Desratização Porto Alegre

Desratização Porto Alegre

Desratização Porto Alegre, Desratizadora Porto Alegre, Desratização, Desratizadora, Dedetizadora de Ratos, Dedetização de Ratos.

Desratização é o serviço especializado na remoção de ratos de ambientes. A Construsul Desratização Porto Alegre utiliza alguns tipos de iscas (granuladas, parafinadas e pó de contato) para que os roedores sejam eliminados de uma vez por todas do ambiente. Pode levar algum tempo para o rato morrer após a aplicação das iscas. Isso acontece porque as iscas de Desratização demoram para chamar a atenção dos ratos, visto que eles são neofóbico.

O tempo estimado para que eles comam a isca e morram é de cerca de 5 dias. Ainda assim, o Serviço de Desratização Porto Alegre – é fundamental, pois é sabido que ratos fazem muito mal à saúde humana e de animais de estimação, podem passar graves doenças. A Construsul Empresa de Desratização Porto Alegre primeiramente, inspeciona o local, para identificar o tipo de roedor e o grau de infestação. Então, as iscas são preparadas e aplicadas.

Após isso, é feita uma imunização química, para atuar como medida preventiva. Todas as etapas da desratização irão depender do tipo de roedor (rato preto ou de telhado, camundongo ou ratazana). A escolha do tipo de isca também depende disso e do grau de infestação. As ratazanas (Rattus Norvegicus) é o mais comum dos roedores urbanos. Tem hábitos noturnos, sedentários e agressivos. Normalmente vivem nas áreas externas das residências.


Dedetizadora Porto Alegre 21 1 300x225 - Desratização Porto Alegre

Desratização em Porto Alegre 

Métodos de Controle de Desratização Porto Alegre

A infestação de ratos pode ser verificada através de alguns sinais:

Presença:

Avistar ratos significa uma considerável infestação, principalmente quando isso ocorre durante o dia, pelos ratos terem um hábito noturno, a presença de ratos durante o dia demonstra uma grande infestação.

Fezes:

Um dos melhores indicadores de infestação, podem trazer também a identificação da espécie presente;

Trilhas:

É um caminho bem batido, de 5 a 8cm de largura, encontradas normalmente perto de paredes e muros, atrás de materiais empilhados, sob tábuas.

Roeduras:

Os ratos costumam roer (sem ingerir) materiais como madeira, cabos de fiação elétrica e embalagem de alimentos para gastar sua dentição e para chegar a alimentos.

Tocas:

Encontradas junto ao solo, muros, paredes, e normalmente indica a infestação por ratazanas.

Os métodos de controle de ratos, ou desratização são extremamente difíceis por ser o rato um animal muito adaptável. Esta consiste em tirar um dos três elementos indispensáveis para a vida do animal, a água, o abrigo e a alimentação. No caso da água ser retirada, o animal irá mais longe para obtê-la, mas voltara a seu abrigo, se retirarmos o abrigo, ele fará um novo abrigo próximo ao atual, sobrando assim, somente a alimentação.

O uso de venenos deve ser feito por pessoas capacitadas, que conheçam o processo de manipulação e aplicação, uma vez que o uso indevido pode causar o aumento da população ao invés de exterminá-la. Para que seja eficiente, deve-se conhecer o melhor possível a biologia do animal que desejamos eliminar.

Técnicas como as listadas abaixo:

Isca Granulada:

Desratização Porto Alegre – Veneno mais usado, consiste em que o rato ingere e morre algum tempo depois por hemorragia interna. Esta isca não mata na hora pois o instinto do animal faz com que o rato associe a morte ao veneno.

Isca Parafinada:

Desratização Porto Alegre – Ideal para uso externo (ralos, jardins, etc), não estraga com a chuva. Por possuir gosto extremamente amargo é de difícil ingestão para o homem, mas fatal para o rato, matando-o também por hemorragia interna.

Pó Químico:

Desratização Porto Alegre – Mesmo os ratos vivendo em esgotos, eles são mamíferos muito limpos, e por isso estão constantemente se lambendo. Esse pó é colocado nas tocas, e onde os ratos passam, fazendo com que fique grudado no pelo, e quando o rato se lamber ingerirá o produto, o levando a morte também por hemorragia.

Iscas Cereais:

Desratização Porto Alegre – É uma mistura de fortes atrativos para o rato, com produtos diversos, tem um efeito rápido e limpo. Há também os métodos biológicos, como a colocação no meio de um predador natural, como no caso dos ratos, o gato. Esses métodos não são tão seguros, e não representam eficiência total, por estarem sujeitos à situação do local onde são empregados.


