Dedetização – Dedetização Amadora
Existem várias Dedetizadoras na cidade de Dedetizadora Em Porto Alegre, mas poucas Dedetizadoras são licenciadas, os chamados Zé bombinha é sinal de perigo, eles são os reis da Dedetização amadora. Portanto todo cuidado é pouco na escolha do serviço de Dedetização.
O motivo do crescimento desacelerado de empresas de Dedetização: O aumento populacional nas grandes cidades brasileiras tem criado um fenômeno bem peculiar: o incremento do número de conjuntos habitacionais. Com eles, vêm locais com grandes áreas comuns, com o intuito de garantir o lazer dos moradores. Mas esse espaço para diversão e socialização deve ser muito bem cuidado, uma vez que recebe um grande volume de pessoas e animais domésticos.
E pode abrigar produtos e material de uso comum.A circulação de pessoas por esses locais aumenta as chances acúmulo de detritos e lixo, e se não forem bem limpos e arejados, podem ser um prato cheio para o crescimento de vizinhos nada agradáveis. As chamadas pragas urbanas como ratos, baratas, cupins, traças, formigas, pulgas, carrapatos, escorpiões, entre outros insetos urbanos esperam apenas um descuido para se instalarem.
E virarem um problema para os condôminos. Os administradores prediais ou os síndicos têm que estar em alerta máximo para evitar que essas pragas se alastrem para outras áreas. E uma forma para acabar com elas é a Dedetização. Esse método de combate às pragas, a Dedetização, também tem seus riscos, já que venenos são utilizados para eliminar esses moradores indesejáveis, as pragas urbanas. E o mau uso desses inseticidas pode trazer muitos problemas.
Para os condôminos e para seus animais de estimação. Por isso, é recomendável que pessoas que não tenham o preparo adequado façam o serviço de Dedetização. Há uma série de fatores de riscos, mas o principal deles é a intoxicação causada pelos produtos utilizados na Dedetização.O principal problema, é sem dúvida, a intoxicação, e o maior agravante é a pessoa não receber os primeiros socorros de maneira adequada. Muitas vezes, as pessoas estão manipulando produtos químicos de Dedetização cujo princípio ativo é desconhecido.
Existem alguns equívocos que acontecem com muita frequência, baseados em crenças e mito populares, como é o caso do uso do leite como antídoto de intoxicações provenientes de produtos químicos da Dedetização. Em alguns casos o leite tem efeito inverso, em vez de atrasar o processo de intoxicação, ele age como um catalisador, acelerando a reação química.
Dedetização – Escolha empresas dedetização licenciadas
Os especialistas recomendam que a Dedetização fique a cargo de empresas do segmento, que já têm o conhecimento das técnicas de Dedetização e do uso dos venenos. Além disso, dispõem de material e equipamento necessários para evitar danos às pessoas e ao ambiente. Deixar o trabalho de Dedetização para um porteiro ou zelador, por exemplo, é sinônimo de problemas futuros.
A pessoa não qualificada desconhece a praga que está combatendo e os produtos que usa na Dedetização. É recorrente a utilização de misturas inapropriadas, superdosagens e exposição desnecessária a inseticidas, o que causa intoxicações e envenenamentos, principalmente em crianças e animais domésticos.
As Dedetizações devem ser realizadas em um intervalo, de no máximo, 90 dias, para que o trabalho de dedetização seja sempre renovado e os ambientes fique protegidos. No entanto, é importante que cada caso seja avaliado individualmente, pelo tamanho do condomínio e do número de pessoas que lá moram. E o tipo de praga também faz variar o tempo mínimo exigido para a reaplicação dos inseticidas da Dedetização.
As principais pragas urbanas são cupins, baratas, formigas, traças, brocas, pulgas, escorpiões, roedores e mosquitos. Para cada uma dessas pragas existe um produto de Dedetização específico e uma maneira de aplicação própria, sempre levando em conta a biologia da praga em questão. Por isso é de extrema importância que os serviços de combate e controle de pragas.
Dedetização – Profissionais não especializados em Dedetização:
Sinal de perigo!Vou contar a história de um de nossos novos clientes, O síndico do Condomínio, não vou citar o nome por questão de ética, que possui cerca de 50 moradores, já viveu os dois lados da moeda. Quando não tinha experiência na função de comandar um prédio, ele chegou a apostar em um funcionário para fazer a Dedetização.
Na época, acreditou ser uma economia para o condômino, mas logo percebeu que tinha feito a escolha errada. Com o passar do tempo, ele percebeu que, além de não ser econômico, o empregado não tinha qualificação para executar a Dedetização.O funcionário poderia sofrer danos à saúde por não saber manusear adequadamente o equipamento de Dedetização.
O condomínio também estava correndo risco de sofrer uma ação trabalhista por parte do empregado, por desvio de função.O síndico conta que, muitas vezes, precisou refazer a Dedetização por que não havia sido bem-feita. Era nítido que o material utilizado não era o adequado ou a própria aplicação havia sido um desastre. O síndico contou um episódio em que o serviço afetou diretamente à saúde dos moradores.
Em uma ocasião, ele fez a Dedetização com um profissional recomendado. Logo que começou os serviços nos andares, os moradores começaram a ligar para ele reclamando do cheiro forte do produto que estava sendo aplicado. Havia condôminos que estavam se sentindo mal por serem alérgicos. Ele teve que interromper imediatamente o trabalho de Dedetização para não ter maiores consequências.
Ele mandou lavar o local para evitar as ameaças dos moradores de entrarem na justiça contra o condomínio.A Dedetização feita por leigos: a saúde dos condôminos em jogoMas não é apenas na esfera jurídica que o síndico precisa ter cuidado com a Dedetização das áreas comuns do condomínio. A saúde dos moradores e dos animais de estimação estará em jogo e por conta do administrador.
Dedetização – Recomendações na Dedetização e controle de pragas preventivo
A prevenção é uma das maiores aliadas, no combate às pragas urbanas. Para ter sucesso e se livrar das visitas indesejáveis, as pragas urbanas, não basta apenas a aplicação da Dedetização, mas limpeza e controle do ambiente. Um controle de pragas bem executado requer preparação prévia do ambiente, que deve ser limpo e organizado. Um funcionário deve ser escalado para acompanhar os operadores técnicos da Dedetização.
Essa pessoa será responsável também por informar sobre a incidência de pragas e os locais críticos – passagem e abrigo – existentes na edificação. O tratamento de Dedetização contra pragas deve ser precedido por um informativo aos condôminos, com a data e horário do serviço.Há também a necessidade de deixar ambiente sempre limpo e arejado, o que favorece a erradicação das pragas urbanas dos condomínios. Para que haja sucesso na Dedetização e combate aos insetos, o fator fundamental é limpeza.