O Que Fazer Em Caso De Picada De Insetos?
Aranha, formiga, piolho e abelhas… Como evitar o ataque desses insetos? O Bem Estar convidou o alergista Fábio Castro para dar dicas e explicar o que passar e o que não passar de jeito nenhum na picada. A outra convidada, a dermatologista Denise Steiner, falou sobre um inseto que dá muita coceira na cabeça, o piolho.
Se você for picado por algum inseto, lave a região com água e sabão. Gelo pode aliviar a coceira e a dor. Evite coçar e use um creme hidratante ou vaselina para melhorar essa sensação. O repelente pode prevenir picadas de pernilongos e borrachudos, mas não tem ação contra abelha, vespa e formiga, por exemplo.
E o que não fazer? Nada de pomada antialérgica!
As picadas podem se diferenciar entre aquelas que injetam veneno e aquelas que sugam sangue. Pernilongo, pulga e borrachudo sugam, já vespa, abelha, formiga e aranha injetam o veneno. São três as reações a picada de insetos. A reação tóxica, mais comum e simples, onde o local da picada fica dolorido, inchado e coça.
A reação tóxica sistêmica, que é um quadro mais grave. Acontece quando uma grande quantidade de veneno é injetada na corrente sanguínea. A outra é a reação alérgica, mais grave ainda e pode até matar.
Cuidados em lugares abertos
O Bem Estar foi até um parque mostrar que cuidados temos que ter em espaços abertos. A formiga lava-pés é muito comum nesses lugares. Ela tem um veneno que pode causar alergias sérias. Por isso, fique longe do formigueiro.Já as aranhas são mais discretas e vivem sozinhas em teias ou debaixo da grama. As que fazem teia costumam ser menos venenosas
, diferente das que se escondem. Por isso, não coloque a mão em lugar nenhum sem antes observar. Use um graveto para afastar as folhas antes de se acomodar para o piquenique.Com as abelhas os cuidados são diferentes. Elas são atraídas pelo nosso cheiro e cor de roupa. Evite perfumes doces e roupas com cores vibrantes.
Melhor forma de eliminar os piolhos
A melhor forma de eliminar os piolhos é por meio do uso diário de pente fino. Para retirar a lêndea, é recomendável que se utilize uma mistura de água e vinagre na mesma proporção. E nada de espremer o piolho. Após a retirada, mergulhe o inseto em uma solução de vinagre com água também.
O que fazer em caso de alergia à picada de inseto
Qualquer picada de inseto provoca uma pequena reação alérgica com vermelhidão, inchaço e coceira no local da picada, no entanto, algumas pessoas podem apresentar uma reação alérgica mais grave que pode causar inchaço de todo o membro afetado ou de outros locais do corpo. Os insetos que podem causar alergia na pele são o pernilongo.
Borrachudo, formiga, percevejo, muriçoca e marimbondo. Na grande maioria dos casos, os sintomas podem ser aliviados passando uma pedrinha de gelo no local e usando uma pomada anti-alérgica, mas em algumas pessoas a reação alérgica pode ser tão grave que pode ser necessário fazer o tratamento com pomadas à base de corticoides.
Sinais de alergia à picada de inseto
Pessoas mais sensíveis à picada de insetos podem apresentar alguns sintomas de alergia, como:
Vermelhidão e inchaço do membro afetado;
Dor ou coceira intensa no local afetado;
Saída de um líquido fluido e transparente pelo local da picada.
É considerado alergia à picada quando estes sintomas surgem após a picada de um inseto não peçonhento, como mosquito, formiga, abelha ou pulga, por exemplo.
Sinais de alerta para ir imediatamente ao hospital
Algumas pessoas podem ter uma reação alérgica exagerada, chamada choque anafilático, e nesses casos é muito importante ir imediatamente ao hospital se surgirem sinais como:
Queda rápida da pressão arterial;
Sensação de desmaio;
Tonturas ou confusão;
Inchaço do rosto e da boca;
Extrema dificuldade em respirar.
A dificuldade para respirar ocorre devido ao inchaço da garganta que impede a passagem do ar. Nestes casos, a reação é muito rápida e o indivíduo deve ser levado para o hospital o mais rápido possível, pois existe o risco de morte por asfixia.