Dedetização – Principais Doenças Transmitidas Pelas Baratas
Fique por dentro do assunto. A barata transmite doenças devido a capacidade de disseminação e veiculação de bactérias, fungos e protozoários que ficam grudados nas patas deste inseto e são muitos perigosos para a nossa saúde. Os piores insetos do mundo. A barata é um inseto que adora lugares quentes e úmidos, com muito lixo e bastante sujeira.
As casas mais antigas são as mais propensas a uma invasão de baratas, pois como o encanamento é mais velho, elas dão o seu jeito de entrar. Esse tipo de inseto, a barata, é o campeão em transmissão de doenças do planeta. Segundo os profissionais do departamento de dedetização da Ribeira. Para eliminar as baratas é preciso fazer uma boa limpeza em todos os locais, deixar os ralos, caixas de gordura e banheiros sempre limpos.
Outra dica para combater as baratas é lavar sempre os objetos antes de usar e manter a embalagem dos alimentos bem fechados, para que as baratas não entrem em contado com eles.
Dedetização – As baratas propagam vírus e bactérias que podem transmitir doenças
Uma das doenças mais comuns transmitidas pela barata é a Hepatite A. A transmissão é feita através da ingestão de água ou alimentos contaminados ou por objetos pessoais que estiveram em contato com o inseto. Na mesma hora em que o alimento for para o intestino, irá infectar de forma bastante rápida os enterócitos da mucosa. Ali, se multiplicará e se espalhará pelo sangue, levando a infecção até o fígado.
Os sintomas mais comuns são a febre, as dores abdominais, as náuseas e a diarreia. Esta última permanece por pelo menos um mês. Algumas pessoas ainda ficam com os olhos e a pele bem amarelada. A cura acontece em quase todos os casos de infecção. Outra doença causada pela barata é a febre tifoide. No momento em que o inseto entra em contato com a água ou com o alimento, pode contaminá-los e transmitir o vírus.
Vírus este conhecido como Salmonella Entérica sorotipo Typhi. Ainda, essa doença pode ser transmitida através do chamado “beijo”. Ou seja, elas têm o hábito de roer os lábios das pessoas durante o sono para pegar partículas de alimentos, nesse processo, deixam ali microrganismos que causam doenças.
Mais uma doença que podem ser transmitidas pelas baratas é a febre tifoide é caracterizada por sua distribuição mundial e é associada a baixos níveis socioeconômicos, a situação precária no que se refere ao saneamento básico, a higiene pessoal e ambiental. Dessa forma, foi praticamente erradicada em países onde esses problemas já estão superados. No Brasil ainda existem casos de infecção.
Dedetização – Baratas são agentes transmissores de doenças
As baratas são agentes transmissores de doenças porque carregam consigo micro-organismos patogênicos como, por exemplo, as bactérias causadoras da furunculose, lepra, tuberculose, poliomielite e a diarreia. Os excrementos e a pele que se solta quando ela “muda” podem provocar reações alérgicas como o lacrimejamento, erupções cutâneas e em pessoas mais sensíveis, a coriza.
Alguns estudos já apontam para uma possível relação entre a exposição a estes insetos e as reações alérgicas, uma vez que elas podem ser causadas pelas baratas ou serem agravadas por elas. Percebeu-se uma maior probabilidade principalmente nas crianças. Esse tipo de inseto, em especial a chamada barata doméstica, é responsável pela transmissão de doenças gastrointestinais, pois carregam em seu corpo.
Patas e fezes, potenciais vetores mecânicos de patógenos por onde passam. Como se não bastasse, as baratas podem ainda transmitir doenças respiratórias e de contágio direto pelo mesmo processo.
Outros assuntos relacionados as baratas:
Onde as baratas vivem?
Prejuízos causados por baratas
Como se livrar das baratas?
Conheça as principais espécies de baratas
Dedetização – Patógenos causadores de doenças associados às baratas
As baratas podem ocasionar, além das doenças, alguns problemas de cunho psicológico, por serem responsáveis pela sensação de asco e de medo; atuarem como vetores mecânicos de vírus, fungos, bactérias, protozoários e ovos de diferentes parasitos (helmintos) e biológicos, por ser hospedeiro intermediário de vermes; agirem como uma praga agrícola de grande relevância, já que podem roer as raízes e atacar os produtos guardados e prontos.
Dedetização – Quais são as bactérias e protozoários?
Bactérias dos gêneros Salmonella, responsável pelo chamado veneno alimentar; Staphylococcus, que transmite doenças das vias urinárias e doenças sistêmicas potencialmente fatais; Streptococcus, Coliform, Bacillus e Clostridium, que causa o tétano; Escherichia Coli, causadora da diarreia e Shigella dysenteriae agente motivador da disenteria; Além de protozoários causadores de toxoplasmose e antígeno da hepatite B.