Algumas Pessoas Atraem Mais Mosquitos do que Outras – “Você tem mel!”; “Esses mosquitos só gostam de homem!”; “Meu sangue deve ser ruim!”.
Qualquer pessoa que já passou uma temporada na praia ou no campo já ouviu este tipo de comentário. Eles são variações sobre um mesmo mistério: por que algumas pessoas parecem atrais mais mosquitos do que outras?
O que atrai mosquitos?
A ciência, é claro, tem suas explicações, e nós vamos passar as mais interessantes para vocês. Em tempos de Zika, Dengue ou Chikungunya, é sempre bom ter armas para evitar as picadas.
Acredite: os mosquitos são capazes de sentir nossos odores a até 50 metros de distância. E eles simplesmente adoram o cheiro de substâncias que afloram à nossa pele, como esteroides, colesterol ou ácido úrico. Isso não significa necessariamente que os mosquitos preferem quem tem colesterol alto, e sim quem está metabolizando mais dessas substâncias e as eliminando pela pele.
#4 – Respiração
Ao respirarmos, consumimos oxigênio e eliminamos gás carbônico. E a quantidade de gás carbônico eliminada também serve de parâmetro para a voracidade dos mosquitos. Quanto mais potente for a respiração, maior a capacidade de atrais o bichinhos. É por isso que muitas vezes homens corpulentos acabam sendo mais atrativos.
Infelizmente, mulheres grávidas também exalam uma quantidade acima da média de gás carbônico, o que as torna atraentes.
#3 – Calor e movimento
Ao fazermos muito exercício, respiramos mais intensamente e suamos mais, uma vez que a temperatura corpórea tende a subir. Pimba! Esta conjunção de fatores também atrai os mosquitos, uma vez que o ácido lático dos músculos, eliminado pelo suor, também os atrai.
Traduzindo: se você está na praia sem repelente, é preferível ficar imóvel admirando o pôr-do-sol do que jogando aquele vôlei ou frescobol.
#2 – A vitamina B1
De fato, a metabolização da vitamina B1 pelo organismo produz um odor que funciona como um repelente natural para os mosquitos. Porém, a ciência não chegou a um consenso sobre e efetividade de tomar tal vitamina via oral ou mesmo utilizar produtos à base deste nutriente na superfície da pele.
#1 – Curiosidades
O nosso sangue é fundamental para os mosquitos procriarem, uma vez que ele é utilizado para nutrir os ovos. Por isso, apenas as fêmeas nos picam. Os mosquitos estão na Terra há cerca de 170 milhões de anos, o que mostra que eles têm muita capacidade de adaptação.