Nova Espécie De Barata Salta Como Gafanhoto
A revista britânica “Biology Letters” descreveu uma nova espécie de barata saltadora. É a Saltoblattella montistabularis, que vive em determinados matagais da África do Sul e, diferente de outras espécies de baratas, ela consegue saltar distâncias de até 48 vezes o tamanho do seu corpo. Ou seja, é como se uma pessoa de 1,70m.
Pudesse dar um salto de mais de 80 metros. Essa habilidade incomum é graças às suas fortes pernas traseiras, segundo afirmam os cientistas que descobriram a espécie, Mike Picker, Jonathan Colville e Malcolm Burrows.Os pesquisadores observaram cuidadosamente como funciona o sistema de propulsão da barata.
E constataram que ela acumula energia em suas pernas e a libera subitamente em um movimento de catapulta, saltando grandes distâncias. “De modo geral, os mecanismos de salto e os itens anatômicos mostram notável convergência com os dos gafanhotos, com quem eles compartilham o habitat”, diz o artigo da revista Biology Letters.
Inseto é capaz de saltar até 50 vezes o tamanho do seu corpo em um único pulo
Cuidem-se, inimigos das baratas: os cientistas acabam de descobrir uma barata que pula. A recém-descoberta barata saltitante, que se parece com uma barata, mas se comporta como um gafanhoto, foi apresentada no periódico Biology Letters. O inseto foi encontrado na Reserva Natural Silvermine, no Parque Nacional
Table Mountain, na África do Sul. Ele vive em pastos e se alimenta de fezes de gafanhoto.Tendo um comprimento de apenas 1 cm, é capaz de saltar até 50 vezes o tamanho do seu corpo em um único pulo. A barata tem grandes patas traseiras que constituem 20 por cento do seu peso corporal. Seus olhos saltados possibilitam.
Que ela tenha um amplo campo de visão, útil para os pousos, contou um dos autores do estudo, Mike Picker, entomologista da Universidade da Cidade do Cabo.O joelho das pernas traseiras contém a proteína elástica conhecida como resilina”, disse ele. “Isso provavelmente restaura a forma da perna, que se dobra quando o inseto se prepara para saltar”.
A barata saltitante “vai além dos gafanhotos, que só conseguem saltar 20 vezes o comprimento de seu corpo”, disse Picker. Ele e o coautor da pesquisa, Jonathan F. Colville, entomologista da mesma universidade, descobriram acidentalmente a barata em 2006, ao observarem larvas de formigas.
Espécie de barata recém-descoberta é capaz de saltar como gafanhoto
Uma nova espécie de barata saltadora foi descrita em edição recente da revista britânica “Biology Letters”. Mas, para alívio das pessoas que têm nojo e até pânico diante desse tipo de inseto, a Saltoblattella montistabularis vive apenas em determinados matagais da África do Sul. Diferentemente de outras espécies de baratas.
Ela consegue saltar distâncias de até 48 vezes o tamanho de seu corpo (seria como se uma pessoa de 1,70 metro pudesse dar um salto de mais de 80 metros), graças às suas fortes pernas traseiras, informam os pesquisadores Mike Picker, Jonathan Colville e Malcolm Burrows, que fizeram a descoberta.
Os cientistas observaram meticulosamente como funciona o sistema de propulsão da barata (veja vídeo), que acumula energia em suas pernas e a libera subitamente num movimento de catapulta, saltando grandes distâncias. “De modo geral, os mecanismos de salto e os itens anatômicos mostram notável convergência com os dos gafanhotos, com quem elas comapartilham o habitat”, afirma o artigo da “Biology Letters”.