Maneiras de evitar ratos em casa
Os ratos são uma das pragas urbanas que mais afeta nosso cotidiano, especialmente para os moradores de grandes centros urbanos. Quanto maior a concentração de pessoas, maior a população de ratos, já que eles buscam abrigo em nossos esgotos, tubulações, canos, bueiros e telhados.
Além de procurarem alimento em nossos lixos domésticos. O problema se agrava ainda mais nesta época de primavera, pois estão no auge de sua reprodução.
Primavera: época de… pragas?!
O maior problema de se ter ratos em casa, é que eles trazem riscos à nossa saúde, pois carregam em seus corpos bactérias, fungos e vírus que podem nos deixar doentes. Algumas das doenças mais comuns são leptospirose, raiva, peste bubônica, além de sarna e micoses. A leptospirose é uma das doenças que mais assusta, pode levar à óbito.
Ela é transmitida por uma bactéria que está presente na urina dos ratos. No ano passado, foram registradas 12 mortes por leptospirose e 298 casos só no Rio Grande do Sul. Em 2018, 12 pessoas morreram de leptospirose no Rio Grande do Sul. Imagem: Prefeitura de São Paulo
As doenças mais fatais da história causadas por pragas. Por isso é fundamental para nossa segurança que nossos lares estejam livres dos ratos, e existem algumas medidas que podemos tomar para que isso aconteça. Conheça agora 5 dicas práticas para evitar ratos em casa.
Identifique e bloqueie os possíveis locais de acesso
Você sabia que os ratos são animais extremamente flexíveis? Eles conseguem passar por extremidades muito pequenas, e é por isso que precisamos ficar atentos às todos os pontos possíveis de acesso. Rachaduras, telhas quebradas, buracos nas aberturas das portas e janelas são exemplos de fácil entrada para os ratos.
Conserte os danos nas estruturas, piso e paredes e coloque telas de proteção nas telhas e chaminés.
Mantenha a higienização da casa e jardim
Os ratos normalmente invadem nossa casa em busca principalmente de duas coisas: abrigo e alimento. Encontrar farelos de comida pelos balcões, pias e pisos é como servir um banquete para eles! Então sempre mantenha os locais limpos e secos (pois os roedores também procuram fontes de água), principalmente cozinhas, despensas e banheiros.
Lembre-se também de vedar completamente embalagens de alimentos já abertos. Limpe farelos de pisos, pias e balcões, que servem de atrativos para os roedores. Além disso, gramas e arbustos altos também podem servir de esconderijo de rota até suas tocas. Corte a grama, e apare os arbustos e árvores. Além de ficar com o jardim bonito.
Elimine acúmulo de objetos
Alguns especialistas dizem que o estilo minimalista de vida (viver apenas com o necessário) faz muito bem para o nosso bem-estar emocional e psicológico. Mas há outro motivo ainda mais importante para adotar essa prática: as pilhas de objetos, como caixas, papéis, livros e até roupas.
São ótimos abrigos para que os ratos façam seus ninhos. Acabe com o acúmulo para não fornecer bons esconderijos para as pragas. Sua casa ficará mais organizada e você viverá mais tranquilo.
Adtoe um gato
Essa dica pode até não agradar a todos, mas ela é bastante eficiente! Ter gatos em casa é uma excelente forma de manter os ratos longe. Os felinos são excelentes caçadores, que rastrearão as pragas, capturando-as com rapidez e mostrando para a colônia que a sua casa não é mais um local seguro para elas.
Só não se assuste se o bichano trouxer o ratinho de troféu para você! Gatos podem ser excelentes agentes de controle de pragas domésticas. Gatos são predadores naturais dos ratos.
Contrate um serviço profissional
Quando suspeitar de uma infestação de ratos, a melhor saída é contratar um serviço profissional. Uma empresa séria saberá lidar com os riscos, identificar a espécie de roedor que está invadindo sua casa, e o método mais eficiente não somente para eliminá-los, mas também para manter sua casa livre de novas infestações.