Moscas podem carregar 351 tipos de bactéria diferentes

Moscas podem carregar 351 tipos de bactéria diferentes

Moscas podem carregar 351 tipos de bactéria diferentes

Elas são bem mais nojentas do que se imaginava. Exemplares coletados aqui no Brasil indicaram que podem transmitir até um micro-organismo que causa gastrite.Basta uma única mosquinha sobrevoando a mesa para ligar o sinal de alerta: quem está por perto corre para espantar o inseto.

Na tentativa de evitar seu contato com a comida a todo custo. Quando já é tarde demais, o jeito é reparar o estrago. Os mais precavidos tratam de descartar o pedaço em que o bicho pousou e isolar a área, para garantir que o visitante indesejado não volte a dar as caras durante a refeição.

Embora possa parecer para alguns, não se trata apenas de excesso de cuidado. Alimentos de fato podem ficar contaminados graças à breve visita de uma mosca, tudo por conta dos hábitos pouco higiênicos desses insetos.Durante seus voos, eles acabam se alimentando de tudo que é tipo de detrito.

Restos como fezes, animais mortos e matéria orgânica em decomposição estão recheados de micróbios, que ficam grudados em suas asas e patas e podem se desprender na próxima aterrissagem.Um estudo recente, publicado no jornal Scientific Reports, cravou que uma mosca doméstica.

Por exemplo, pode carregar até 351 bactérias diferentes. No caso da varejeira, também conhecida como mosca verde, são 316 tipos de microrganismos — alguns deles, inclusive, nocivos à saúde humana.“Em geral, estas bactérias são oportunistas e potencialmente patogênicas, causando doenças do trato gastrointestinal.

Do trato urinário, úlceras estomacais, infecções cutâneas e respiratórias”, explica Ana Carolina Martins Junqueira, professora de genética e genômica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenando uma equipe internacional de cientistas, ela analisou 116 exemplares dessas moscas. 

Cientistas descobriram que dois tipos de moscas muito comuns em ambientes urbanos podem transmitir mais doenças do que se imaginava.A mosca doméstica (Musca domestica) e a mosca varejeira (Chrysomya megacephala) carregam, cada uma, mais de 300 tipos de bactérias.

Mostra um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia (PennState University), nos Estados Unidos.Muitas dessas bactérias são causadoras de doenças que afetam os seres humanos, incluindo infecções no estômago, intoxicações e até pneumonia.

Os micróbios se concentram nas pernas e nas asas dos insetos e se espalham pelo ambiente, por exemplo, cada vez que a mosca pousa sobre a comida. Cada movimento dos insetos pode espalhar as bactérias, afirmam os especialistas.


Surtos de doenças

Os pesquisadores analisaram 116 moscas de diversos habitats de três continentes e utilizaram técnicas de sequenciamento de DNA para identificar as bactérias que estavam sobre o corpo dos insetos.A mosca doméstica, encontrada em todo o planeta, carrega 351 tipos de bactérias.

A varejeira, mais comum em climas quentes, 316 tipos. Muitos dos microorganismos foram encontrados em ambas as espécies.Os cientistas, que publicaram o trabalho no periódico Scientific Reports, destacam que as moscas podem estar sendo subestimadas pelas autoridades de saúde pública.

Como fontes de surtos de uma série de doenças.”Acreditamos que isso possa demonstrar um mecanismo de transmissão patogênica que tem sido negligenciado pelas autoridades de saúde pública, que as moscas podem contribuir para a transmissão de agentes patogênicos em situações de surtos” destacou Bryant.


Mosca varejeira vista com microscópio eletrônico

Alguns pesquisadores acreditam, contudo, que as moscas podem ser úteis e funcionar como sistemas de alerta para determinadas doenças ou como “drones vivos” capazes de entrar em espaços reduzidos para procurar por micróbios.”As moscas poderiam ser intencionalmente lançadas como drones biônicos.

Autônomos aos menores espaços e fendas e, depois de recapturadas, prover informações sobre todo o material biológico que encontraram”, ilustra Stephan Schuster, diretor de pesquisa na Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura.Moscas domésticas são conhecidas por seus péssimos hábitos de higiene.

Entre frequentar aterros sanitários e se alimentar de todo tipo de comida em decomposição, animais mortos e matéria fecal. Elas são potenciais vetores de doenças para humanos, animais e plantas.As varejeiras são as moscas mais comuns vistas sobre animais mortos. 


maneiras infalíveis de acabar com os mosquitos

Mosquitos e pernilongos podem causar muito desconforto, principalmente nos dias de calor e na hora de dormir. A fim de tirar suas dúvidas de como prevenir sua casa e apresentar técnicas para afastá-los, confira esses 6 truques que vão te dar sossego de vez.


Invista nas plantas e flores

Além de deixarem sua casa mais cheirosa, algumas plantas afugentam os insetos por conta de seu aroma. Invista em hortelã-verde, alecrim, gerânio e malmequeres. Inclusive, a última contém piretro, um composto natural usado na maioria dos repelentes de insetos.


Vinagre

Um pote de vidro com vinagre de maçã e gotas de detergente atraem os mosquitos e ao entrar, eles se afogam na mistura. Borrifar vinagre nas frutas não prejudica o sabor, mas a acidez e o cheiro forte afugenta-os.


 Velas de citronela

As velas liberam um aroma que incomoda os mosquitos e os afasta, mas atente-se, a medida é um complemento ao ambiente, ou seja, não fique preso somente a vela para afastá-los, já que elas funcionam melhor em ambientes fechados por atingir um raio pequeno de distância. 


Limão com cravo da índia

Cortar um limão e espetar os cravos da índia nas duas metades ajuda a espantar os mosquitos e pernilongos. Coloque ao lado da cama e na cozinha.


Ventilador de chão

Posicione um ventilador bonito e silencioso em uma das extremidades da sua mesa de jantar para soprar os insetos para longe, na hora de comer principalmente. Mas, atente-se: em dias de muito calor não desligue de manhã e a noite, principalmente.


Mantenha a casa limpa

Além dessas técnicas e receitinhas, o importante é sempre manter a casa limpa, especialmente a cozinha e o banheiro. Para complementar essa limpeza, certifique-se de manter os ralos desentupidos e, se não estiverem em uso, fechados. Água parada e galões e caixas da água abertos devem ter sua atenção também.

ajax loader 2x - Moscas podem carregar 351 tipos de bactéria diferentes

(Visited 47 times, 1 visits today)
Moscas podem carregar 351 tipos de bactéria diferentes
× Whatsapp 99556-4343