Controle de Praga – Como Eliminar Carrapato em Casa
Carrapatos vivem nos ambientes, não nos animais, Esses parasitas habitam cada vez mais nas residências, independente da classe social. Basta haver no local “alguém que os carregue”, ou seja, um cachorro ou um gato e até mesmo você. Além da coceira características que causam nos animais ou nas pessoas devido ás picadas, os carrapatos são transmissores de zoonoses doenças transmitidas por animais.
Controle de Praga – Tudo Sobre Os Carrapatos
Os carrapatos podem subir muros e paredes, vindos da vizinhança, e uma fêmea pode colocar até 4.000 ovos de uma vez só. Por isso, o combate de uma infestação exige cuidado por um bom tempo. Eles “escalam” muros e cercas, também podem ser transportados pelos animais e pelo homem.
Ao contrário do que muitos pensam, os carrapatos vivem nos ambiente, não nos animais. O controle de carrapatos deve ser realizado com produtos específicos para o ambiente. Como uma Dedetização. Que irá eliminar a presença dessa praga em seu ambiente, evitando que você, sua família e seu pet vire hospedeiro do carrapato.
Os carrapatos preferem viver em locais altos, escondidos e secos, como frestas e cantos de paredes ou muros, embaixo de tampos de mesa e bancada.
Controle de Praga – Carrapato Hospedeiros
Os propósitos dos carrapatos é subirem em animais se alimentarem do sangue e depois descer para o ambiente. Cada vez mais a infestação dessa praga tem aumentado no Brasil. Além disso, 91% admitiram que fosse comum os animais apresentarem doenças transmitidas por carrapatos. O que reforça a necessidade de não só combater, mas também controle constante desses parasitas.
Controle de Praga – Passos Para Acabar Com Os Carrapatos
Os carrapatos representam um grande problema na criação de cães e gatos. Além da sua alta resistência, são transmissores de doenças como erliquiose em cães, e febre maculosa em humanos, enfermidades que podem levar à morte.
Por isso é sempre importante ficar atento às possíveis infestações de carrapatos, utilizando métodos de prevenção e controle tanto no animal quanto no ambiente. O carrapato possui quatro estágios de desenvolvimento. Em todos os estágios ele passa pelo ambiente e pelo hospedeiro, onde fica por um longo período se alimentando.
Dessa forma, ao cair no ambiente e retornar para alimentação nos três estágios (larva, ninfa e adulto), o carrapato pode parasitar três animais diferentes, favorecendo a disseminação da doença. Quando no ambiente, o carrapato busca abrigo, normalmente próximo ao hospedeiro.
Assim, é comum identificar a presença de carrapatos em frestas de paredes. E pisos, e em vegetação próxima ao local de descanso do animal. Para entender a importância do controle ambiental, é preciso conhecer o ciclo do carrapato.
Portanto veja abaixo 5 passos de como evitar ou acabar com a infestação de carrapatos:
1º Evite contato do seu pet com animais e ambientes possivelmente infestados. Normalmente os carrapatos do ambiente ficam na vegetação aguardando o hospedeiro. Locais onde há trânsito de animais (parques e praças), principalmente onde a vegetação é alta, devem ser evitados.
2º Limpe o ambiente. Carrapatos gostam de ambientes com frestas, madeiras, entulho, vegetação alta, e outros locais em que eles podem se abrigar da luz solar. É importante limpar o ambiente o máximo possível, jogando fora ou retirando de perto do animal itens que não são mais utilizados. Recomenda-se também fazer uma limpeza minuciosa com um aspirador de pó.
3º Dedetize o ambiente. Utilize produtos inseticidas no ambiente, preferencialmente a base de piretróides. O Cypermeit, produzido pela Vansil Saúde Animal, é à base de cipermetrina, e controla não apenas carrapatos, como também moscas e pulgas.
Como em seu ciclo há fases em que eles saem do animal para muda (até se tornarem adultos), subindo novamente para alimentação, é importante focar nos locais onde o pet passa maior parte. Do tempo, e em todo o local suscetível ao redor, como frestas e cantos de parede próximos. É necessário retirar o animal do local a ser tratado.
Repita a dedetização após uma semana para eliminar os parasitas remanescentes. Ao aplicar o inseticida, eliminamos os carrapatos jovens e adultos. Porém os ovos continuam no ambiente, e é importante aguardar o período de eclosão (4 dias) para melhor alcance dos carrapatos restantes. *Sempre leia a bula dos produtos utilizados.
Os inseticidas em geral são produtos químicos, e exigem medidas de segurança para evitar qualquer transtorno ou intoxicação (da pessoa ou do animal). Portanto sempre siga as instruções descritas na bula para melhor eficácia, e fale com um Médico Veterinário em caso de dúvidas.
4º Utilize produtos repelentes no animal. É importante utilizar algum produto repelente no animal. O Citronat, também produzido pela Vansil Saúde Animal, é à base de óleo de citronela, sendo indicado no auxílio e prevenção de carrapatos, pulgas e moscas.
5º Trate o animal caso ele esteja infestado. Caso o cão ou gato esteja infestado (se você achou ao menos 1 carrapato nele) é necessário utilizar algum medicamento veterinário específico para eliminação de carrapatos. Hoje no mercado já existem várias opções, consulte um médico veterinário para lhe ajudar na escolha. O auxílio de um veterinário quando ocorre o surgimento de carrapatos e pulgas é extremamente importante.
Controle de Praga – Como Matar Pulgas e Carrapatos em sua casa
As pulgas e os carrapatos podem ser um incômodo tremendo em casa, problema que continuará até ser combatido corretamente. Para eliminar as pestes definitivamente, é preciso tratar os animais de estimação e a casa (de dentro para fora), além de realizar uma limpeza geral.
Por mais que os carrapatos não costumem causar infestações tanto quanto as pulgas, isso ainda é possível, e o fato deles transmitirem doenças aumenta a sensação de urgência da situação. As pulgas e os carrapatos costumam entrar em casa através dos animais, logo, o melhor modo de prevenir infestações é proteger os bichos de estimação.
Controle de Praga – Matando Pulgas e Carrapatos em casa
Trate os animais de estimação. Ao encontrar uma pulga ou um carrapato dentro de casa, é provável que eles estejam presentes em algum animal de estimação. Dê um banho em todos os bichos da casa com um shampoo especial formulado para matar pulgas e carrapatos: Molhe o pelo do animal em uma banheira ou ao ar livre.
Aplique o shampoo e massageie-o no pelo do bicho. Deixe o produto agir por alguns minutos Enxágue os pelos do animal.