Dedetização De Formigas – É Uma Questão De Saúde
Está aí um inseto que pode surpreender: a formiga. Apesar de pequena, tem características impressionantes. Segundo informações da Fiocruz divulgadas no portal da EBC, existem cerca de 18 mil espécies de formigas no mundo, sendo que 10 mil foram descritas até agora.No Brasil, são cerca de 2 mil espécies. Elas vivem em colônias de porte médio a grande, com muitas rainhas. E, com base nesse perfil, são consideradas importantes.
Pragas domésticas, pois consomem vários tipos de alimento, com preferência por substâncias adocicadas. Os problemas trazidos pelas formigas podem variar do simples incômodo causado por picadas a infecções hospitalares. Por isso, é aconselhável ficar de olho e, no caso da identificação da presença delas, procurar orientações para por fim à situação. Segundo especialistas, a colônia permanece escondida e apenas uma parcela da população.
De formigas fica exposta. Pesquisadores apontam que há entre 20 e 30 espécies delas que vivem em estreito contato com o homem. Entre as mais comuns, segundo os dados divulgados pela Fiocruz, estão a formiga-fantasma (Tapinoma melanocephalum); a formiga-louca (Paratrechina longicornis ou Paratrechina fulva); a formiga argentina (Linepithema humile); e a formiga-faraó (Monomorium pharaonis ou Monomorium floricola).
Existem ainda a formiga-do-fogo ou pixixica (Wasmannia auropunctata), e também as dos gêneros acrobatas, carpinteiras, lava-pés e cabeçudas, além de saúvas (ou cabeça de vidro) e quenquéns – estas mais encontradas no meio rural.
Dedetização De Formigas – Perigo
De acordo com material do Programa de Educação em Saúde da Universidade Federal de São João del-Rey, esses insetos transmitem micróbios que podem causar infecções respiratórias e intestinais. As formas de transmissão estão relacionadas a sua locomoção em locais sujos para ambientes que possuem em alimentos, louças, pratos, talheres e copos – assim podem deixar os micróbios aderidos, causando a contaminação. Além de residências e prédios.
Dedetização De Formigas – Prevenção
Especialistas recomendam que a melhor maneira de prevenir o aparecimento das formigas é fazer a limpeza do local e deixar os ambientes organizados. No caso dos alimentos, mantê-los em vasilhas bem fechadas, evitando deixar pacotes abertos, restos de comida e ciscos pelo chão ou superfícies. Acondicionar o lixo em sacos plásticos ou latas bem fechadas e só colocar para coleta próximo ao horário do lixeiro passar é outra orientação.
Dedetização De Formigas – Eliminando o formigueiro
Em muitos casos, a indicação é procurar empresas especializadas no combate e eliminação de formigueiros. Nunca se deve usar veneno industrializado por conta própria. Os formicidas podem se espalhar no ambiente e envenenar a família e os animais domésticos. Acabar com o ninho é o método mais eficaz e, para que isso possa ser feito de maneira correta, evitando que as formigas se espalhem, o ideal é contar com orientação.
De um serviço especializado. Neste caso, procure sempre empresas qualificadas e com certificações como o Selo Bayer de Proteção, que garante um serviço de dedetização com o máximo de segurança e eficácia.
Dedetização De Formigas – Controle de Pragas – Formigas
Poucas residências escapam da presença destes insetos. É comum encontrá-los pela casa, e principalmente na cozinha, onde elas tem maior quantidade de alimentos a disposição. O hábito de fazer lanches na cama, ou no sofá, acabam propiciando as formigas se espalhem pela casa, recolhendo pequenos restos de alimentos que deixamos cair ao chão.
Os ninhos das formigas, de uma maneira geral, consistem de um sistema de passagens ou cavidades que se comunicam umas com as outras e com o exterior. Algumas espécies constróem seus ninhos no solo e plantas, outras no interior de edificações (sob azulejos, batentes de portas, pisos, vãos e frestas, etc.), ou ainda ocupam cavidades na madeira ou troncos de árvores (Bueno et al. 1994). As colônias variam em tamanho e podem ser formadas.
Desde algumas dezenas até por muitos milhares de indivíduos. Brasil apresenta cerca de 2 mil espécies de formigas descritas, sendo que destas apenas 20 a 30 são consideradas pragas urbanas, devido ao fato de invadirem alimentos armazenados, plantas e outros materiais domésticos A maioria das formigas alimentam-se de sucos vegetais, seiva das plantas, néctar de flores, substâncias açucaradas, líquidos adocicados que são excretados.
Por certos insetos, algumas são carnívoras e se alimentam de animais mortos ou vivos. É bastante comum encontrarmos diversas espécies diferentes de formigas ocupando nichos dentro da mesma estrutura. Uma espécie muito comum é a Tapinoma melanocephalum (formiga fantasma). A principal característica desta espécie é que ela tem pernas e gaster (abdomen) numa cor branca, meio vitrificada, vista na lupa. A olho nu.
Parece que as perninhas são invisíveis, daí o nome popular. Ela é frequentemente encontrada em residências, escritórios, restaurantes, hospitais. As outras espécies de formigas urbanas já observadas no Brasil, de acordo com os pesquisadores do Instituto Biológico e CEIS (Centro de Estudos de Insetos Sociais) da UNESP de Rio Claro são:
* Paratrechina longicornis( formiga louca)
* Paratrechina fulva
* Solenopsis spp (formiga lava-pés)
* Camponotus spp (formiga carpinteira)
* Wasmania auropunctata – pixixica
*Crematogaster spp – formiga acrobata)
* Pheidole spp – (formiga cabeçuda)
* Brachymyrmex spp
* Linepithema humile – formiga argentina)
Diversos estudos já feitos a respeito destas espécies demonstram que estas formigas tem algumas características em comum, tais como, eusociabilidade (são insetos verdadeiramente sociais e nestas colônias ocorre a divisão de trabalho, a presença de várias gerações em um mesmo período e o cuidado com a prole); a poliginia (presença de diversas rainhas);a fragmentação das colônias e a grande facilidade de migração.
Porém podem ter hábitos alimentares diversos, o que vai complicar em muito o controle destes insetos. A capacidade de fragmentação das colônias de formigas é uma das características mais importantes pois é a causadora das infestações súbitas e generalizadas nos ambientes urbanos. Em laboratório já foi observado que quanto mais “perturbação” as formigas recebem, mais as colônias se expandem. Fora do laboratório.
O que frequentemente ocorre é as pessoas utilizarem algum tipo de inseticida localizado para combater o problema. Os inseticidas são aplicados geralmente com bombas ou frascos de aerosol pressurizados. Como as formigas são muito pequenas, qualquer frestinha é suficiente para abrigo. Assim que elas percebem a “perturbação” do inseticida sendo aplicado, elas dividem a colônia em grupos com rainhas, operárias e larva.
E se deslocam para outros nichos. A aparência inicial é a de que o problema foi resolvido. Pouco tempo depois, elas parecem “brotar” por todos os lados,o que desnorteia quem está vivendo o problema.