Dedetização – A importância da dedetização empresarial no alimentício
A necessidade de cuidados a serem tomados em relação a pragas urbanas, principalmente quando se diz respeito às indústrias de alimentação, é de grande importância para o estabelecimento e as pessoas que ali convivem. Áreas relacionadas à alimentação, como cozinha e refeitório, despensas ou locais de armazenamento dos gêneros, costumam oferecer as condições ideais para que insetos.
Além da alta capacidade de reprodução, estes invasores oferecem ainda um grande risco de contaminar os alimentos. Estar de acordo com as normas da Anvisa é indispensável. A vigilância sanitária costuma fazer visitas sem aviso prévio para inspecionar as instalações industriais. O objetivo é evitar a contaminação dos ambientes por micróbios, substâncias tóxicas ou parasitas trazidos pelas pragas urbanas, mantendo a saúde das pessoas.
Dados mostram que, no Brasil, entre 4,5 e 4,8% das internações do Sistema Único de Saúde nos últimos anos são de diagnósticos de infecções intestinais causados por: cólera, febre tifoide, amebíase, dentre outras que podem ser resultantes de problemas com pragas em restaurantes, por exemplo.
Dedetização – Controle de pragas: como combatê-las?
Normalmente, para o combate de pragas, são utilizados produtos químicos específicos. No caso dos segmentos alimentícios, o uso de inseticidas e rodenticidas deve ser feito com rigoroso controle e muito cuidado, pois também podem causar a contaminação dos alimentos. O uso de forma indevida pode causar intoxicação e até envenenamento. Além da realização dos serviços, a sua prestadora de serviços de controle de pragas deve enviar.
Relatórios, medidas preventivas e corretivas para instruir seus funcionários e conscientizá-los sobre a importância de manter o ambiente higienizado. Lidar com alimentos requer muito cuidado no manuseio, no modo de preparo e, claro, na higiene da cozinha. Nada de ratos, baratas, formigas e outras pragas andando pela cozinha. Por isso, procure sempre por uma empresa especializada e licenciada no INEA (Instituto Estadual do Ambiente) para oferecer
Dedetização – A importância da dedetização em restaurantes e áreas alimentícias
A dedetização em restaurantes (Controle de pragas) é fundamental para que esses locais permaneçam livre de pragas e vetores. As áreas alimentícias são locais propícios para proliferação das pragas, pois essas buscam água, alimento e abrigo para sua sobrevivência. O controle de pragas está aliado as medidas preventivas que devem ser tomadas pelos restaurantes, bares, padarias, açougues e outros. Essas medidas são essenciais para que a estratégia de controle.
Dedetização – Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas
A edificação, as instalações, os equipamentos, os móveis e os utensílios devem ser livres de vetores e pragas urbanas. Deve existir um conjunto de ações eficazes e contínuas de controle de vetores e pragas urbanas, com o objetivo de impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou proliferação dos mesmos. Quando as medidas de prevenção adotadas não forem eficazes, o controle químico deve ser empregado e executado por empresa especializada, conforme legislação
Quando da aplicação do controle químico, a empresa especializada deve estabelecer procedimentos pré e pós-tratamento a fim de evitar a contaminação dos alimentos, equipamentos e utensílios.Quando aplicável, os equipamentos e os utensílios, antes de serem reutilizados, devem ser higienizados para a remoção dos resíduos de produtos desinfestantes. As empresas que realizam o serviço de dedetização (Controle de Pragas).
Devem orientar o responsável pela área operacional do local que está sendo tratado sobre as medidas preventivas como por exemplo a utilização de ralos abre/fecha, telas nas janelas entre outras questões que deverão ser analisadas e abordadas pelo técnico responsável da empresa controladora de pragas urbanas. A higienização dos locais é fundamental para manter o ambiente livre de pragas, por isso que o empreendedor deverá seguir a normativa
Vale ressaltar que é necessário que o local contrate uma empresa especializada e que possua licença para executar esse tipo de serviço.
Dedetização – A dedetização em restaurantes deve ser realizada com que frequência?
A dedetização (controle de pragas) em restaurantes e outras áreas alimentícias como padarias, lanchonetes, cozinhas industriais, refeitórios e outros devem contratar uma empresa especializada na área de controle de pragas (dedetização) para realização do serviço. A escolha da empresa deve ser feita com cuidado, pois existem diversas empresas que operam ilegalmente sem a licença necessária para a realização dos serviços de controle de pragas.
As empresas especializada possuem técnicos treinados, produtos registrados no ministério da saúde, técnicas adequadas, responsável técnico (Eng. Agrônomo, Biólogo, Químico ou outro profissional o e outros profissionais que possuam nas atribuições do conselho de classe respectivo, competência para exercer tal função), registro no conselho do profissional, licença ambiental, alvará da vigilância sanitária entre outros documentos obrigatórios.
As áreas alimentícias precisam realizar um contrato com uma empresa dedetizadora (controle de pragas), de acordo com determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, (ANVISA) os proprietários de cozinhas industriais, padarias, restaurantes, lanchonetes,cafés, entre outros precisam ter um plano de ação contínua que previna a atração, acesso ou proliferação deles. O controle de pragas (dedetização) deve ser realizado por uma empresa especializada com uma freqüência trimestral ou semestral, porém o ideal é realizar o serviço mensalmente.