Colônia Com Milhares De Morcegos é Encontrada Em Porto Alegre
Mais de 8 mil morcegos foram encontrados nesta colônia maternidade em um prédio da capital. Os moradores de um prédio residencial em Porto Alegre ficaram chocados com o número de morcegos encontrados no forro da construção: mais de 8 mil indivíduos, entre machos, fêmeas e filhotes.
Conhecida pelos especialistas como colônia maternidade, o fenômeno, apesar de assustar, é bem comum. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Sustentabilidade de POA.
Os animais reúnem-se em locais quentes, úmidos e fechados em busca de alimento e proteção, até que os filhotes desenvolvam-se o suficiente para voarem sozinhos.
Para fazer a retirada da colônia é importante que se tomem alguns cuidados:
– Os morcegos são protegidos por lei e sua eliminação é considerada crime ambiental. Além disso, o contato com eles também deve ser evitado pelo risco de sua mordida poder transmitir doenças, entre elas a raiva.
– Aguarde a desocupação da colônia para fazer a higienização do local. Mesmo após a saída dos animais, suas fezes também podem conter bactérias e fungos, que causam doenças, entre elas a Histoplasmose. Esta infecção, transmitida por um fungo frequentemente encontrado nas fezes de morcegos e pássaros, afeta pulmões, sistema gastrointestinal e nervoso central. Por isso é preciso ter cuidado no momento da limpeza do ambiente.
– Expurgo de morcegos: contrate um serviço seguro e eficiente
– Morcegos em zonas urbanas: evite que estejam em sua casa
– Morcegos em casa? Proteja-se!
Como eliminar morcegos
Se você está se perguntando como se livrar dos morcegos. Confira agora mesmo os melhores remédios caseiros que repelem os morcegos da sua casa. Por serem animais muito comuns no Brasil, a procura por remédio caseiro para eliminar morcegos é bastante alta. O primeiro problema.
È que, por serem considerados animais silvestres, os morcegos são protegidos por lei e não se pode simplesmente matá-los. Em princípio, você deveria ligar para alguma agência municipal capaz de lidar com a praga, mas quem já tentou fazer isso sabe que nem sempre é possível.
Em muitas cidades, o serviço simplesmente não existe e você será jogado de um departamento para outro, sem que resolvam seu problema. E qualquer pessoa que já tentou descobrir como remover morcegos do forro por conta própria, também sabe que a tarefa não é fácil e matá-los não é uma boa opção.
Não apenas pela imposição legal, mas porque em ambiente confinado e acuados, eles se tornam agressivos e ainda há um outro problema. Se aplicar venenos industrializados, você pode não conseguir encontrar todos os corpos e assim, ter de lidar com duas consequências graves:
– O odor dos cadáveres em putrefação;
– A possibilidade de contrair doenças.
A boa notícia é que a espécie mais comum de morcegos, são os herbívoros que não representam perigo para seres humanos, desde que não sejam ameaçados.
Mas mesmo assim, até um bom remédio para afastar morcegos exige uma alta dose de estratégia e paciência. E como sempre, o melhor remédio ainda é prevenir que se instalem, mas como você provavelmente já está lidando com a presença indesejada, falaremos disso no final. Antes, vamos estabelecer um procedimento padrão para a utilização de qualquer método de remoção de morcegos, independente do local da infestação.
Remédios caseiros eficazes para se livrar de morcegos
Naftalina
A naftalina é um ótimo repelente de morcegos, mas funciona melhor em ambientes de baixa ventilação. Também pode ser um método perigoso, já que em grande quantidade, a naftalina apresenta riscos a nossa própria saúde. De qualquer forma, se desejar utilizá-la, basta pendurar algumas tiras de tecidos.
Com bolinhas de naftalina presas nelas, no local da infestação. Lembrando que é preciso substituir a naftalina com frequência, para que funcione como remédio para afastar morcegos.
Fenol
Fenol é uma substância similar ao álcool, porém mais ácida que este e possui um odor característico que espanta os morcegos. Por ser uma substância ácida, deve-se tomar precauções ao utilizá-la, mas a aplicação é simples, bastando borrifar as áreas de infestação. É importante destacar que qualquer destes procedimentos.
Balões de Hélio
Pode parecer estranho, mas colocar vários balões de hélio na área de infestação, também funciona para a remoção de morcegos. Desde que os balões estejam em movimento (presos, mas balançando por alguma corrente de ar), servem como uma espécie de espantalho. Os morcegos se assustam e não retornam.
Papel Alumínio
Outro remédio caseiro para eliminar morcegos que você pode achar muito estranho, mas é extremamente eficaz. O funcionamento é similar ao dos balões de hélio, mas com duas vantagens: a produção de sons e a reflexão da luz. Ou seja, o som produzido pelas folhas de alumínio irritam os morcegos
E a superfície do material, contribui para refletir feixes de luz pelo ambiente. Ambos os efeitos são insuportáveis para os animais, expulsando-os do ambiente. Bastando instalar algumas folhas nos pontos de entrada e saída.
Luzes e Espelhos
Outra forma de utilizar a luz para remover morcegos, é posicionar estrategicamente pequenos espelhos para refletir a luz no espaço de habitação dos animais. Você pode utilizar lanternas para direcionar melhor os feixes de luz e assim, tornar o ambiente desagradável para os morcegos.
Que abandonarão o local rapidamente. É óbvio que, é preciso tomar o cuidado de sempre deixar uma saída aberta quando utilizar estas técnicas. De preferência, uma saída que não dê para o interior da sua casa, do contrário, por puro desespero, eles podem ficar encurralados e agressivos.
Spray de Água
Para os mais corajosos, é possível utilizar água como remédio caseiro para eliminar morcegos, bastando borrifá-los durante o dia, enquanto descansam. Isso não faz nenhum mal a eles, mas incomoda e termina por espantá-los, embora seja uma técnica que exija paciência e cuidado.
Além disso, falamos de spray de água, em hipótese alguma, deve-se utilizar mangueiras pois o exagero causará pânico na colônia e novamente, desespero e agressividade.
Decoração de Natal
Pois é, aquelas bolinhas coloridas e brilhantes, que penduramos nas árvores de natal também funcionam como remédio para afastar morcegos. A ideia é exatamente a mesma dos balões de hélio, combinando com o efeito reflexivo da luz, que as bolinhas mais brilhantes têm.
Canela em Pó e Fragrância de Eucalipto
Dois elementos completamente naturais, cujo odor funciona perfeitamente como repelente de morcegos. Em ambos os casos, basta espalhar pela área infestada, sendo que no caso do eucalipto, o importante é a fragrância, podendo ser utilizado o óleo, folhas e até o gel.
Ultrassom e Baixa Temperatura
Como uma última dica, você pode utilizar aparelhos que emitem ultrassom como remédio para afastar morcegos. Não é um método dos mais eficazes, mas pode ajudar, assim como ventiladores, para resfriar o ambiente. Em ambos os casos, os resultados são muito variáveis e se possível.
É preferível se ater aos métodos anteriores. E agora que já passamos por vários remédios para remoção de morcegos, vamos explicar melhor a sequência de procedimentos a serem seguidos.