Controle de Pragas – Manter o seu comércio livre de pragas
Tão fundamental como a organização de um comércio, está o controle de pragas. Condições favoráveis no ambiente de trabalho são essenciais não apenas para a equipe de trabalho, mas para zelar também pelos clientes. Um ambiente limpo e higiênico chama a atenção do consumidor. O contrário acontece, se este cliente estiver na loja, empresa, indústria e encontrar um rato ou baratas. Além de poder denunciar o comércio.
Por isso, todo cuidado com a higienização é fundamental. E quando se tratar de estabelecimentos alimentícios o cuidado é redobrado. Vamos mostrar alguns motivos pelo quais você deve zelar para que seu ambiente esteja longe das pragas urbanas. Importante para a qualidade dos produtos: Independente do tipo de comércio dentro do setor alimentício, um restaurante, bar ou supermercado, é fundamental que o estabelecimento.
Siga as regras e deixe o ambiente longe de pragas urbanas, para garantir a qualidade dos alimentos, produtos e segurança para os clientes. Legislação em estabelecimentos: Existe uma Resolução de Diretoria Colegiada RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004 onde todos os estabelecimentos de alimentos deve seguir esta resolução na qual se dirige a tomar providências quanto ao controle de pragas urbanas nesses locais quais sãos estes.
Cozinhas de grandes empresas, bares, restaurantes, lanchonetes, cantinas, entre outros, onde o alimento se faz presente. Conforme consta no item 4.3.1, assim define: “A edificação, as instalações, os equipamentos devem ser livres de vetores e pragas urbanas”. Então, é dever do proprietário cuidar do seu local para o controle das pragas. Pode causar risco de contaminação: Você já deve ter ouvido falar de alguém que foi em um bar, restaurante.
E depois passou mal. A causa pode ter sido a contaminação de pragas em alimentos. Isto porque, algumas pragas são responsáveis pela transmissão de doenças como disenteria, difteria, salmonelose, tuberculose, entre outras. Por isso, tudo cuidado em higiene é pouco. Por mais que o ambiente transpareça ser limpo, é preciso ter atenção com algumas pragas que costumam se instalar dentro de caixas de papelão, embalagens plásticas.
Ou até mesmo em sementes e grãos. Dados de pessoas contaminadas: Prova disso é que muitas pessoas ainda continuam se contaminando em estabelecimentos alimentícios em decorrência do ataque das pragas urbanas. Por exemplo, um pacote velho de bolacha pode ser o local perfeito para instalação de pragas. Neste caso, especialmente em grandes indústrias o cuidado deve ser diário, para que seja feita observação nos alimentos .
Controle de Pragas – Condições favoráveis
Todo o ambiente no comércio deve se atentar para esses detalhes e ter alguém responsável por esse serviço. Um terreno baldio perto do comércio pode, por exemplo, favorecer a entrada de ratos aumentando o risco de contaminação na comida. Os cupins podem trazer sérios danos para as prateleiras ou materiais de madeira. O cuidado com este ramo não deve ser feito apenas verificando. Ele inicia na verdade, desde a armazenagem.
Controle de Pragas – Serviço autorizado
As empresas especializadas neste tipo de serviço são as empresas de dedetização que farão o manejo e controle das pragas. Recomenda-se que o dono do comércio tenha uma parceria com alguma empresa dedetizadora, já que está parceria deve ser quase regularmente. A empresa especializada vai usar as melhores ferramentas, detectando a praga e utilizando agentes químicos como inseticidas e raticidas e medidas corretivas que respeitam o local da empresa, a equipe de funcionários, bem como os clientes, para não oferecer nenhum risco à saúde dele.
É necessário que o cliente, quando identificar algum caso onde há praga, faça a denúncia para secretária responsável que possa tomar medidas contra a empresa.A importância do controle de pragas no estoque do comércio
Controle de Pragas – Fazendo controle de pragas
O controle de pragas no estoque do comércio é decisivo para a qualidade dos produtos. E não é apenas as indústrias de alimentos que estão na mira. Acompanhe! O controle de pragas vai além do que os olhos dos clientes podem ver. Não basta ter um ambiente agradável para receber consumidores e não cuidar de forma adequada do setor de estoque de produtos. Isso vale não apenas aos restaurantes, supermercados ou indústrias de alimentos.
É obrigação em todas as áreas que trabalham com produtos, como roupas, calçados, bebidas, plásticos, peças, entre outros. Além de ser uma questão de higiene e organização, o controle de pragas no estoque do comércio garante a conservação dos produtos e evita a transmissão de doenças à funcionários e clientes. No seu comércio, como é feito este controle? Continue lendo e saiba mais sobre a importância de tê-lo.
Controle de Pragas – Comece pela higiene
Um controle de pragas eficiente começa pela higiene. O local reservado para o estoque do seu comércio deve receber higienização diária e estar organizado para armazenar os produtos de forma adequada.O estoque de empresas que lidam com alimentos, por exemplo, necessita de higienização para evitar a contaminação por pragas. Esse problema pode resultar na transmissão de doenças como tuberculose, disenteria, salmonelose, entre outras.
No entanto, como falamos na introdução do texto, nem só de alimentos vivem as pragas. Na indústria têxtil, elas também adoram estragar peças de roupas e causar prejuízos financeiros. Além de poderem transmitir doenças e causarem constrangimentos aos proprietários, esses pequenos animais podem, ainda, induzir acidentes de trabalho, como picadas/ferroadas.
Outros setores, como as indústrias de máquinas, peças, plásticos, entre outros, também podem sofrer sem um controle de pragas eficiente. Danificar os produtos é somente um dos problemas que esses seres “minúsculos” podem causar. Portanto, limpar o setor de estoque com frequência é essencial, afinal ninguém gostaria de ter um “criadouro” de pragas na empresa, não é?
Controle de Pragas – Adote um controle de pragas
As pragas não têm esse nome à toa. Inconvenientes sob todos os aspectos, podem ser moscas, baratas, ratos, formigas, cupins, aranhas, escorpiões, traças e outras mais. Elas adoram restos de alimentos, resíduos em geral, papel velho, madeira úmida, fios de eletricidade desencapados e até roupas que estão há muito tempo no estoque.
Controle de Pragas – Controle de pragas
Não importa que você não esteja vendo nenhuma dessas pragas que citamos. Muitas delas agem de forma silenciosa e não “aparecem” aos nossos olhos. Então, a melhor maneira de manter um controle de pragas que funcione é realizá-lo de forma periódica. Primeiro, pela higienização e depois com a ajuda de uma empresa especializada.
Realize a dedetização, pelo menos, de seis em seis meses. Essa é uma obrigação de quem trabalha com o comércio. Se perceber a necessidade de fazer o procedimento em intervalos mais curtos, faça-o. Será a melhor medida preventiva que você tomará para proteger o seu estoque e a sua marca!