Descupinização – Como acabar com o cupim de solo Barreira Química
Como já dissemos os cupins subterrâneos causam grandes prejuízos e já falamos sobre o controle e monitoramento através de iscas, utilizando o sistema Cupinout. Vamos falar hoje do controle de cupins pelo método de Barreira Quimica.Como os cupins subterrâneos utilizam paredes, vãos entre lajes, juntas de dilatação é necessário realizar a aplicação nestes locais.
O controle de cupins subterrâneos não funciona com uma simples pulverização ou tratamento no armário. Esses furos são feitos de 20 em 20 cm, utilizando uma broca de 30 a 40 cm e entre 10 a 12 mm de espessura. Furos são feitos em direção ao solo em sentido transversal a parede, tomando o máximo cuidado para não atravessar a parede do outro lado. Em cada furo é injetado de 1 a 2 litros de calda do produto, formando a barreira de proteção no local.
Como são realizados furos nas paredes e chão do local é necessário ter atenção para não perfurar nenhum cano ou danificar a rede elétrica. Então antes da realização do serviço é necessário mapear todos os pontos de passagem de canos para evitar qualquer dano.Como os cupins utilizam também a rede elétrica (os dutos) para movimentação da colônia é realizado um polvilhamento na rede elétrica do local tratado, evitando assim essa movimentação.
A barreira química é um tratamento que pode ser realizado tanto em toda área do imóvel quanto de forma localizada, sendo feita somente no ponto de aparecimento dos cupins. Como o próprio nome diz ele forma uma barreira de proteção. Garantia de assistência técnica do serviço é de 1 ano. Como age o produto: os cupins ao saírem para realizar o forrageamento busca de alimento se contaminam e ao passar o alimento de cupim para cupim
Ou pelo contato, espalham o efeito letal para o restante da colônia. Existem vários tipos de formulações e princípios ativos que podem ser utilizados para o controle de cupins subterrâneos como fipronil, presente no produto Termidor da Basf, o imidacloprid, que está no produto premisse da Bayer e vários outros produtos que também são muitos utilizados. A barreira química é a técnica mais utilizada em todo o mundo e a partir do momento que é feito a injeção .
Descupinização – Como acabar com cupim de solo
Os cupins representam um grande risco para residências e prédios em todo o mundo. Ele é considerado uma das pragas que maus causam prejuízos para o ser humano, infelizmente este é um problema que pode acontecer em qualquer lugar.Entre os principais tipos de cupins que existem dentro da área urbana, o cupim de madeira seca e o subterrâneo (também conhecido como cupim de terra e cupim de solo), são os mais prejudiciais.
Os cupins de solo são os mais agressivos e complicados e se lidar dentro da zona urbana. Estes são os cupins que forma aqueles cupinzeiros de terra, muitas vezes vistosos e bem firmes. Esta espécie não se abriga dentro de madeiras ou dentro de residências, eles constroem o cupinzeiro próximo do local onde tem bastante comida e humidade e vão atrás de alimento como formigas. Por este motivo, a presença deles pode ser facilmente notada.
Este tipo de inseto é voraz e se alimenta da celulose de qualquer material. Couro, papel, madeira e concreto estão entre os alimentos prediletos deles. Portanto, não é difícil entender quais são os riscos estruturais trazidos pelos cupins. Como sempre, evitar as pragas é sempre melhor do que remediar a situação. Claro que não é nada fácil.
Descupinização – É possível tentar evitar o aparecimento das pragas seguindo algumas medidas:
Cobrir frestas nas paredes;
Não acumular entulhos no quintal (principalmente quando houver madeira em meio ao entulho);
Preparar o solo antes de iniciar a construção;
Evitar que raízes e outros materiais orgânicos fiquem por baixo da estrutura;
Evitar deixar tocos de árvores ou raízes após a corta e poda. Este tipo de material, quando seca, vira uma excelente fonte de comida para cupins e com certeza vai atrair os insetos para próximo da sua residência.
Descupinização – Como acabar com o cupim de solo
Acabar com o cupim de solo não é uma tarefa fácil, como já mencionamos. Existem várias maneiras de fazer isso, mas é preciso um pouco de paciência e bastante estudo para cada caso.A primeira coisa a se fazer é ter certeza sobre qual o cupim está causando problemas, quais as áreas. Ao identificar o tipo de cupim e ás áreas afetadas, existem três principais maneiras de controlar esta praga.
Descupinização – Uso de Cupinicidas não repelentes
Este é um tipo de cupinicida não tão comum no mercado, mas com certeza é o mais eficiente. Ele é um veneno que mata os cupins de uma vez por todas ao invés de repelir, como os repelentes fazem.Ele funciona de forma bem simples, ao entrar em contato com o solo contaminado com o veneno, os cupins morreram rapidamente. A melhor forma de aplicar este veneno é encontrando a colônia ou aplicando o veneno próximo ao local onde eles estão.
Descupinização – Iscas e armadilhas para cupins
O uso de iscas e armadilhas é bem comum no controle de qualquer praga, formigas à roedores. Este tipo de controle também é muito indicado para quem quer acabar com cupins.A isca contra cupins de solo funciona de forma bem simples. Primeiro é preciso identificar por onde os cupins estão transitando na busca por alimentos e então aplicar a isca por este caminho de acordo com instruções do fabricante.Os cupins carregarão a isca para dentro da colônia
E contaminarão outros insetos, assim como a rainha. A colônia então morre junto com a rainha, eliminando de uma vez por todas o problema. Este é a solução mais prática e fácil disponível no mercado, apesar de ainda haver riscos de falha. A isca deve ser aplicada de forma correta, e de preferência por algum treinado ou especializado para realizar a aplicação.
Descupinização – Controle de cupins através de barreira química
A barreira química é um tipo de tratamento de solo que visa criar uma barreira no perímetro externo da construção. Está barreira evita que os cupins subterrâneos consigam acesso para dentro do prédio, controlando assim a praga.Este tipo de tratamento é altamente eficaz, mas não deve nunca ser realizado por pessoas sem preparo ou sem a devida autorização para este tipo de trabalho. Não é à toa que apenas empresas podem comprar os produtos.
Para os casos em que a isca ou o cupinicida não funcionarem, o ideal é fazer a barreira química. Para estes casos, contrate uma empresa responsável e que já tenha experiência no mercado.