Aumento De Insetos Na Primavera: Auge Do Período Reprodutivo –
Setembro chegou e com ele, a primavera. Mas engana-se quem pensa que nessa estação tudo são flores. Na primavera, que começa oficialmente dia 22 de setembro, os dias ficam mais quentes e úmidos, o que favorece o aumento de diversos insetos e pragas urbanas. Durante o inverno, com dias mais curtos, os insetos aproveitam para “descansar”.
Com a chegada da primavera porém, esses bichos despertam e saem em busca de parceiros para o acasalamento. Logo, eles se reproduzem em grande quantidade e proliferam por todas as regiões.Formigas, cupins, baratas e mosquitos são bons exemplos de insetos que ficam mais ativos nesse período e causam bastante incômodo nos ambientes,
Tanto dentro das casas como nas empresas e indústrias. Ratos, escorpiões e morcegos são outras pragas urbanas que também são comuns nessa época e geram ainda mais transtorno.Além do incômodo que é ter esses bichos por perto, eles podem causar prejuízos. Os cupins, por exemplo, destroem móveis e até casas e há também as traças,
Mas, ainda mais grave é o fato deles serem uma ameaça à saúde, já que transmitem diversas doenças e podem levar até à morte, no caso do escorpião. Para evitar essas situações e se livrar de riscos, é necessário uma dedetização de qualidade, feita por uma empresa qualificada e especializada. Ainda mais ideal
É que a desinsetização seja feita antes do período de reprodução, como no início do mês de setembro. Assim, você se livra das pragas urbanas e pode aproveitar toda a primavera com segurança e conforto! Mesmo com as temperaturas altas ainda é primavera e a estação, conhecida como a das flores, também poderia ser lembrada como a dos insetos.
Apesar de incomodarem em algumas situações os isentos não devem ser mortos, apenas capturados e soltos. Eles são importantes para o funcionamento de diversos ecossistemas porque são utilizados como alimento por vários animais, pássaros e peixes.Nessa época do ano, alguns insetos que são grandes polinizadores das flores.
Aparecem em grande quantidade. “É uma explosão de vida, o auge do período reprodutivo. Devido às altas temperaturas e a baixa umidade vai acontecer a reprodução”, explicou o biólogo Marco Túlio de Freitas.Além dos insetos que causam tanto incômodo nessa época do ano outro fato que marca a primavera é o canto das cigarras. “
Quem canta é o macho justamente para atrair a fêmea e há uma disputa de quem canta mais alto, por isso, a gente ouve tanto barulho”, disse Marco Túlio.O gestor ambiental Paulo Henrique Lopes reproduziu um projeto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que captura os insetos e deu certo.
Fermento biológico e água ele montou em uma garrafa pet uma espécie de armadilha. É preciso escurecer o pote e os insetos ficarão presos. “Você coloca o fermento biológico, o açúcar mascavo e o inseto é atraído porque o fermento exala CO2. Quando ele é atraído, fica preso no melaço e não consegue sair porque ele também perde o senso.
Mas outras alternativas podem ser ainda mais fáceis para a dona de casa. “É muito comum usar vela de andiroba, casca do abacaxi e da laranja, que também emitem cheiro que atrai os insetos”, disse o gestor ambiental.Desde que os insetos começaram a aparecer na casa da aposentada Divina Carvalho o sossego foi embora.
Os bichos estão por toda casa e são muitos. “Escureceu que seja, acendeu a lâmpada, eles aparecem e ficam a noite inteira fazendo barulho, ferroando as crianças”, contou Divina. A neta de apenas dois anos foi picada na perna por um deles. Por precaução a avó levou a criança ao médico. “Ela chorou e eu ficava procurando até que eu vi os bichos.
O movimento do planeta Terra em torno do Sol, com a inclinação do eixo em relação ao seu plano de órbita é responsável pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre em uma determinada época do ano. Esse fenômeno dá origem ás estações do ano. Durante a primavera é esperada, também, maior precipitação pluviométrica.
As temperaturas aumentam gradativamente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Contudo, as entradas de massas de ar frio oriundas de latitudes mais altas, podem ainda provocar queda nas temperaturas especialmente no Sul e Sudeste do país. Na Região Sul, ocorrem poucas alterações, sendo o regime praticamente uniforme ao longo do ano.
No trimestre setembro, outubro e novembro, a maior parte do Nordeste encontra-se na sua estação seca, exceto no sul dos Estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia.No centro – sul da Região Norte, o período chuvoso inicia-se nos meses de outubro e novembro, com o aumento gradativo de ocorrência de pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.