Dedetização – Baratas Também Conversam Sobre Comida
Uma coisa que a gente sabe: comida é sempre assunto para as pessoas. Uma coisa que a gente não sabe: para as baratas também. Sim, esses insetos também conversam entre si sobre o jantar. Alguns cientistas britânicos partiram da hipótese de que, para encontrarem comida, as baratas fizessem uso de um sistema de comunicação para compartilhar informações.
O resultado foi curiosíssimo: todas elas foram juntas para um único vasilhame, só partiram para o segundo uma vez terminado o primeiro.Os cientistas da Universidade de Londes então concluíram que se não houvesse ali uma articulação comunicativa entre as baratas, elas se espalhariam desordenadamente entre os dois alimentos. O próximo desafio dos pesquisadores é descobrirem como a comunicação é feita.
Dedetização – Baratas também conversam sobre culinária!
Segundo uma nova pesquisa, baratas “conversam” entre si sobre comida, recomendando para as colegas quais alimentos do ambiente em que estão são de boa qualidade.O estudo, feito pela Universidade Queen Mary, de Londres, descobriu como as baratas se reúnem para se alimentar nas cozinhas sujas do mundo em massa durante a noite. Os pesquisadores resolveram analisar a vida das baratas porque as pessoas têm uma tendência maior a matá-las do que estudá-las.
Eles perceberam que os insetos não vivem “cada um por si”, como se acreditava anteriormente, mas têm comunidades. A suspeita era que as baratas se comunicavam para dar sinais sobre que tipo de comida seria melhor e sobre a localização do alimento.Os cientistas colocaram dois pedaços de comida em um aquário junto com um grupo de baratas e percebeu que elas, em grupo, escolheram um dos pedaços e nenhuma foi comer o outro.
Para os pesquisadores, isso significa que elas estavam se comunicando, indicando qual era o melhor pedaço. Se não fosse assim, algumas das baratas, pelo menos, teriam ido até o outro pedaço.Eles ainda não sabem como, exatamente, as baratas se comunicam, mas suspeitam que elas mandem sinais químicos (ou seja, pelo cheiro) para as outras.Para quem não gosta muito de baratas, insetos que “falam” entre si, combinando o que comer no jantar pode ser uma verdadeira fonte de pesadelos.
Dedetização – Baratas conversam sobre comida
Esses bichos asquerosos são mais espertinhos do que a gente pensa. Se um dia, por acaso, você passar uma semana fora e esquecer aquele monte de lixo orgânico na cozinha, não se surpreenda quando voltar: pode haver uma turma inteira de baratas devorando seus restos. Sim, várias delas. Uma festa. Isso porque elas não guardam novidades. Assim que descobrem uma boa fonte de comida, espalham a notícia por todas as baratinhas da região.
Quem descobriu isso foi um grupo de cientistas da Universidade de Londres, na Inglaterra. Desconfiados desse papo entre as baratas, eles decidiram testar. Colocaram dois alimentos semelhantes e soltaram os bichos famintos. Todas escolheram o mesmo prato. Só atacaram o outro depois de ter acabado com o primeiro.“Se elas não se comunicassem, teriam apenas se espalhado igualmente pelas duas porções de comida”.
“Essas observações batem com simulações de um modelo matemático que estima que as baratas se comunicam quando já estão nas fontes de comida”.Eles ainda não sabem exatamente como funciona essa comunicação, mas apostam na existência de algum composto químico na saliva ou um hidrocarboneto no corpo delas que sirva como fonte de informação. “Achamos que elas se encontram, se tocam e dizem ‘ok, tem outra barata aqui.
Dedetização – Baratas Saiba tudo sobre elas, curiosidades, doenças e controle
Há quatro mil espécies no mundo. Transmitem 38 tipos de doenças nocivas aos seres humanos.Dentro das características da praga, pode-se relatar a capacidade de sobrevivência sem se alimentar durante até um mês, sem ingerir água durante até uma semana, ficar até 40 minutos submersa e se deslocar por fendas muito pequenas de até 1,6 mm. A ooteca é uma estrutura que tem a função de proteger os ovos das variações do ambiente.
Aliado ao seu alto potencial reprodutivo, ela produz altas infestações em um período curto de tempo e apesar de viverem aglomeradas, as baratas não são consideradas insetos sociais.A Periplaneta americana prefere abrigos como caixas de esgoto e gordura, galerias subterrâneas, áreas de serviço, porões, sótãos, forros e áreas externas com acúmulo de material orgânico. A Blattella germanica prefere cozinhas, depósitos de alimentos.
Dedetização – Curiosidades sobre as baratas
Pode parecer maluco, mas uma barata pode viver mesmo sem cabeça. Se removermos sua cabeça cuidadosamente, de forma que ela não morra pela perda de líquidos, a barata vai sobreviver. Sua morte acontecerá dentro de algumas semanas e sabe por qual motivo? Por falta de comida!Pessoas, especialmente crianças, que não lavam bem os lábios após a última refeição, podem sofrer com as baratas que vem se alimentar de resquícios.
Dedetização – Perfume Francês
As baratas produzem secreções odorosas de vários pontos de seu corpo, a fim de demarcarem o ambiente. Este cheiro pode alterar o sabor dos alimentos tocados por ela. Quando a infestação é alta, seu cheiro pode ficar impregnado no ambiente e pessoas podem detectar sua presença pelo odor. Se não tem travesseiros, Dê As Costas…As baratas se acasalam mantendo o corpo em oposição, ou seja, uma extremidade caudal junta da outra.
Dedetização – Estou com dor de cabeça
Se não houver o macho, algumas espécies de barata podem ser reproduzir partogeneticamente, ou seja, sem a intervenção do macho. Neste caso, a maioria dos os ovos postos por fêmeas que não se acasalaram não chegarão a eclodir e aqueles que formarem ninfas irão produzir novas gerações unicamente de fêmeas.