Desinsetização – Formigas podem transmitir mais doenças que baratas
Você morre de medo de baratas? Isso é comum, elas realmente são insetos nojentos e assustadores. E das formigas? Já não temos tanto medo assim, certo? Aí está nosso grande erro. Apesar do pequeno tamanho muitas têm menos de meio milímetro e consideradas inofensivas, as formigas são consideradas agentes transmissores de doenças bem maiores do que a temida barata.
As formigas são uma das pragas urbanas mais frequentes e um dos principais alvos da dedetização, tanto em imóveis domésticos, quanto públicos e industriais. Em hospitais, por exemplo, a formiga atua como um perigoso vetor, ou seja, como um veículo que transporta germes patogênicos ou parasitas, tornando-se hospedeira intermediária de microorganismos, causando a transmissão aos seres humanos, principalmente, de sérias infecções hospitalares.
A baixa imunidade dos pacientes internados, por exemplo, fica ainda mais ameaçada com o trânsito desses insetos no local, que possui inúmeras doenças transmissíveis. Já nas residências, a ameaça das formigas também não deixa de ser grave, apesar de ter menores proporções relacionadas aos prejuízos que elas podem causar nos hospitais. Para ambos os casos em residências e hospitais a primeira medida para prevenir o aparecimento de formigas é optar.
A rota das formigas em busca de alimento inclui os destinos mais diversos, como fezes, feridas, escarros, lixeiras e animais mortos. Ao transitar por esses lugares, as formigas carregam consigo bactérias, fungos e vírus. Esses pequenos insetos são um vetor de doenças infecciosas como a dor de barriga, gripes, alergias e até lepra e tuberculose. É preciso estar atento, principalmente, na primavera, quando entram no auge do processo reprodutivo.
Se a infestação for séria, é necessário entrar em contato com um especialista em controle de pragas para resolver o problema. A dedetização nesse caso torna-se indispensável!
Desinsetização – Formigas transmitem mais doenças que Baratas, revelam estudos
Podem provocar diversos tipos de intoxicações, gripe, alergias e até tuberculose! É normal você comer uma guloseima qualquer mesmo se tiver algumas formiguinhas em cima dela, afinal elas não são tão nojentas assim. Inclusive nossa avó brincava que podia até fazer bem para vista. Pois saiba que toda sua crença vai mudar agora. Apesar de não parecerem tão asquerosas, as simpáticas formigas transmitem mais doenças que as baratas!
Segundo este estudo publicado na Revista de Saúde e Biologia e também divulgado pelo site Diário de Biologia, como são animais ultra rápidos e de grande mobilidade, as formigas carregam e espalham com mais facilidade diversas bactérias presentes em suas patinhas. Os pesquisadores estudaram os ‘pés’ de alguns desses insetos que andavam por ambientes hospitalares e encontrou sete tipos diferentes de vírus e fungos causadores da gripe, tuberculose.
Verminoses, alergias, intoxicações alimentares, vômitos e diarreias. Por estarem sempre em lugares sujos como lixos, chão, fezes e animais em decomposição, as formigas são grandes propagadoras de infecções que muitas vezes nem desconfiamos de que foram elas as grandes culpadas.
Desinsetização – Calma que tem mais!
Em um outro estudo, agora divulgado na Neotropical Entomology, os cientistas foram ainda além e afirmaram que as formigas encontradas em hospitais podem estar associadas a muitos tipos de males, como problemas psicológicos, irritações e lesões de pele. Fora isso, por caminharem tranquilamente pelos laboratórios, podem modificar até mesmo resultados de exames por conta das sujeiras e germes que deixam como rastros em tudo quanto é canto.
E vale lembrar, as que estão “roubando” mantimentos na sua despensa podem ser as mesmas que estavam perambulando pelos corredores dos hospitais. Um trabalho de mestrado da USP ainda mostrou que as bactérias presentes nas formigas interferem não só na nossa saúde, mas também, na dos alimentos que consumimos. Com o final do inverno e o aumento das temperaturas, a situação fica ainda pior, pois nossas casas viram os alvos preferidos
Desinsetização – Como se livrar desses monstrinhos?
Segundo o biólogo Lucas Moura, do já mencionado site Diário de Biologia, para evitar que os bichinhos façam a festa nos nossos lares, proteja bem os alimentos, mantenha os cômodos limpos, e tome muito cuidado as migalhas e restinhos de comida. Ainda é importante dar uma geral em tudo, principalmente usando sabão e detergente naqueles buraquinhos em que as formigas adoram passar. Mas mesmo com todos os cuidados do mundo, se o inseto está pior.
Que convidado bêbado em final de festa, que insiste em não ir embora, já passamos uma receitinha esperta pra eliminar de vez as formigas da sua casa. Lembre-se da última vez que você matou uma barata. Se ela não foi imediatamente recolhida e jogada no lixo, quem poderia ter feito esse serviço por você? Exatamente elas: as formigas. “Se uma barata morta deixada no chão da cozinha desaparece de um dia para o outro.
Ela provavelmente foi levada por formigas. Isso mostra que formigas são insetos muito perigosos”, afirma o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria. Ele alerta que apesar de serem consideradas inofensivas por muita gente, a rota das formigas em busca de alimento inclui os destinos mais excêntricos, como fezes, feridas, escarros, lixeiras e animais mortos. Ao passar por estes lugares, elas carregam consigo os mais.
Diferentes tipos de micro-organismos nocivos, principalmente bactérias, fungos e vírus. “Por isso, formigas são consideradas um vetor de quase todas as doenças infecciosas”, reforça o biomédico. O cuidado com estes insetos durante a Primavera deve ser dobrado, já que algumas espécies chegam ao auge da reprodução neste período. Nos dias mais quentes, as infestações de formigas são maiores. Por isso muita gente tem a impressão de que suas casas.