A Desratização é o Serviço Específico de Controle de Ratos – Ratos estão por todo o lugar, são verdadeiras pragas em qualquer lugar do mundo.
Notícias destas semana mostraram que os ratos não têm preconceito na hora de invadir ambiente: desde o Ministério francês até o estádio do time Arsenal sofrem com problemas de infestação. Não é possível eliminá-los completamente, mas é possível controlá-los através de métodos inteligentes na desratização.
A desratização é um serviço realizado pelas controladoras de pragas e vetores através de método específicos que levam em conta os hábitos e a biologia dos roedores. Com ajuda especializada, os ratos podem ficar longe do seu espaço por um bom tempo. Não é possível controlar todas as variáveis de atratividade do bichano, mas é possível prevenir com uma rotina adequada.
O que atrai os ratos?
Locais que contenham abrigo, de preferência escuro, úmido e mal ventilado.
Espaços que possuem abundância de alimentos e água.
Ambientes com acesso para a sua entrada.
Quais são as espécies mais comuns de roedores?
É importante tentar identificar qual o rato é responsável pela infestação e pedir ajuda especializada através da desratização. As espécies mais comuns de roedores encontradas no Brasil são 3:
Ratazanas (Rattus norvegicus)
São comuns em áreas urbanas. É a maior das três espécies, possuindo comprimento de até 25 cm. Possui orelhas pequenas, calda grossa e curta e pelo castanho-acinzentado. Um dos sinais das ratazanas são seus excrementos grandes e escuros. É difícil eliminar a ratazana pois elas estranham tudo que é novo no ambiente e podem não cair fácil em armadilhas.
Rato de telhado (Rattus rattus)
O rato de telhado, como o próprio nome sugere, prefere se abrigar em locais altos como telhados, forro e outros ambientes similares. É o intermediário dos roedores em relação ao tamanho, que chega a cerca de 22 cm de comprimento.
Possui a cor preta/grafite, cauda fina e longa e orelhas longas quase sem pelos. Possuem hábitos noturnos. Os gatos e as ratazanas são seus maiores predadores.
Camundongo (Mus musculus)
O camundongo é o menor roedor destas 3 espécies. Mede cerca de 9 cm. Diferente da ratazana, ele é curioso por natureza e pode cair fácil em uma armadilha. É a espécie que mais se aproximou e estreitou laços com o homem.
É agitado, possui cor cinza, rabo com mesmo tamanho do corpo. Livrar-se dos ratos não é uma tarefa fácil, já que não é possível exterminá-los. A palavra certa é controle, que deve ser feito de maneira adequada sem fornecer risco para as pessoas e o meio ambiente, além dos outros animais. Um produto de combate aplicado de forma errada, inclusive, pode atacar os predadores naturais dos ratos e causar desequilíbrio no ecossistema. Pense nisso na hora de contratar os serviços de desratização.