Dedetização Impede Infestação De Pragas Urbanas Em Restaurantes

Dedetização impede infestação de pragas urbanas em restaurantes

Dedetização impede infestação de pragas urbanas em restaurantes 

A melhor maneira de manter seu restaurante seguro de pragas é realizando o controle periódico através de uma dedetização. E não é preciso apenas ser um restaurante. Uma padaria, lanchonete, bar, açougue, entre outros, necessitam investir na dedetização, como medida preventiva contra insetos e roedores em geral.

Para se ter ideia, o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação da Anvisa dá ênfase que o serviço de alimentação deve ser livre de vetores e pragas. É importante o proprietário contar com uma empresa de dedetização de confiança para realizar o procedimento pelo menos a cada dois meses.

Aproveite o dia em que seu estabelecimento não abre para fazer esse trabalho. A dedetização é método mais eficaz e seguro para acabar com as pragas, sejam elas cupins, aranhas, baratas, mosquitos, pulgas ou qualquer outra praga. Ela é realizada através de três procedimentos básicos: dedetização com pulverização.


Como fazer o controle de baratas em restaurantes

É importante saber, antes de qualquer coisa, que o controle de baratas em restaurantes, padarias, supermercados e demais estabelecimentos alimentícios é obrigatório por lei. A contaminação de alimentos é algo muito sério e a presença de pragas nesses locais torna-se algo bastante arriscado.

Muitas pessoas atualmente são internadas por problemas decorrentes a essas pragas em estabelecimentos alimentícios. Segundo pesquisas realizadas, no Brasil 5% das pessoas que são internadas no SUS (Sistema Único de Saúde) tiveram infecções intestinais provenientes de doenças provocadas por pragas nas grandes cidades.

Uma das doenças mais perigosas que é transmitida pelas baratas é a Hepatite A. Esta doença ocorre pela ingestão de água ou de comida infectada por esse inseto. Os sintomas mais comuns desta doença transmitida pela barata são dores abdominais, náusea e até mesmo a febre tifóide. Além dessa doença, as baratas podem transmitir conjuntivite.


Controle de baratas em restaurantes

Um restaurante ou padaria que possui encanamento antigo, com ralos e caixas de passagem não adequados tem mais chances de ter infestação de baratas. Para isso é fundamental o controle de baratas em restaurantes. É fundamental que um restaurante tenha procedimentos bastante rigorosos com relação a recepção.

De produtos e mercadorias, impedindo a entrada desses insetos vindo de fornecedores. Também é muito importante que a estrutura física não ofereça espaços para abrigo desses insetos e que tudo esteja sempre muito bem limpo, uma reclamação de um cliente pode causar danos gravíssimos ao estabelecimento alimentício.

As pessoas, de maneira geral, associam a presença de baratas em um restaurante à falta de higienização do mesmo. Um estabelecimento que não investe no controle de baratas em restaurantes acaba gastando mais com uma reclamação de um cliente do que com a própria prevenção de controle de baratas e demais pragas urbanas e pode até mesmo chegar a interdição.


Como funciona o controle de baratas em restaurantes e estabelecimentos alimentícios?

O controle de baratas em restaurantes precisa ser realizado por uma empresa de controle de pragas idônea. Essa empresa fará, em primeiro lugar, uma análise geral do local. Nesta avaliação a empresa de controle de pragas fará uma inspeção da higiene do local, da armazenagem de alimentos e até mesmo da entrada de alimentos provenientes de fornecedores.

Esta empresa de controle de pragas deverá fornecer um relatório detalhado com todas as medidas e cuidados que devem ser adotados e propor um programa adequado de controle e monitoramento das pragas. Muitas vezes o local pode-se apresentar limpo, mas a infestação de baratas se dá principalmente nas caixas de papelão.

Eembalagens plásticas que envolvem alimentos, outras vezes as baratas aparecem no restaurante nos locais de armazenamento de alimentos, quando o mesmo não é devidamente armazenado seguindo as regras da legislação ou até mesmo porque funcionários deixam pacotes de bolacha, por exemplo, abertos em armários.


Como fazer o controle de baratas em restaurantes adequado?

Em primeiro lugar é preciso contratar uma empresa de controle de pragas. Serão identificados quais locais são os acessos que dão vazão à entrada das baratas e onde elas se abrigam e se alimentam. Ao ser diagnosticado o(s) ponto(s) de entrada das baratas é preciso fazer uma vedação ou outras adequações para dificultar novas entradas.

Cada caso é um caso e será avaliado individualmente e as medidas a serem tomadas também serão de acordo com a análise do que for avaliado no local. Com isso serão tomadas medidas específicas para o controle de baratas em restaurantes. Muitas vezes, o controle de baratas em restaurantes não é feito com inseticidas.


Medidas preventivas para o controle de baratas em restaurantes

A empresa de controle de pragas também auxiliará nas medidas preventivas para manter o ambiente em ordem. Esta parte é muito mais importante que a utilização de produtos químicos. Essa medida preventiva auxiliará o restaurante e estabelecimentos alimentícios a evitar que novas infestações de baratas .

Pode-se prevenir a entrada de baratas no restaurante com:

– fechamento devido de ralos;
– vedação correta de janelas e portas;
– evitar frestas nas paredes junto a guarnições, espelhos da rede elétrica;
– utilizar peças de mobiliário feitas com materiais adequados e sem frestas;
– entre outras medidas.

Para isso, não deixe de fazer o controle de baratas em restaurantes e demais pragas contínuo, de acordo com a legislação. Sempre com uma empresa de controle de pragas idônea.


Alguns cuidados para evitar as pragas

Estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, padarias ou açougues reúnem todos os elementos necessários para a proliferação de pragas: água, comida e abrigo. Por isso, além da dedetização é preciso investir em alguns cuidados, como:

Resíduos – O lixo pode ser um grande atrativo para o aumento de pragas. É necessário que se tenha uma coleta separada de acordo com cada material e que esse lixo não fique muito tempo acumulado, principalmente quando forem restos de comida;

Triagem de material – Caixas de papelão e sacolas plásticas são alguns dos lugares que baratas, ratos e outras pragas gostam de se alojar. Por isso, assim que o material estiver vazio, coloque-o imediatamente no lixo ou para reciclagem.

Limpeza da caixa de gordura – Em restaurantes onde o volume de preparo de comida costuma ser bem maior, mande fazer a limpeza da caixa de gordura pelo menos uma vez por mês. É através dela que muitas pragas costumam entrar e causar danos terríveis para o ambiente e alimentos, sem muitas vezes o funcionário enxergar, pois elas costumam atacar principalmente à noite;

Higiene diária – A limpeza diária é tão importante porque pode evitar muitas pragas. Assim que o expediente encerrou, deve-se chamar a equipe para fazer a limpeza do local, lavando, arrastando móveis, limpando geladeira;

ajax loader 2x - Dedetização Impede Infestação De Pragas Urbanas Em Restaurantes

(Visited 6 times, 1 visits today)
Dedetização Impede Infestação De Pragas Urbanas Em Restaurantes
× Whatsapp 99556-4343