Como Lidar Com a Chegada De Aleluias?

Como Lidar Com a Chegada De Aleluias?

Como Lidar Com a Chegada De Aleluias?

Com a chegada das altas temperaturas e altos níveis de umidade no Rio Grande do Sul aparecem as Aleluias, também conhecidas como Siriris ou Sararás. Podemos vê-las em grandes quantidades, especialmente ao entardecer dos dias mais quentes, ao redor das luzes dos postes das ruas. 

O chato é quando as encontramos dentro das nossas casas, voando enlouquecidamente ao redor dos lustres e abajures. Esse fenômeno é conhecido como revoada de aleluias. Mas você sabe por que as aleluias são um problema?


Aleluias São Cupins!

Sim, isto mesmo. As aleluias são as formas aladas e reprodutoras dos cupins. Estes insetos encontram no calor e na umidade as condições ideias para sua reprodução. Quando vemos as revoadas é justamente porque a colônia está em período reprodutivo e em busca de formar novos ninhos.


Por Que As Aleluias São Um Problema?

Justamente por ser uma forma de cupim, já que se alimenta de celulose (na forma de árvore, viva ou morta, além de papel), colocando os móveis da nossa casa em perigo! Quando a nova colônia se instala sem percebermos, estas pragas vão alimentando-se silenciosamente das madeiras da nossa casa, de dentro para fora.


Como Posso Evitar As Aleluias Na Minha Casa?

Para evitar que as revoadas aconteçam dentro da sua casa é muito simples: basta fechar todas as portas e janelas, de preferência antes do entardecer, e apagar todas as luzes.


E Se Os Cupins Já Estiverem Nos Meus Móveis?

Neste caso, aconselhamos que você contate uma empresa séria e regulamentada para fazer uma análise da situação. A dedetizadora certa irá identificar a gravidade do problema e qual o método mais adequado de descupinização.


Curiosidade: O Ciclo De Vida Dos Cupins

Começa com a revoada das aleluias:  Elas deixam suas colônias para acasalarem e formarem novos grupos.

Fertilização: 

Assim que o macho fertiliza a fêmea, tornam-se rei e rainha de sua nova colônia e estarão no centro do ciclo de vida, pois serão os responsáveis pela reprodução da espécie.

Ovos e larvas:

A fêmea depositará seus ovos no ninho, que futuramente se tornarão larvas.

Cupins maduros:

 As larvas crescerão e se desenvolverão em uma destas três castas:

Operários:

São responsáveis pela coleta dos alimentos, nutrição dos demais membros da colônia, cuidado com os jovens e ovos e construção dos ninhos e galeria.

Soldados: 

São responsáveis pela defesa da colônia.

Cupins reprodutivos

Objetivam, através da reprodução, formar novas colônias. Quando encontram um local apropriado (nova madeira), um dos indivíduos se tornará o rei, e o outro, a rainha, cuja responsabilidade por toda a vida é apenas uma: reproduzirem.


Tudo Sobre Cupim Com Asas (Siriris)

Quando uma colônia de cupins chega a um certo tamanho (uma colônia madura – que pode levar de 3 a 5 anos), eles começam a produzir os alados (também conhecidos como: cupins voadores, aleluia ou siriri), ou formas aladas. Esses cupins com asas são maiores que os cupins operários, de cor mais escura.

E têm olhos compostos para permitir que eles vejam durante o vôo nupcial. O tempo da primavera é quando a maioria das colônias de cupins começa a se espalhar.Isso geralmente ocorre após um período de chuva, seguida por um clima quente e ensolarado desta época do ano.

O enxame é uma ocorrência natural que acontece quando uma colônia de cupins estar muito povoada. Vendo estes maciços enxames de térmitas voando pode ser bastante aterrorizante para algumas pessoas, quando na realidade os enxames não causam nenhum dano estrutural.

Para falar sobre cupins alados é preciso dar uma repassada breve na termitologia, que é a ciência que estuda os cupins. Os cupins são uma ameaça à integridade de móveis, imóveis e plantações no mundo todo, no último ano, causou prejuízos na casa de 5 bilhões contados somente danos grandes monta, deixados de lado aqueles danos individuais.

Portanto proteger propriedades e plantações parece ser uma boa forma de evitar gastos maiores. Vale lembrar que a maioria dos seguros não cobrem danos causados por cupins, então a melhor medida é realmente a prevenção.


O que são cupins voadores?

Cupins são insetos que pertencem à ordem dos Isopteras, também são conhecidos como Formigas Brancas, Térmitas, quando estão em época de acasalamento adquirem asas, e são conhecidos como Siris, Siriris, Formigas brancas aladas ou Aleluias. Os cupins, a exemplo das formigas e abelhas.

São insetos sociais, o que significa dizer que cada indivíduo tem sua função bem definida dentro da comunidade de cupins.


Descrição dos cupins

A descrição dos cupins varia um pouco de espécie para espécie. Entre as diferenças nota-se que sua cabeça tem tamanhos variados, quando alados tem olhos, quando não alados, seus olhos são atrofiados, tendo apenas dois ocelos (pequenos olhos próprios de alguns insetos).

Suas antenas são moniliformes (parecido com contas de rosário), são seres mastigadores. Apesar de serem conhecidos em algumas regiões como formigas brancas, eles não são da mesma família, mesmo as formigas aladas se diferem dos cupins conhecidos como formigas brancas aladas em algumas regiões. 

As formigas de asas têm a cintura afinada enquanto os cupins alados têm a cintura reta, as antenas das formigas são curvas, enquanto as dos cupins são retas, também nas asas há muita diferença, enquanto os cupins têm quatro asas de igual tamanho, as formigas têm também quatro asas, porém de tamanhos diferentes.

O corpo das formigas também tendem a ser um pouco maior que o dos cupins. Algumas espécies de cupins causam danos enormes em plantações, comendo desde a raiz até o tronco de árvores, cereais ou tubérculos. ​


Classificação dos cupins

É importante o conhecimento de cada uma para ser possível a distinção e classificação correta:

Os Kalotermitidae

São a espécie que atacam a madeira, e dentro dessa, seja de um móvel, um batente, ou qualquer tipo de madeira, formam galerias ou câmaras que servem como colônias, essas colônias não costumam ser muito grandes, nem volumosas, mas às vezes são bastante extensas; 

Os Rhinotermididae

São os cupins subterrâneos, ou cupins de solo, formam imensas colônias que ficam total ou parcialmente abaixo do solo, mas se alimentam das plantações e madeiras acima do solo, é o grupo que mais causa estrago no mundo todo; 

Os Termitidae

São os mais conhecidos, eles constroem seus ninhos, ou termiteiros, que formam montes acima do solo, ou em cima de árvores, também se alimentam de madeira e seus derivados. 

ajax loader 2x - Como Lidar Com a Chegada De Aleluias?

(Visited 31 times, 1 visits today)
Como Lidar Com a Chegada De Aleluias?
× Whatsapp 99556-4343