Dedetizadora Porto Alegre 22 1 225x300 - Desratização Porto Alegre

Desratizadora Porto Alegre

Perguntas e Respostas sobre os Ratos

Os ratos vivem em colônias?

Desratização Porto Alegre – Sim. Apesar de existirem espécies com hábitos muito diferentes umas das outras, os ratos vivem em colônias e seu tamanho depende da disponibilidade de alimentos e abrigo.

Os ratos se acasalam?

Desratização Porto Alegre – Sim. E as fêmeas podem se acasalar com mais de um macho.

Quantas vezes os ratos se acasalam em vida?

Desratização Porto Alegre – A quantidade de vezes que os ratos se acasalam pode ser contabilizada pelo número de ninhadas por ano, que varia de 4 a 12, dependendo da espécie.

Existem locais específicos para os ratos se acasalarem?

Desratização Porto Alegre – Os ratos se acasalam na própria colônia onde também constroem seus ninhos.

Quantos filhotes de ratos são gerados em uma ninhada?

Desratização Porto Alegre – Os “ratos de esgoto” ou “ratazana” (Rattus norvegicus) e de “telhado” (Rattus rattus), os mais comuns, geram de 7 a 12 filhotes por ninhada.

Os ratos são carnívoros?

Desratização Porto Alegre – Em geral, a escolha da fonte alimentar vai depender da disponibilidade da mesma. Assim, muitos ratos são considerados onívoros, ou seja, em sua dieta podem estar presentes tanto produtos de origem vegetal quanto animal.

De que se alimentam os filhotes de rato quando nascem?

Desratização Porto Alegre – As fêmeas amamentam seus filhotes recém-nascidos até o 25º ou 28º dia, dependendo da espécie.

Do que se alimentam os ratos de telhado?

Desratização Porto Alegre – Assim como outros ratos são onívoros, contudo têm maior preferência por legumes, frutas, cereais e insetos.

Do que se alimentam os ratos de esgoto?

Desratização Porto Alegre – São onívoros e preferem se alimentar de grãos, carnes, ovos e frutas.

Do que se alimentam os camundongos?

Os camundongos (Mus musculus) têm uma preferência bem peculiar por grãos e cereais.

É verdade que os ratos de esgoto podem subir pelas tubulações e saírem pelos vasos sanitários? E quando isso pode ocorrer?

Desratização Porto Alegre – Sim. Isso pode ocorrer quando estão procurando por alimento ou abrigo, porém, hoje em dia há dispositivos instalados nos vasos sanitários que, na maioria das construções, impedem o acesso por esta via.

É verdade que um rato encontrando uma isca ou alimento não vai comê-lo imediatamente?

Desratização Porto Alegre – Sim. Eles apresentam a “neofobia”, isto é, um tipo de medo e desconfiança em relação a objetos e/ou alimentos “novos” que apareçam em seu território. Já em locais que apresentam movimento contínuo de pessoas, objetos ou mercadorias, a neofobia tende a ser menos acentuada ou inexistente.

As espécies de ratos encontradas em áreas urbanas são diferentes das presentes em áreas rurais?

Desratização Porto Alegre – Devido ao processo crescente de urbanização podemos encontrar as mesmas espécies em ambas as áreas, embora a espécie mais comum de se encontrar em áreas rurais seja o rato de telhado (Rattus rattus). Ele cultiva o hábito de viver usualmente nas superfícies altas das construções como forros, telhados, sótãos e árvores, características mais presentes ainda no ambiente rural.

Quais os perigos que os ratos causam a lavoura?

Desratização Porto Alegre – Anualmente os ratos inutilizam cerca de 4 a 8% da produção nacional de cereais, grãos, raízes, entre outros. Os perigos estão associados à possível contaminação dos alimentos produzidos na lavoura, pela urina e fezes, quando do ataque direto à lavoura, ou mesmo aos alimentos estocados e transportados de forma incorreta.

Quais as doenças transmitidas ao homem pelos ratos?

Desratização Porto Alegre – Podem ser transmissores de mais de 200 doenças e dentre as mais importantes estão a leptospirose (pela urina), o tifo ou a peste (pela pulga do rato), e outras bacterioses e viroses por contato ou mordida do animal.

Os ratos são portadores de ácaros?

Desratização Porto Alegre – Sim. Os ácaros também parasitam ratos.

Os ratos são portadores de pulgas?

Desratização Porto Alegre – Sim e a espécie mais comum é a Xenopsylla cheopsis, conhecida como “pulga do rato”.

