Dedetização – A vida das abelhas
As abelhas fazem parte do grupo chamado “insetos sociais”. A organização de uma colmeia é exemplar e as operarias, contam com o que pode ser considerado um “plano de carreira”. De acordo com a sua idade, vão mudando de função dentro do grupo, que se comporta quase como um só organismo.Em cada colmeia, existe uma Rainha. Que vive entre quatro e oito anos e, quando bem alimentada.
Que tem a função de fecundar a rainha. Eles morrem após a fecundação ou são mortos pelas operárias ao final da florada. E, finalmente, as grandes responsáveis pelo funcionamento da sociedade, as operárias. Em um número que varia de 60 mil á 100 mil indivíduos, que vivem de 30 a 50 dias e que se dividem em.
Faxineira: Idade de um a três dias. Fazem limpeza de alvéolos, após o 3° dia de vida, tornam-se cozinheiras.
Cozinheiras: Idade de três a sete dias. Alimentam as larvas, com mais de três dias de mel e pólen. Após o 7° dia de vida, se tornam nutrizes.
Nutrizes: Idade de sete a 14 dias. Alimentam as larvas, com idade inferior a três dias, com geléia real. Após o 14° dia de vida, se tornam engenheiras.
Engenheiras: Idade de 14 a 18 dias. Segregam cercas e constroem favos. Após o 18° dia de vida, tornam-se guardiãs.
Guardiãs: Idade de 18 a 20 dias. Defendem a colmeia e tornam-se campineiras no 21° dia.
Campineiras: Idade de 21 dias até a morte. Trazem resina, néctar, pólen e água.
Dedetização – Como tiram o néctar das flores?
Com a língua, recolhe o néctar do fundo de cada flor e guarda em uma bolsa localizada na garganta. Na colmeia, o néctar passa de abelha em abelha, de modo que a água que ele contém evapore, engrossando e se tornando mel.Cada abelha produz aproximadamente cinco gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel, precisam visitar 5 milhões de flores. E para produzir um grama de cera. Consomem cerca de seis a sete gramas de mel.
Dedetização – Curiosidades
As mais antigas referências sobre colheita e extração de mel foram encontradas com data de 5 mil anos, no antigo Egito.São os únicos insetos que produzem um alimento que é consumido pelo homem. São as fêmeas que possuem ferrões e não os zangões. Os zangões são improdutivos e inativos. Sua única função é de fertilizar a rainha. Cada colônia possui um odor específico para que as abelhas possam identifAicá-lo e não errar o “endereço”.
A única abelha sexual desenvolvida da colmeia é a rainha.As abelhas e outros insetos, quando visitam as flores a procura de néctar, polinizam as flores. O pólen das anteras masculinas da flor gruda no corpo da abelha e passa para o estigma feminino da próxima flor que a abelha visitar.As abelhas são as grandes responsáveis pela maior parte da polinização.As abelhas e as vespas pertencem à ordem dos insetos himenópteros.
A mais comum é a Apis mellifera (abelha comum) que pode polinizar até 40.000 flores por dia. Funções de cada abelha numa colmeia. Numa colônia de abelhas existem três classes: rainhas, zangões e operárias.Os zangões são bem maiores que as operárias, e são as abelhas-macho. Os zangões são gerados de ovos não fecundados. As operárias, menores, são fêmeas estéreis, não botam ovos. As rainhas são as fêmeas férteis e são muito maiores.
Brasileira apresenta duas ou três rainhas convivendo juntas. A rainha acasala com os zangões, e passa grande parte do seu tempo pondo ovos – mais ou menos dois mil ovos por dia. Se a abelha vai ser uma operária, uma rainha ou um zangão, depende de ela ter nascido de um ovo fecundado, do que ela comeu enquanto era larva e do tamanho de suas células. Da grande maioria dos ovos virão as operárias, e podem ser 60 mil operárias em uma colônia.
Elas nascem depois de 21 dias.Só são “bebês” por alguns dias, e nesses dias recebem comida das operárias adultas. Depois do quarto dia as larvas do zangão e da operária são alimentadas com pólen, mas as escolhidas para serem rainhas ficam em células maiores e são criadas só com geléia real.Em alguns dias, começam a limpar as células vazias e a prepará-las para os novos ovos. Já não são mais “bebês”. Depois de cinco ou seis dias.
Depois de doze dias, as glândulas produtoras de cera da operária começam a funcionar, e ela passa a construir células novas. Para produzir cera, a operária se alimenta de mel. As operárias fabricam cera em pequenos flocos, em glândulas que ficam na parte de baixo de seu abdomen.Além disso, as operárias também transformam néctar em mel. As operárias de 18 a 20 dias servem de guardas dentro da colmeia. Com três semanas de idade começam.
E orientam as outras para prepararem as áreas de alimentação para sua volta.A maioria das abelhas operárias morre com cerca de seis semanas de idade, o zangão na maioria dos casos morre logo após a fecundação, mas a rainha pode chegar a viver até os cinco anos.Para o zangão o acasalamento é fatal, pois ele perde seu órgão genital dentro da rainha. Funciona como um tampão para que só o seu esperma fecunde a rainha.
As antenas de machos e fêmeas são um pouquinho diferentes. Conforme a espécie eles podem ter mais ou menos artículos.As abelhas visitam as flores para colher o néctar e o pólen. Na maioria das espécies, as larvas alimentam-se de uma massa de pólen. Algumas espécies de abelhas colhem o pólen apenas de um tipo de flor, mas outras colhem de qualquer tipo de planta com flor.Existem abelhas que vivem como “invasoras” de ninhos de outras.