Desinsetização – Em Food Trucks
Quem trabalha com alimentação não pode estar alheio às questões de vigilância sanitária. Os padrões de higiene são rigorosos e qualquer negócio precisa estar em acordo com a legislação. E isso vale inclusive para quem vende comida de rua, como a nova tendência que estamos observando em Salvador (BA) e em praticamente todo o País: os food trucks veículos adaptados .
Para começar um negócio dessa natureza, é necessário seguir as regras dos seguintes órgãos: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Corpo de Bombeiros, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e Prefeitura do seu município. Portanto, food trucks precisam estar em dia com normas higiênicas e sanitárias.
Pois são ambientes passíveis de contaminação e incidência de pragas. Além disso, essa modalidade de negócio têm despertado o interesse do mercado de empresas que trabalham com dedetização e controle de pragas. A Angelo Freitas Saúde Ambiental, principal empresa que atua no controle integrado de pragas ambientais no estado da Bahia, oferece serviços de controle de pragas em restaurantes, panificadoras e, inclusive, food trucks.
De acordo com o documento Cartilha Sobre Boas Práticas Para o Manipulador de Food Truck, a Anvisa determina uma série de regras relacionadas à elaboração segura dos alimentos. Trata-se, basicamente, da mesma lei que rege bares e restaurantes. Vamos falar sobre algumas delas. Inicialmente, os caminhões de food trucks podem operar através de dois tipos de negócio:
Desinsetização – Alimentos elaborados previamente por completo
É quando o empreendimento móvel é utilizado apenas como ponto de venda, sendo o alimento preparado em um momento anterior, fora do local de revenda. Esse local de preparo do alimento precisa de alvará sanitário para funcionar.
Desinsetização – Alimentos manipulados:
É quando os empresários de food truck vendem alimentos feitos no momento da venda. Ou seja, no próprio caminhão. Um preparo inicial pode ser realizado em outro local, contanto que haja alvará sanitário. E os ingredientes pré-prontos devem ser disponibilizados seguindo uma série de normas, como estar embalado e identificado conforme as normas da legislação sanitária vigente.Em relação aos conceitos higiênicos e sanitários.
Food trucks configuram-se como ambientes passíveis de contaminação e incidência de pragas. E os perigos são muitos. São contaminações de natureza biológica, provocados por microrganismos (bactérias, vírus e fungos) e que oferecem riscos à saúde. Podem também apresentar perigos físicos, através da presença de materiais cortantes, como pregos, pedaços de plástico, vidro, ossos, espinhas de peixe e insetos. E, por fim, tem os perigos químicos.
Provocados por produtos, como desinfetantes, inseticidas, antibióticos e agrotóxicos.Muitos desses problemas podem contaminar os alimentos durante o transporte, armazenagem e na preparação, provocando doenças e prejuízos ao estabelecimento. e aos consumidores. Atento às questões sanitárias, a Angelo Freitas Saúde Ambiental oferece um serviço completo de desinsetização e controle de pragas em food trucks.
Sabemos que veículos que transportam alimentos, em todas suas variedades, precisam estar livres de qualquer praga. E nesse caso, o controle deve ser realizado em consonância com os seguintes detalhes, conforme a Cartilha Sobre Boas Práticas Para o Manipulador de Food Truck:
Desinsetização – Equipamentos e acessórios devem ser instalados.
Os restos de alimentos devem ser removidos e colocados em recipientes adequados, pois configuram-se como um meio favorável ao surgimento de pragas. Devem estar previstas inspeções ao equipamento para pesquisa de infestações por insetos com a frequência adequada.Devem ser tomadas medidas adicionais de controle de infestações em qualquer sinal de contaminação. Devem ser arquivados comprovantes das intervenções no controle de insetos.
Durante o tempo de estacionamento, é preciso assegurar-se com relação às medidas de precaução que impeçam a entrada de pragas para o interior do veículo. Lembrando que a Angelo Freitas Saúde Ambiental realiza uma avaliação gratuita inicial do seu negócio.
Desinsetização – Dedetização para food truck
A Bio Control oferece um serviço de dedetização e desinsetização de qualidade e com preços acessíveis para os Food Trucks, visando assim melhorar a qualidade do produto ofertado por eles e passando mais segurança aos seus clientes.Utilizamos produtos de alta padrão e possuímos técnicos treinados por nosso Engenheiro Agrônomo, o que irá garantir que este trabalho seja o mais criterioso possível e com a melhor qualidade do mercado.
Desinsetização – A dedetização do food truck para a saúde e a segurança alimentar
Hoje os cuidados com o preparo de alimentos é muito mais criterioso e cuidados que em alguns anos atrás, desta forma empresas e restaurantes devem tomar vários cuidados com a qualidade dos produtos e com a higiene do local de preparo dos alimentos.Desta forma qualquer negócio precisa estar em acordo com a legislação sanitária e isso é uma realidade hoje para os Food Truck. Teoricamente este tipo de empreendimento esta muito mais sujeito.
Aparecimento de pragas por se locomover e estacionar em diversos locais, diferentemente dos restaurantes em que se trata a área periférica no caso dos Food Trucks isso não é possível, pois dificilmente estarão estacionados em um mesmo local sempre, sendo assim pode ocorrer o aparecimento de pragas com maior facilidade. Desta forma há a necessidade de se realizar a dedetização com uma frequência máxima a cada três meses, sendo o ideal que essa.
Pensando em um serviço de qualidade a Bio Control oferece dedetização de qualidade e com preços acessíveis para os Food Trucks, visando assim melhorar a qualidade do produto ofertado por eles e passando mais segurança aos seus clientes.Na dedetização para food truck utilizamos produtos de alta qualidade e possuímos técnicos treinados por nosso Engenheiro Agrônomo, o que irá garantir que este trabalho seja o mais criterioso possível
Desinsetização – Precisa de solução para dedetização de Food Trucks?
O Food Truck foi inventado nos EUA em 1866 por um fazendeiro chamado Charles Goodnight, chamado vagão de mandril, nada mais era que uma carroça adaptada para ser uma cozinha portátil. Charles preparou-a para a sua primeira viagem transportando gado, viajem essa que duravam alguns meses na época. Goodnight pensou em quase tudo. A partir de um vagão velho, ele construiu uma cozinha com prateleiras, espaço de armazenamento.
Uma tampa articulada para o espaço de balcão, o barril de água e até mesmo uma lona para transportar lenha. Além disso, a comida que ele carregava consigo era preservada – feijão, carne salgada, farinha de milho… – ou recolhida à medida que o truck avançava.