Alguns Tipos De Escorpiões Que Brilham No Escuro
Escorpiões brilham no escuro quando expostos a luz ultravioleta (UV). Não importa que, à luz do dia, os animais sejam amarelos, translúcidos ou pretos. Sob luz negra, eles brilham com uma tonalidade fluorescente. Essa característica está presente nas diferentes espécies e aparece em fósseis com 430 milhões de anos.
Um novo estudo, publicado na última edição da revista Animal Behavior, oferece uma razão para tal propriedade: o corpo inteiro desses aracnídeos pode ser uma espécie de olho, que ‘sente’ as variações de luz e ajuda o animal a se proteger de predadores.
Em princípio, os escorpiões não sofrem por falta de olhos, pois algumas espécies possuem até seis pares. Mas, apesar da quantidade, os animais podem não enxergar muito bem. Segundo os cientistas, eles captam imagens em um tom azul-esverdeado.
Com seus corpos, porém, é possível que captem a luz invisível aos olhos.O biólogo Douglas Gaffin, da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, sugere que escorpiões percebem a luz UV em seus corpos e a transformam em pigmentos verdes, que podem ‘ver’.
Com isso, os animais identificam melhor o ambiente ao seu redor.Coletando escorpiões da espécie Paruroctonus utahensis no deserto para a pesquisa, Gaffin percebeu que os animais estavam sempre buscando abrigo sob pedras ou vegetação, mesmo na mais absoluta escuridão.
“Como eles conseguem encontrar uma folha e ficar embaixo dela na escuridão?”, questionou o cientista, em entrevista à revista americana Wired. “Pode ser uma espécie de alarme, que fica disparando até o escorpião encontrar abrigo. Qualquer sombra talvez desligue esse alarme”, completa.
Como não há muita sombra à noite, os cientistas concluíram que o corpo supersensível ‘sente’ a radiação ultravioleta do luar e de estrelas e planetas. Para comprovar isso, foram feitos testes com os animais em câmaras escuras. As cobaias passavam algum tempo no escuro e depois eram expostas a várias intensidade de luz.
E elas fugiam de sua fonte. Gaffin então cobriu os olhos dos escorpiões com papel alumínio e eles se tornaram menos sensíveis à luz azul-esverdeada, mas continuaram fugindo da luz UV com a mesma intensidade.O brilho dos escorpiões | Entenda porque os escorpiões brilham no escuro.
A pesquisa de nome “scorpion fluorescence and reaction to light” realizada por Douglas D. Gaffin, Lloyd A. Bummb e Matthew S. Taylor da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos identificou o motivo do brilho dos escorpiões quando expostos a luz ultravioleta mesmo que esses animais não possam enxerga-la.
Para o estudo foram utilizados cem escorpiões Paruroctonus utahensis.Durante a luz do dia os animais apresentam a coloração comum de acordo com cada espécie: amarelo, preto ou translúcido. Ao serem expostos sob a luz, eles passam a exibir uma coloração fluorescente.
O brilho está presente em todas as espécies, inclusive nos exemplares mortos a anos atrás. O estudo publicado na revista Animal Behavior indica que o corpo desses animais funcionaria de maneira parecida a uma espécie de olho, que na verdade sente.
A presença dos raios UV como uma forma de defesa contra possíveis ameaças.O biólogo Gaffin e sua equipe entenderam que a cauda desses animais seria extremamente sensível a luz que estimula as demais estruturas do corpo do escorpião, que enviam informações para o sistema nervoso.
Apesar da quantidade de olhos – algumas espécies chegam a ter seis pares – esses aracnídeos não possuem o sentido da visão muito bom. O corpo seria uma forma de detectar a luz ultravioleta e definir melhor o ambiente onde eles estão. O biólogo Gaffin na Universidade de Oklahoma.
Porque os escorpiões brilham no escuro?
Como os escorpiões foram coletados no deserto, e em plena escuridão e ainda sim, procuravam esconder-se embaixo de pedras e na pouca vegetação rasteira da região, acredita-se que esses animais fujam da radiação ultravioleta da lua e das estrelas.
Os escorpiões cobaias da pesquisa foram submetidos em testes dentro de câmaras escuras e em seguida foram expostos a luz da qual eles tentavam fugir. Gaffin então teve a ideia de cobrir os olhos dos escorpiões com papel alumínio para evitar a incidência direta da luz.
Mas os escorpiões tentavam fugir da mesma maneira. Por fim, tentaram utilizar o protetor contra raios UV semelhante ao que usamos nas praias e piscinas, o que resultou na desorientação dos animais que posteriormente os levou a morte.
Porque os escorpiões brilham no escuro?
A conclusão dos cientistas é de que o exoesqueleto dos escorpiões revestido de quitina identifica a luz ultravioleta. Agora o próximo passo é tentar reduzir o impacto que a luz causa a esses seres vivos.
Os Escorpiões Brilham No Escuro!
De manha uma cor a noite de outra .A partir do momento que são iluminados os escorpiões através de raios ultravioleta de luz negra eles adquirem uma cor azul brilhante. O efeito acontece devido aos raios que atingem o escorpião ser convertido em proteínas dos seus exoesqueletos em luz.
Muitas pesquisas indicam que isso poderá até mesmo ser um mecanismo de defesa dos aracnídeos para medirem as quantidades de luar que brilham sobre eles. E por serem criaturas noturnas eles preferem ficar escondidos em noites que são muito iluminadas.
Biólogos da Universidade de Oklahoma estudaram a habilidade dos quelicerados e chegaram a algumas conclusões sobre sua “funcionalidade” evolutiva. Douglas Gaffin, coordenador da pesquisa, explicou em um artigo científico que a função da fluorescência ainda não foi totalmente desvendada.
Aparentemente, o corpo do escorpião é um fotossensor capaz de sentir a luz. A interpretação das informações do ambiente torna a busca de abrigo mais eficiente, haja vista que o quelicerado sentirá quando qualquer parte do seu exoesqueleto estiver escondido da luz.
É na energia de Escorpião que seremos confrontados com nossos conteúdos ocultos, sejam venenos a serem purgados ou talentos ainda não reconhecidos, que precisam, em ambos os casos, chegar à luz da consciência. E essa luz – ó mistério da vida – costuma se engendrar na hora mais escura de nossa noite interna.
Não foi à toa que os antigos representaram esse aspecto da natureza na figura de um escorpião, animal misterioso que age melhor na completa escuridão. Sobreviver é lei instintiva para o escorpião, tanto que ele é uma das criaturas mais antigas da Terra, capaz de se ajustar a todos os habitats.