Pragas Urbanas: Veja Os Prejuízos Causados Pelos Cupins
Um Jornal mostrou os prejuízos e incômodos causados por pragas como os cupins. O vídeo mostra os estragos feitos em casas e prédios e enfatiza que a melhor forma de prevenir é fazer uma descupinização do local. Acompanhe a matéria: série especial sobre pragas urbanas.
Saiba Evitar Os Prejuízos Causados Pelos Cupins
Com a chegada das estações de calor, toda atenção deve ser redobrada para evitar o aparecimento de pragas urbanas, em especial a do cupim. É nessa temporada do ano que o problema costuma bater na porta das casas dos brasileiros. Ele aparece em forma de pequenos resíduos, manchas e grânulos de madeira, vistos em guarda-roupas embutidos
A infestação pode ser explicada pelo fato de que, em tempos de alta temperatura, pequenos insetos voadores, popularmente conhecidos como aleluias (siriris), entram nas residências em busca de locais úmidos como abrigo e de celulose como fonte de alimentação, conforme explica Sérgio Bocalini, biólogo.
e vice-presidente executivo da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG).Segundo o biólogo, os tipos mais comuns de cupins são os de madeira seca, que se instalam em peças de madeira com baixa umidade, como móveis, portas, batentes e rodapé, e os subterrâneos, que preferem ambientes mais escuros.
e úmidos, como decks e outros locais. Ambos deixam sinais que podem ser identificados pelos moradores, como fezes granuladas – no caso dos de madeira seca – e rastros de terra e mancha – relacionados aos subterrâneos.Por se tratar de uma praga silenciosa, o cupim pode oferecer riscos de desabamento.
e prejuízos financeiros, se o mal não for detectado com antecedência. “Quando o problema é percebido, grande parte do madeiramento já pode ter sido danificado”, afirma Priscila Damiani, bióloga e gerente comercial da unidade de negócios Praxxis Controle de Pragas, do Grupo Brasanitas.
Como combater
Priscila aponta a falta de cuidado do solo na construção civil e o desmatamento (que diminuiu a quantidade de celulose disponível) como alguns dos principais fatores que possibilitam a ação destes insetos, que se adaptaram às edificações das grandes cidades. Por isso, a forma mais prática de combater o cupim.
se dá pelo monitoramento de frestas, rachaduras e manchas. Em casos de suspeitas, a recomendação é não usar inseticida, e sim chamar um especialista identificar a melhor solução.
cupins subterrâneos
Você sabia que existem aproximadamente 300 espécies de cupins no Brasil, mas que somente 6 delas são consideradas pragas urbanas? Algumas delas são classificadas como cupins subterrâneos.Como vimos em artigos anteriores, pragas urbanas são insetos e animais que vivem nas cidades e que causam riscos à saúde das pessoas e danos econômicos.
Há milhares de anos que o homem convive com as pragas urbanas. Você já deve ter ouvido falar sobre a Peste Negra, que aconteceu há séculos e matou um terço da população da Europa devido a uma doença transmitida pelas pulgas de ratos.As espécies de cupins que são consideradas pragas urbanas são: cupim de madeira.
Cupins subterrâneos e as brocas (que apesar de não serem cupins causam estragos semelhantes). Hoje falaremos especialmente a respeito dos cupins subterrâneos.Os cupins subterrâneos possuem esta denominação porque fazem os seus ninhos geralmente sob o solo. Mas eles também pode construir seus ninhos.
em locais como vãos de lajes, paredes, caixões perdidos, shafts ou outras estruturas ocas em edifícios, ou seja, em locais confinados em condomínios, empresas, residências, comércio e indústria.
Problemas causados pelos cupins subterrâneos
Os problemas causados pelos cupins subterrâneos acontecem devido ao seu deslocamento em busca de alimentos que ocorre de forma aleatória, ou seja, é uma busca cega, para todos os lados em busca de celulose, que é seu principal alimento. para isso, os cupins subterrâneos deslocam-se por dentro de estruturas de alvenaria.
Muitas vezes fazem túneis na superfície dessas estruturas podem deslocar-se até 200m de distância em relação a seus ninhos.O cupins subterrâneos se alimentam basicamente de celulose, encontrada em papel, papelão, tecidos de origem vegetal, etc.Para tratar um local com cupins subterrâneos normalmente é necessário que ele seja desocupado.
É necessária a construção de barreiras químicas em diferentes níveis, proteção de estruturas de madeira fixas a alvenaria, de forros rebaixados, espaços ocos e redes de dutos elétricos e de telefonia.O período reprodutivo dos cupins subterrâneos, em nossa região acontece normalmente do meio do inverno até o começo da primavera.
É nessa fase que acontecem as revoadas. Nessa época, eles não causam tantos danos, pois estão mais direcionados a atividades reprodutivas do que a alimentação. Os cupins subterrâneos são a praga urbana que causa maiores prejuízos econômicos às edificações.
Cupins subterrâneos X cupins de madeira
Vamos fazer uma comparação com os cupins de madeira. Este tipo de cupim, como o próprio nome já diz, vive em estruturas de madeiras e se alimentam delas.Como as colônias são relativamente pequenas (uma colônia madura normalmente tem aproximadamente 300 indivíduos), permanecem normalmente
Durante alguns anos em uma mesma estrutura, sem precisar migrar para outras.Já, os cupins subterrâneos têm suas colônias constituídas por milhões de indivíduos, que podem podem causar grandes estragos a uma edificação em curto espaço de tempo.
Empresa de descupinização
“Então, como saber que tipo de cupim está em minha empresa ou condomínio?” Essa é uma resposta que somente uma empresa de descupinização competente poderá informar com precisão. Pois ela saberá fazer a identificação das espécies de cupins que estão causando danos à sua empresa e saberá utilizar o método mais adequado de descupinização.
Saiba que é de extrema importância identificar e controlar os cupins subterrâneos assim que inicie a infestação em um determinado local. Os prejuízos que eles podem causar são altos e certamente a sua empresa ou condomínio deverá evitar esta situação. Uma empresa de descupinização idônea possui:
>> pessoal habilitado e com amplo conhecimento da biologia desses insetos;
>> técnicas e equipamentos adequados para o controle desses termitídeos;
>> técnicas de descuínização que respeitam o meio ambiente e as pessoas que convivem no local;
>> alvará da Vigilância Sanitária;
>> entre outros.
Portanto, se a sua empresa, indústria, restaurante, condomínio ou residência está passando por um problema de proliferação de cupins, procure uma empresa especialista em descupinização.Hoje você soube mais a respeito dos cupins subterrâneos. Acompanhe os próximos artigos, pois falaremos mais sobre os outros tipos de cupins.
Guarda-roupa-embutido
A limpeza das áreas afetadas com o uso de materiais comuns costuma ser a primeira atitude do morador para combater o cupim. Porém, de acordo com a bióloga, tal atitude apenas desloca a colônia para outra área.Assim como Priscila, Sérgio Bocalini recomenda que o combate da praga seja feito com o apoio de uma empresa especializada.
Que pode ser indicada pela própria APRAG. Não existem estudos que apontem riscos de saúde à população gerados pelo cupim (inseto) em si, mas o uso incorreto de inseticidas e outros produtos podem causar mal estar ao morador. Portanto, a ajuda técnica é sempre a melhor saída.