Os perigos à saúde humana e de animais domésticos estão relacionados ao contato com a urina ou fezes dos ratos?

Desratização Porto Alegre – Tanto o contato direto com a urina quanto com as fezes representam grande perigo à saúde, assim como a mordida ou o contato com o animal, e a manipulação e a ingestão de alimentos que estejam contaminados por suas fezes, saliva, sangue ou urina.

Os ratos podem matar uns aos outros?

Desratização Porto Alegre – Sim. O número de indivíduos em uma colônia tende a ser determinado pelos fatores alimento, água e abrigo. O comensalismo dos recém-nascidos, isto é, quando ratos adultos se alimentam de filhotes, é um dos mecanismos biológicos usados para a manutenção e controle do número de indivíduos dentro de uma colônia.

Os ratos escalam paredes?

Desratização Porto Alegre – Sim. Espécies como o “rato de telhado” e o camundongo têm mais facilidade para escalar paredes que os demais.

Os ratos nadam?

Desratização Porto Alegre – Alguns sim, como o “rato de esgoto” ou “ratazana” que tem membranas interdigitais em suas patas e uma pelagem que não se deixa embeber pela água. Isso facilita sua propulsão na água e lhes proporcionam mais habilidade para nadar.

Os ratos podem destruir fiação elétrica?

Desratização Porto Alegre – Sim.

Quais as principais medidas preventivas para evitar os ratos?

Desratização Porto Alegre – Acondicionamento adequado do lixo, por exemplo, em latões tampados ou, se embalado em sacos plásticos, devem ser mantidos longe do solo e em locais mais altos enquanto aguarda-se o dia da coleta. Jardins com gramados curtos, mato cortado, reparos de estruturas como canos quebrados, buracos nas paredes e calçadas e remoção de entulhos também são medidas altamente recomendadas para impedir que sirvam de abrigo para os ratos.

Os ratos aparecem mais durante o dia ou durante a noite?

Desratização Porto Alegre – Como têm hábitos noturnos são mais vistos a noite, período em que suas atividades são mais intensas.

Quais os perigos causados ao homem quando da utilização de “chumbinho”?

Desratização Porto Alegre – O chumbinho é uma associação do agrotóxico aldicarbe e outro organofosforado. Sua utilização pode causar intoxicação, tanto para o homem quanto para os animais domésticos, podendo levar ao óbito se não tratada a tempo.

Quando não há indícios de rato num ambiente é aconselhável desratizar uma área por precaução?

Desratização Porto Alegre – Não, pois a desratização consiste na tomada de medidas que irão depender da situação das condições locais, da identificação do nível de infestação, bem como da espécie de roedor envolvida na questão.

Quais são os tipos de desratização existentes?

Desratização Porto Alegre – A desratização pode ser realiza por meio de processos mecânicos e físicos (placas adesivas, ratoeiras, armadilhas, aparelhos de ultra-som) ou químicos, onde são utilizadas substâncias denominadas raticidas (em geral, anticoagulantes, que além de serem muito eficazes a baixo custo, possuem razoáveis margens de segurança no uso).

Como se dá a morte de um rato após uma dedetização?

Desratização Porto Alegre – Os raticidas agem inibindo um dos fatores do mecanismo da coagulação sanguínea; fazendo com que o sangue do roedor não coagula mais e sua morte ocorra em decorrência de hemorragias internas iniciadas pelo próprio raticida. As ratoeiras e armadilhas têm sido inutilizadas devido a forma cruel de eliminação dos animais.

Os ratos fogem ou atacam quando estão na presença do homem, de cachorro, gatos e outros animais domésticos?

Desratização Porto Alegre – Pelo seu comportamento de “desconfiança” os ratos, em geral, fogem na presença de outros animais e mesmo do homem à sua frente.

De quanto em quanto tempo o rato defeca?

Desratização Porto Alegre – Não há um período bem delimitado, em especial, quando estão com o intestino repleto a cada 30 minutos, mas o intervalo pode ser bem menor quando sentem-se ameaçados.

O acasalamento de ratos é somente pelas mesmas espécies?

Desratização Porto Alegre – Sim.

É verdade que os ratos memorizam os locais por onde passam?

Desratização Porto Alegre – Sim. Eles constroem caminhos para ter fácil acesso à comida e ao abrigo e se familiarizam rapidamente a eles. O odor também é um componente auxiliar importante para promover o reconhecimento de seu abrigo e de indivíduos pertencentes à mesma colônia.


 

ajax loader 2x - Desratização Porto Alegre

(Visited 37 times, 1 visits today)
Desratização Porto Alegre
× Whatsapp 99556-4343