mais utilizada, sendo desinsetização ou desinfestação com inseticidas, um termo mais correto e atual. A desinsetização tem como objetivo acabar com uma infestação.
Dedetizadora – Diferença
Na prática, a diferença ocorre na forma de agir, o controle de pragas é empregado no combate de uma praga específica, sem afetar possíveis inimigos naturais. Já a desinsetização afeta qualquer organismo, inclusive os que não são alvos e poderiam servir como controle biológico.
Dedetizadora – Você sabe a diferença entre Controle de Pragas e Dedetização?
Você sabe a diferença entre Controle de Pragas e Dedetização? | Polinseto, dedetizadora em curitiba que faz o serviço de dedetização, desratização e desinsetização, Apesar de serem serviços parecidos e relacionados, o controle de pragas e a dedetização são, na verdade, diferentes, sendo necessárias em ocasiões distintas. Não importa a época do ano, infestações de pragas urbanas podem aparecer a qualquer momento e em qualquer lugar.
Por isso, é importante contratar um serviço especializado para acabar com o problema. Mas qual serviço escolher: dedetização ou controle de pragas?Os dois serviços são semelhantes, pretendem eliminar as pragas urbanas da sua casa ou empresa. Porém, existem algumas diferenças nas formas de aplicação. Saiba mais para contratar o melhor serviço!
Dedetizadora – Controle Integrado de Pragas
Esse tipo de serviço consiste em analisar os riscos de infestação do seu local. Seja casa ou empresa, o objetivo é aplicar medidas preventivas antes que ocorra de fato uma invasão de insetos. Ou seja, o controle de pragas é necessário caso você queira se proteger das pragas urbanas antes mesmo delas aparecerem. Esse procedimento não irá combater as pragas, e sim prevenir. Essa é uma ação muito importante para empresas.
Apesar de ser um serviço prestado por profissionais, que utilizam diferentes tecnologias e agentes químicos, também é importante que sejam praticados hábitos de prevenção por você e as outras pessoas que utilizam o ambiente que está passando pelo controle, pois parte desse serviço é a orientação da população para mantê-lo funcionando. Saiba mais sobre ações preventivas contra pragas urbanas com o nosso infográfico:
Dedetizadora – Dedetização
A dedetização é o serviço que você deve procurar uma vez que o seu espaço já esteja sofrendo com as pragas urbanas. Existem diversos tipos de dedetização, pois cada tipo de inseto ou animal precisa de uma eliminação específica. Há a dedetização propriamente dita, que é feita para acabar com infestações de animais como mosquitos, baratas, formigas, pulgas, aranhas e carrapatos. A desratização, que é específica para roedores.
E a descupinização, para acabar com cupins. Todos esses serviços utilizam agentes químicos e tecnologias diversas para proteger a sua casa ou empresa das pragas, evitando ao máximo danos de patrimônio e à saúde.
Dedetizadora – Controle integrado de pragas
O Controle Integrado de Pragas (CIP) consiste na análise dos riscos de infestação de cada local e no estudo do comportamento das pragas, assim podem ser 29 aplicadas medidas preventivas para evitar a infestação, como também medidas corretivas -caso a infestação já tenha se instalado. Logo, tem-se que o objetivo dessa ação se fundamenta em prevenir ao invés de combater. Desse modo, pode-se dizer que a base de tal processo é o controle.
Acessibilidade das pragas à comida, água e abrigo, junto a isso, o CIP incorporou novas técnicas conforme o avanço da tecnologia através da utilização de agentes químicos, que tornou esse método e a manutenção de medidas as práticas mais empregadas. Além disso, deve-se incluir a orientação da população, saneamento básico e controles biológico e mecânico de pragas, sempre limitando o uso de pesticidas, a fim de evitar a contaminação.
Essa técnica frequentemente utiliza o controle biológico, o qual utiliza predadores para controle das pragas, sempre combinado a outra prática, no entanto, tal aplicação depende da análise do comportamento das pragas alvo, deste modo, é viável usar diferentes técnicas sem afetar os demais seres vivos, inclusive o próprio ser humano.
Dedetizadora – Desinsetização (Dedetização)
O nome dedetização tem origem no DDT (Dicloro – Difenil – Tricloroetano), um veneno amplamente utilizado a partir da Segunda Guerra Mundial, hoje é proibido devido ao seu alto grau de toxicidade e contaminação do ambiente, assim sendo, o nome dedetização não é mais implantado, sendo desinsetização ou desinfestação com inseticidas, um termo mais correto e atual. Assim, essa visa a acabar com uma infestação já instalada ao usar .
Existem diferentes tipos de desinsetização, cada um destinado a um tipo de infestação: desintetização propriamente dita, desratização, além da eliminação de pombos, pequenos artrópodes e aracnídeos. Diversos tipos de produtos químicos são empregados para a realização de uma desinsetização:
1. DDT, que foi utilizado principalmente para o combate contra a malária e, hoje está proibido pelos danos causados à saúde a ao ambiente.
2. Organofosfatos: causam paralisia no inseto.
3. Larvicidas e Adulticidas: Matam larvas e adultos, respectivamente.
4. Piretróides para insetos adultos.
5. Methoprene: hormônio sintético de inseto que causa disfunção hormonal em mosquitos imaturos; impede a maturação sexual do inseto.
O maior risco da aplicação desse método é a contaminação de pessoas presentes no local da aplicação, além da intoxicação de animais não alvos e contaminação do ambiente.De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria das pessoas é contaminada por pesticidas de quatro maneiras: