O que você acha? A palavra correta é dedetização ou detetização? Essa é uma dúvida muito comum na hora de falar ou mesmo de pesquisar pelo serviço na internet.
Talvez você mesmo tenha chegado até aqui justamente fazendo essa pesquisa, buscando uma empresa para eliminar os insetos da sua casa ou empresa, certo? Continue a leitura e descubra a versão correta desta palavra e o que está por trás disso.
Qual é a origem da palavra dedetização?
Como você deve ter percebido pelo título, a versão correta é dedetização.
Para entender de onde veio esse nome, repare no exemplo a seguir: quando vamos digitalizar um documento, geralmente utilizamos a palavra “escanear”, em função do uso do scanner, equipamento necessário no processo.
Com a dedetização ocorre o mesmo: a origem do verbo dedetizar vem do produto pesticida utilizado para combater infestações de parasitas nas lavouras, o diclorodifeniltricloroetano, conhecido pela sigla DDT. Assim, a aplicação do DDT ficou popularmente conhecida como dedetização.
Barato e altamente eficaz, o DDT foi considerado o primeiro pesticida moderno, sendo bastante utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. O produto era empregado nas lavouras como forma de controlar infestações de parasitas.
Porém, o uso desmedido ocasionou a contaminação do solo e dos alimentos. Em humanos, o contato tinha potencial de causar distúrbios sensoriais, dificuldades respiratórias e até o óbito.
Aos poucos, o pesticida foi sendo abandonado. No Brasil, a fabricação, a comercialização e o uso foram proibidos em 2009, com a sanção da Lei nº 11.936. Quanto à nomenclatura do serviço de dedetização, ela não corresponde mais à realidade das imunizadoras.
Muitas empresas ainda usam o termo porque ele é mais conhecido entre o público – também vamos utilizar a palavra “dedetização” ao longo deste texto para facilitar a compreensão. No entanto, o segmento adotou o termo controle de pragas.
No vídeo a seguir, Emerson Hoffmann, o Dr. Antipragas, explica em detalhes a origem da palavra dedetização, porque o termo está ultrapassado e quais são as melhores práticas para combater as pragas urbanas atualmente. Confira!
O que substituiu o DDT?
Com a comprovação dos efeitos danosos à saúde pública e ao ambiente, além de proibir o uso do DDT, a Agência de Vigilância Sanitária e o Ministério da Saúde do Brasil regulamentaram o uso de Produtos Domissanitários em locais com circulação de pessoas.
Isso significa que as empresas de dedetização não podem usar produtos agrícolas (agrotóxicos) na sua casa ou local de trabalho.
Isso é muito importante: na hora de contratar, pergunte para o prestador de serviço se os produtos são realmente domissanitários, pois estes são desenvolvidos com uma tecnologia que garante mais segurança para a vida das pessoas e maior toxicidade para as pragas.