Formigas Podem Transmitir Mais Doenças Que Baratas

Formigas Podem Transmitir Mais Doenças Que Baratas

Formigas Podem Transmitir Mais Doenças Que Baratas

Você morre de medo de baratas? Isso é comum, elas realmente são insetos nojentos e assustadores. E das formigas? Já não temos tanto medo assim, certo? Aí está nosso grande erro. Apesar do pequeno tamanho – muitas têm menos de meio milímetro – e consideradas inofensivas.

As formigas são consideradas agentes transmissores de doenças bem maiores do que a temida barata.Pela alta capacidade de proliferação e pela fácil locomoção de toda a colônia, as formigas são uma das pragas urbanas mais frequentes e um dos principais alvos da dedetização.

Tanto em imóveis domésticos, quanto públicos e industriais.Em hospitais, por exemplo, a formiga atua como um perigoso vetor, ou seja, como um veículo que transporta germes patogênicos ou parasitas, tornando-se hospedeira intermediária de microorganismos.

Causando a transmissão aos seres humanos, principalmente, de sérias infecções hospitalares.A baixa imunidade dos pacientes internados, por exemplo, fica ainda mais ameaçada com o trânsito desses insetos no local, que possui inúmeras doenças transmissíveis.

Já nas residências, a ameaça das formigas também não deixa de ser grave, apesar de ter menores proporções relacionadas aos prejuízos que elas podem causar nos hospitais.Para ambos os casos – em residências e hospitais – a primeira medida para prevenir o aparecimento de formigas.

É optar pela higiene e limpeza constantes, que evitam o acesso do inseto ao alimento.A rota das formigas em busca de alimento inclui os destinos mais diversos, como fezes, feridas, escarros, lixeiras e animais mortos. Ao transitar por esses lugares, as formigas carregam consigo bactérias, fungos e vírus.

Esses pequenos insetos são um vetor de doenças infecciosas como a dor de barriga, gripes, alergias e até lepra e tuberculose. É preciso estar atento, principalmente, na primavera, quando entram no auge do processo reprodutivo.

Se a infestação for séria, é necessário entrar em contato com um especialista em controle de pragas para resolver o problema. A dedetização nesse caso torna-se indispensável!Lembre-se da última vez que você matou uma barata. Se ela não foi imediatamente recolhida e jogada no lixo.

Quem poderia ter feito esse serviço por você? Exatamente elas: as formigas. “Se uma barata morta deixada no chão da cozinha desaparece de um dia para o outro, ela provavelmente foi levada por formigas. Isso mostra que formigas são insetos muito perigosos”, afirma o biomédico Roberto Martins Figueiredo.

Conhecido como Dr. Bactéria.Ele alerta que apesar de serem consideradas inofensivas por muita gente, a rota das formigas em busca de alimento inclui os destinos mais excêntricos, como fezes, feridas, escarros, lixeiras e animais mortos.

Ao passar por estes lugares, elas carregam consigo os mais diferentes tipos de micro-organismos nocivos, principalmente bactérias, fungos e vírus. “Por isso, formigas são consideradas um vetor de quase todas as doenças infecciosas”, reforça o biomédico.

O cuidado com estes insetos durante a Primavera deve ser dobrado, já que algumas espécies chegam ao auge da reprodução neste período. Nos dias mais quentes, as infestações de formigas são maiores. Por isso muita gente tem a impressão de que suas casas são invadidas por formigas nessa época do ano.

Para evitar o risco de intoxicação alimentar, vômito, diarreia e outras doenças é preciso ter atenção no manejo com os alimentos. Formigas presentes em biscoitos e bolos, por exemplo, podem ter tido contato com saliva ou ferida infectadas, o que pode causar tuberculose e lepra. 


Veja abaixo, algumas dicas que ajudam a prevenir o problema:

– Manter a cozinha sempre limpa;
– Aplicar com uma seringa, água com detergente nos buracos onde as formigas saem;
– Tampar as frestas com sabão em barra;
– Pendurar galhos secos de arruda nos armários;
– Casca de limão ou cravo embebido em álcool afastam as formigas do açucareiro;
– Borrifar água com cravo-da-índia nos ambientes com foco de infestação;
– Se a infestação for séria, entrar em contato com um especialista em desinsetização.


Porque você NUNCA deve comer alimentos com formigas!

Se você encontrasse uma barata no seu prato de comida ou em um pedaço de pão que você fosse comer, o que faria? Provavelmente você não conseguiria comer, não é mesmo? Mas, e quando é um alimento com formigas, ou melhor, uma única formiguinha? Você para de comer ou continua devorando depois de tirar o bichinho?

Por mais que as formigas pareçam um ser inofensivo devido ao seu tamanho e, na maioria dos casos, em sua incapacidade de ferir e atacar, a verdade é você JAMAIS deveria comer um alimento com formigas ou um pedaço de qualquer coisa por onde elas tenham passado.

Isso porque ela se trata de um inseto e pode ser bastante nociva para a saúde humana, segundo a Ciência.Estudos científicos já mostraram que as formiguinhas, inofensivas e aparentemente frágeis, estão em qualquer lugar… em qualquer lugar mesmo.

Ao todo, acredita-se que elas somem uma comunidade de 10 quadrilhões em todo o planeta, onde já vivem há mais de 100 milhões de anos, muito mais que nossa própria espécie.Então, além de estarem em sua cozinha, no seu jardim, tomando conta as migalhas que caem no chão e perturbando sua vida de inúmeras formas.

As formigas estão também nas fezes, nas feridas, em animais em decomposição e, claro, no lixo. Logo, quando você come um alimento com formigas, você está comendo também inúmeros micro-organismos patogênicos, como vírus, bactérias e fungos.


Transmissores de doenças

Médicos em todo o mundo apontam que as formigas são verdadeiros agentes transmissores de doenças infecciosas, como gripe, tuberculose, verminoses, intoxicações alimentares, vômito, diarreia e até mesmo a lepra. Tenso, não?Conforme estudo publicado na Revista de Saúde e Biologia.

Todo esse potencial destruidor das formigas está nas patas. Pelo menos foi isso que a pesquisa identificou em formigas analisadas em ambientes hospitalares, em que foram identificados pelo menos 7 tipos de patogênicos diferentes nas patas dos insetos.

Aliás, conforme um outro estudo publicado pela Neotropical Entomology, podem ser essas formigas – que estão sobre suas frutas ou no seu armário de mantimentos -, as grandes responsáveis por rejeições, irritações, lesões na pele e vários outros “incômodos” presentes nos hospitais. 


Formigas nos alimentos x baratas nos alimentos

E, voltando ao começo da matéria, quando comparamos baratas nos alimentos e formigas nos alimentos, fique sabendo que a formiguinha que você ignora pode ser muito pior que a feiosa barata. Até porque são as próprias formigas que dão fim (comendo, literalmente).

ajax loader 2x - Formigas Podem Transmitir Mais Doenças Que Baratas

(Visited 20 times, 1 visits today)
Formigas Podem Transmitir Mais Doenças Que Baratas
× Whatsapp 99556-4343