Formigas Podem Ter Inventado Agricultura Para Combater a Seca

Formigas Podem Ter Inventado Agricultura Para Combater A Seca

Formigas Podem Ter Inventado Agricultura Para Combater a Seca

Para lutar contra a seca, as formigas inventaram a agricultura, milhões de anos antes do homem, segundo um estudo publicado na quarta-feira na revista científica britânica Proceedings of the Royal Society B.“As formigas cortadeiras representam um dos raros grupos de animais que desenvolveram a agricultura”.

Disse à AFP Michael Branstetter, do Museu Nacional de História Natural Smithsonian nos Estados Unidos, coautor do estudo.Em seus formigueiros, criam campos subterrâneos onde cultivavam os cogumelos que formam a maior parte da sua dieta.As capacidades precoces de algumas formigas na agricultura já eram conhecidas pelos pesquisadores.

Mas continua sendo um mistério a forma como esses minúsculos insetos que não são “seres conscientes como os humanos” começaram a cultivar cogumelos milhões de anos antes do homem descobrir a agricultura.Inicialmente, pensava-se que a uma primeira formiga, de forma fortuita, conseguiu uma colheita e seus descendentes perpetuaram sua técnica.

Mas a realidade é mais complexa, dado o nível de conhecimento alcançado por esses insetos.As formigas “agricultoras” são capazes de proteger seus cultivos das doenças, dos parasitas e da seca em uma escala e em um nível de eficácia que rivaliza com a agricultura humana. Elas inclusive criaram novas espécies de fungos que não poderiam sobreviver.


formigas cortadeiras é que inventaram a agricultura

Com o objetivo de combater as secas, as formigas criaram a agricultura, milhões de anos antes do Homem. A conclusão é de um estudo recentemente publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B, uma investigação que se debruça sobre as formigas-cortadeiras, insetos encontrados exclusivamente nas regiões

Tropicais e subtropicais das Américas e que desenvolveram um sistema agrícola baseado no mutualismo, alimentando-se de um fungo (cogumelos) que cresce nas câmaras subterrâneas dos seus ninhos.Na verdade, as competências para a agricultura deste tipo de formigas já eram conhecidas pela comunidade científica, contudo, a forma como estes insetos

Começaram a cultivar cogumelos milhões de anos antes de o Homem descobrir a agricultura permanecia um mistério.Até aqui, acreditava-se que a prática tinha começado com uma primeira formiga, tendo sido depois perpetuada pelos seus descendentes, mas de acordo com o estudo agora publicado, a realidade terá sido mais complexa que isso.

Segundo a investigação, estas formigas são capazes de proteger as suas culturas de doenças, de parasitas e das secas a um nível de eficácia que, de acordo com os autores do estudo, rivaliza com a agricultura humana.Michael Branstetter, um dos autores do estudo, explica que “descobrimos que as formigas provavelmente se iniciaram na agricultura.

Nos habitats secos da América do Sul” em áreas onde os fungos que necessitam de humidade não poderiam crescer em estado selvagem. “Também descobrimos que o cultivo de cogumelos começou há 30 milhões de anos, durante um período no qual o planeta estava a arrefecer e as zonas secas iam-se estendendo”, acrescenta.Ao analisar o DNA de 119 espécies.

De formigas, os pesquisadores americanos criaram “a primeira árvore completa da evolução das formigas cortadeiras” e identificaram o ancestral mais antigo dessas cultivadoras.“Descobrimos que as formigas provavelmente se iniciaram na agricultura nos habitats secos da América do Sul”, em áreas onde os fungos, que necessitam de umidade.


Formigas já eram boas agricultoras 30 milhões de anos atrás

Novo estudo demonstra que, milhões de anos antes dos humanos, as formigas controlavam o ambiente para cultivar alimentos, mesmo em condições desfavoráveis, A formiga saúva é um dos tipos de espécies agricultoras que vivem no Brasil VEJA.com/Folhapress/Folhapress
Há 30 milhões de anos, as formigas

Revolucionaram a agricultura para lutar contra a seca. Elas começaram a plantar seus próprios alimentos – fungos, no caso – em ambientes onde a umidade era baixa e a comida não crescia em estado selvagem. Tudo isso muito antes de os humanos desenvolverem suas próprias técnicas de plantio, o que, segundo as estimativas,

Aconteceu cerca de 19.000 anos atrás. Em um estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica britânica Proceedings of the Royal Society B, um grupo de pesquisadores indica que os pequenos insetos já possuíam uma agricultura sofisticada o suficiente para criar extensas plantações de fungos nos habitats secos da América do Sul.

“Essas sociedades sofisticadas de formigas agricultoras vêm praticando agricultura sustentável em escala industrial há milhões de anos”, disse em comunicado Ted Schultz, do Museu Nacional de História Natural Smithsonian nos Estados Unidos, coautor do estudo. “Estudar a sua dinâmica e como as suas relações com os fungos

Evoluíram pode oferecer lições importantes para os nossos próprios desafios com as nossas práticas agrícolas. As formigas estabeleceram uma forma de agricultura que fornece toda a nutrição necessária para suas sociedades usando uma única cultura que é resistente a doenças, pragas e secas em uma escala e nível de eficiência que rivalizam com a agricultura humana.”

ajax loader 2x - Formigas Podem Ter Inventado Agricultura Para Combater a Seca

(Visited 17 times, 1 visits today)
Formigas Podem Ter Inventado Agricultura Para Combater a Seca
× Whatsapp 99556-4343