Condomínios Devem Ser Dedetizados a Cada Seis Meses –
Todo prédio precisa, de tempos em tempos, passar por um serviço especializado de dedetização. O objetivo é se livrar de insetos e roedores indesejáveis e manter a saúde dos moradores.Apesar da limpeza diária, é necessário um cuidado maior de tempos em tempos, para garantir a higienização das áreas comuns,
E assegurar o bem-estar de todos.Na hora de dedetizar o seu prédio ou condomínio, procura uma empresa especializada, faça um orçamento e livre-se das indesejadas pragas urbanas.
Condomínios devem fazer desinsetização a cada seis meses
A desinsetização preventiva é obrigatória em todos os condomínios. O controle das pragas urbanas, como baratas, formigas, aranhas e ratos, é recomendado nas áreas comuns dos prédios – salão de festas, churrasqueiras, garagens, corredores – pelo menos a cada seis meses, segundo o Instituto Biológico, de São Paulo.
Os cuidados na hora de contratar o serviço foram mostrados no quadro “Meu Condomínio Tem Solução”, do SPTV, nesta quarta-feira (17). Conte o que está acontecendo no seu prédio: problemas, soluções criativas e casos inusitados. As melhores histórias você vai ver no SPTV 1ª Edição. Os corredores e as lixeiras.
São pontos estratégicos. Contudo, escolher a empresa que vai fazer o serviço não é tão simples. Primeiro o administrador do prédio tem que fazer o orçamento com várias empresas. O valor cobrado gira em torno dos R$ 1.700 e deve estar embutido na taxa do condomínio. Enquanto os técnicos aplicam os produtos químicos.
A orientação é que os moradores fiquem dentro dos apartamentos, pois o veneno faz mal para a saúde de qualquer um. Crianças e animais de estimação são mais sensíveis, por isso todo o cuidado com o cheiro forte deve ser tomado. Para a aplicação, é preciso que a administração do prédio determine data e hora.
Cuidados Na Dedetização
Os produtos utilizados são venenos que fazem mal a saúde de todos, portanto é contra-indicado tanto para humanos, quando para animais. As pessoas que são alérgicas não podem passar pelo local por três horas depois da desinsetização. Para os animais domésticos é preciso tomar ainda mais cuidado, eles podem até morrer.
Se inalarem ou lamberem o produto.A desinsetização não pode ser realizada junto com a limpeza da caixa d’água, pois o veneno passado nas áreas comuns pode contaminar a água. Essa é uma dica muito importante porque muitas empresas fazem os dois serviços ao mesmo tempo.
Entenda como deve ser a dedetização em condomínios
Pragas urbanas trazem inúmeros prejuízos aos moradores das grandes cidades, inclusive problemas de saúde. Com a verticalização do espaço geográfico, houve o crescimento de edifícios residenciais em muitas cidades brasileiras. Dessa maneira, torna-se necessário que sejam tomadas medidas a fim.
De conter o surgimento da proliferação de insetos, ratos e animais peçonhentos nos condomínios, além da exigência específica desse combate em várias legislações estaduais e municipais. Manter um ambiente limpo, seguro e organizado é dever de todos os moradores. Por isso, a dedetização em condomínios é fundamental.
Como funciona o processo de dedetização
Dedetizar um ambiente pode ser feito por meio de três métodos: pulverização, aplicação de pó químico ou aplicação de gel. Todos os processos devem ser feitos somente por empresas certificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A seguir, confira como funciona cada um desses métodos:
Usando pulverização na dedetização
Nesse processo, primeiramente há uma vistoria dos possíveis focos para a proliferação de vetores e de pragas. Como, na grande maioria das vezes, a dedetização dos condomínios ocorre nas áreas externas do edifício, o profissional aplica o veneno por meio de um jato — o pulverizador. É importante destacar que os moradores.
Usando pó químico na dedetização
O uso do pó químico é eficiente no controle de pragas, principalmente de baratas. Esse produto é polvilhado principalmente nas fendas e frestas das paredes.A atividade residual é mais longa, diminuindo a chance de os insetos sobreviverem.
Usando gel na dedetização
O gel apresenta algumas vantagens em comparação aos outros produtos. Ele não tem cheiro e não necessita da evacuação das pessoas e animais do local.Um fator diferencial do gel é o efeito “canibalismo de carcaças”. Ao ingerir o produto, o inseto provoca a contaminação de outros animais que se alimentam do seu corpo.
aumentando a taxa de sucesso da dedetização.Agora que você já conhece os principais processos utilizados, vamos analisar os procedimentos que devem ser adotados no seu condomínio para eliminar ratos, baratas, cupins e outros animais sinantrópicos — organismos que, apesar de não serem domesticados.
Procedimentos anteriores à aplicação dos pesticidas
Cabe ao síndico realizar uma análise dos preços praticados pelas empresas prestadoras de serviços de dedetização. Após isso, é recomendável que os moradores sejam informados sobre algumas recomendações, por exemplo, retirar as crianças e os animais domésticos das áreas que vão ser dedetizadas.
Além disso, muitas pessoas pensam que o ambiente deve ser limpo após a dedetização, mas a atitude correta é higienizá-lo antes do procedimento, de forma a deixá-lo pronto para a aplicação dos produtos químicos.
Com que frequência deve ser feita a dedetização em condomínios?
Essa pergunta é muito importante. Antes de tratar, o melhor é prevenir, correto? Dessa forma, esse prazo é um pouco variável, mas a maioria das empresas recomenda que ela seja feita de três em três meses.Mas essa perspectiva não é fixa. Se houver uma proliferação de pragas no seu condomínio.
faça uma nova aplicação o mais breve possível. Lembre-se também de que o controle e o monitoramento dos possíveis focos são atitudes importantíssimas.Nosso post conseguiu esclarecer suas dúvidas envolvendo a dedetização em condomínios? Então, siga-nos no Facebook para ficar informado sobre os últimos conteúdos do blog.