Dedetização – Baratas atraem escorpiões
As baratas são insetos muito comuns nas áreas urbanas. Quem nunca viu uma barata em casa, não é mesmo? É extremamente comum vermos baratas, principalmente durante a noite, próximo as bocas de lobo e esgotos. O grande problema desses insetos é o monte de doença que eles podem carregar. Porém, além dessas bactérias que pegam carona nas patinhas das baratas, também está uma ameaça mais direta.
Escorpiões e Aranhas, são predadores naturais das baratas e onde há abundância de comida eles irão aparecer. Muita gente pode achar que uma baratinha aqui e outra ali não faz mal, mas a coisa muda quando aranhas e escorpiões começam a ser frequentes no quintal.
Dedetização – O jeito mais fácil de evitar escorpiões é evitando as baratas
É importante manter o quintal e a residência em uma condição não favoráveis ao aparecimento de baratas. Dessa maneira os escorpiões não serão atraídos para o local em busca de alimento. Claro que existem ressalvas, afinal escorpiões podem sim aparecer em quintais que não possuem um grande número de baratas, mas com certeza é um evento mais caro.
Dedetização – Como evitar baratas
Se a melhor forma de evitar escorpiões é acabando com a fonte de presas dele, então vamos aprender a evitar as baratas em nossa residência. Evite deixar lixo da noite para o dia na sua casa: As baratas são noturnas, elas saem para buscar comida durante a noite. Deixar sacolas de lixo durante a noite dentro de casa irá atrair elas. Mesmo que o lixo seja retirado depois, já foi criado um ambiente propício para a proliferação dessa praga.
Muito cuidado com o pote de ração dos animais: A ração esquecida no prato de comida do cachorro ou do gatinho podem atrair baratas, procure sempre trocar a ração e manter o prato limpo; Fezes de animais também devem ser evitadas: Sempre limpe as fezes dos animais, pois elas são grande chamariz de baratas. Além disso é importante manter o quintal e os arredores da casa o mais limpo possível, evitando lixos acumulados e mato alto.
Dedetização – Como evitar escorpiões
Se mesmo evitando as baratas ainda há problemas com escorpiões na sua residência existem outras precauções que devem ser tomadas imediatamente. Escorpiões gostam de viver em troncos apodrecidos, embaixo de pedras, pilhas de tijolos, telhas, lenha e papelão. Basta ser um lugar úmido.Dentro de casa eles gostam de ficar em frestas nas paredes. uma dica bem interessante é que pragas precisam de três “A” para se proliferarem.
Então é importante fazer uma limpeza geral no quintal e remover qualquer um desses materiais que possam servir de lar para esses animais peçonhentos. Outra dica para evitar escorpiões é tapar frestas na parede da casa.
Dedetização – Como evitar acidentes com escorpiões
Caso haja aparições de escorpiões no quintal, é muito importante seguir essas regras para evitar acidentes: Evite o acumulo de lixo e entulho no quintal; Tape as frestas e buracos das paredes; Bata nos sapatos e roupas para verificar se há presença de escorpiões antes de vestir ou calçar a peça;
Afasta as camas das paredes; Não guarde sapatos em baixo da cama; Manuseie tijolos e telhas com cuidado, atenção e equipamentos de proteção.
Quando tiver que andar no quintal, use botas protegidas; Manter a atenção máxima quando estiver lidando com madeiras, troncos ou lenhas. Também é importante buscar a ajuda profissional de uma empresa de dedetização para acabar com o problema de uma vez por todas. Os escorpiões são animais invertebrados que não possuem audição, sentem vibrações do ar e do solo e enxergam pouco – mesmo tendo grandes e vários pequenos.
São animais que têm hábitos noturnos, e, nesse período, invadem casas e comércios em busca de alimento. Por serem carnívoros, alimentam-se principalmente de insetos, como grilos e baratas. As baratas de esgoto são sua refeição favorita, por isso infestações desses animais atraem muitos escorpiões.
Seus principais predadores são:
– Pássaros.
– Lagartixas.
– Alguns mamíferos insetívoros.
O escorpião pode viver de 3 a 4 anos e é capaz de sobreviver vários meses sem alimento e, até mesmo, sem água, o que torna seu combate mais difícil. Esses animais não põem ovos. O nascimento dos filhotes ocorre por meio de gestação que vai de 2,5 a 3 meses, e sua ninhada varia de acordo com a espécie. Um dos principais mitos que envolvem esses animais refere-se à ligação das baratas com os escorpiões. Além disso, observa-se também.
A crença de que os escorpiões seriam atraídos para locais onde as baratas vivem, já que se alimentam delas. Sendo assim, uma vez que as baratas fossem exterminadas, estes também morreriam por consequência, o que não ocorre, visto que mesmo que as baratas apeteçam muito os escorpiões, eles podem sobreviver meses sem alimento. Por parte dos órgãos reguladores, também há muita divergência sobre o tema. Circula por aí
Uma informação de que a dedetização não seria recomendada, uma vez que a aplicação do veneno tende a “irritar” os escorpiões, desalojando-os e aumentando a ocorrência de acidentes. A Dedetizadora Em Porto Alegre esclarece que esta informação é improcedente, uma vez que o veneno utilizado por nossa equipe é registrado e aprovado pelo próprio Ministério da Saúde, o qual inclusive orienta o combate à praga.
Quando o veneno é aplicado, torna-se indetectável para o escorpião. O veneno atua nos receptores elétricos do sistema nervoso de forma lenta e gradual. Dessa forma, o animal não apresenta nenhum tipo de comportamento. vale ressaltar que, dias após a aplicação do veneno, é comum observar no local ainda alguns escorpiões vivos, porém debilitados e com comportamento retraído sob o efeito do veneno.