Primavera: Época De Pragas?
Pode-se dizer que a primavera é uma estação muito apreciada. Afinal, os dias longos do inverno acabaram, o sol começa a ser mais frequente, as temperaturas sobem e as flores e frutas começam a reaparecer. O problema é que junto com toda essa vida, aumentam também aqueles seres indesejados: as pragas, em especial os insetos.
Veja o caso das abelhas por exemplo. Sabemos que são importantes polinizadoras e que com isso ajudam a proteger o delicado ciclo da natureza. Mas precisamos ter muito cuidado para evitar a aproximação negligente de uma colmeia, o que pode acontecer com mais frequência na primavera. Já que as colmeias estão em maior número.
O risco de levar uma ferroada também aumenta. Em Porto Alegre, por exemplo, já foram registrados casos de pessoas que precisaram ser hospitalizadas, após serem atacadas por abelhas. Cada uma delas levou mais de 40 picadas! (Saiba mais sobre o ocorrido aqui). O número de colmeias aumenta significativamente na primavera.
E não são só as abelhas que nos preocupam, pois elas, vistas de uma distância segura, são admiráveis. O que certamente ninguém quer, nem longe nem perto, é a companhia de mosquitos, carrapatos, cupins, baratas ou formigas. E sim, eles também se proliferam em maior quantidade e com maior rapidez nesta estação.
Por quê os insetos aparecem na primavera?
Primeiramente, precisamos esclarecer que os insetos existem durante todo o ano. Eles são menos ‘visíveis’ em épocas frias, como no inverno, porque, assim como alguns mamíferos, também passam por uma espécie de hibernação, conhecida como diapausa. Isso quer dizer que há uma significativa redução das atividades metabólicas.
E uma parcial inatividade destas pragas. Com isso, diminui-se sua reprodução. Apesar disso, é importante que se mantenha um controle dos ambientes, mesmo no inverno, através da realização de inspeções periódicas feitas por uma empresa especializada, para se certificar de que não há qualquer infestação, ainda que a colônia esteja.
Inverno e pragas urbanas: preciso dedetizar?
Após este período de inverno, a chegada da primavera proporciona alguns fatores que beneficiarão a proliferação das pragas: As baratas também aumentam sua reprodução na primavera.
Temperatura
O aumento da temperatura ambiente está diretamente relacionado com o aumento de atividade metabólica e de reprodução dos insetos. É por isso que os dias mais quentes da primavera fazem com que os organismos destes animais ‘despertem’ e comecem a reativar todas as suas funções.
Como muitos dos insetos possuem asas (tais quais baratas e cupins/aleluias), estes podem alcançar grandes distâncias em busca de alimento e também de um parceiro para reproduzirem e iniciarem novas colônias. Atenção: roedores também tem o auge de sua reprodução na primavera!
Umidade
A umidade do ar e do solo, unidas às altas temperaturas, também favorecem a reprodução dos insetos, pois estas condições tornam todo o ambiente natural mais rico, ou seja, a grama fica mais verde e mais espessa, as árvores ficam mais saudáveis e mais ricas em flores e frutas.
Abundância de Alimento
A grande oferta de frutas e flores na primavera facilita (e muito) a sobrevivência e reprodução destas pragas, que procuram fazer seus ninhos e colônias próximos às fontes de comida. Com as larvas prestes a desovarem, é importante que o alimento esteja farto e acessível para elas.
A primavera proporciona abundância de flores e frutas, fundamentais na sobrevivência de insetos. Além disso, o crescimento rápido da vegetação de nossos jardins torna-se um potencial esconderijo para estes animais, como para carrapatos por exemplo.
O que posso fazer para evitar infestações na primavera?
Limpeza dos ambientes internos
Com a quantidade de insetos elevada no ambiente, é importante que sua casa não seja atrativa para eles. Mantenha o chão, balcões e pias limpos, secos e livres de farelos e restos de comida.
Lixos
Aumente a frequência com a qual você retira os lixos domésticos de dentro de casa. Quanto menor o acúmulo de lixo, menor a chance de atrair pragas.
Manutenção e limpeza do jardim
Esta é com certeza a dica mais relevante com relação à primavera, pois o excesso de vegetação serve de esconderijo de pragas e também como fonte de alimento. Sendo assim, mantenha a grama cortada, apare os arbustos e árvores e limpe as calçadas que estiverem sujas de flores e frutas caídas.
Uso de telas e mosquiteiros
Com o aumento da temperatura, a tendência é que deixemos a casa mais ventilada, com portas e janelas abertas para circular aquela brisa suave e calorosa da primavera. Nesse caso recomendamos o uso de telas nas janelas e sacadas, pois assim você evita a entrada de insetos e ainda pode desfrutar da ventilação natural.
Inspeções periódicas com empresa especializada
Para garantir que não há nenhuma infestação e evitar qualquer risco futuro, faça a contratação de uma empresa especializada no controle de pragas urbanas. Um contrato periódico é uma boa pedida, pois assim você poderá manter o ambiente seguro e limpo durante o ano todo.