Perguntas e Respostas sobre os Pombos
Os pombos são aves e a grande maioria é pertencente ao gênero Columba que contém mais de 50 espécies distribuídas pelo mundo todo. O pombo doméstico Columba livia é o mais conhecido por sua proximidade no convívio com o homem.
Do que se alimentam os pombos?
Alimentam-se principalmente de grãos e sementes colhidos em áreas abertas.
Como podemos evitar a presença de pombos?
Dentre inúmeras medidas, as principais são o emprego de refletores luminosos, sonorizadores, cercas eletrificadas, vedação de espaços ou obstrução de vãos (com fios de náilon, pregos ou arames), substâncias “repelentes” (que provocam desconforto da ave pelo contato e, em geral, são aplicadas sobre forros ou beirais de telhados), e controle de fontes alternativas de alimento.
Quanto tempo pode viver um pombo?
Os pombos podem viver de 15 a 30 anos na natureza e em torno de 3 a 5 anos nas cidades, devido à doenças que causam desequilíbrio de sua população.
Como os pombos se reproduzem?
Os pombos se acasalam e possuem somente um único parceiro.
Os pombos vivem em sociedades?
Sim, os pombos normalmente vivem em grupos.
Quantos ovos os pombos podem colocar?
Normalmente a fêmea coloca 2 ovos por vez, fazendo em média de 2 a 3 deposições por ano, os quais, por sua vez, demoram de 17 a 18 dias para nascer.
Depois de quantos dias os filhotes de pombo abandonam seu ninho?
Os filhotes abandonam o ninho depois de 3 semanas, quando estão aptos a voar.
Quais são os tipos de doenças que os pombos transmitem ao homem?
Ao menos 57 doenças já foram catalogadas e entre as principais estão a salmonelose (doença causada por bactéria), a histoplasmose e a criptococose (as duas últimas causadas por fungos que se desenvolvem nas fezes dos pombos).
O pombo pode transmitir doenças a animais domésticos?
Sim, os pombos podem transmitir doenças e entre muitas está a toxoplasmose, devido especialmente aos seus hábitos predatórios e por se alimentarem da carne crua da ave, única maneira pela qual a doença é transmitida.
Os pombos podem ter piolho? Se sim, podem ser transmitidos ao homem?
Sim, os pombos podem ter piolhos, mas estes raramente serão transmitidos para o homem, exceto em casos de manipulação dos ninhos.
Os pombos podem ter pulga? Se sim, transmitem doenças?
Sim, os pombos podem ter pulgas. Quando a ave abandona o ninho as pulgas podem vir a infestar a residência (casa ou apartamento) causando incômodo pelas picadas e até mesmo processos alérgicos.
As fezes de pombo podem transmitir doenças?
Sim, uma grande quantidade de microorganismos patogênicos podem ser veiculados pelas fezes.
Quais os cuidados que devemos ter ao limpar as fezes de pombo?
Sempre usar máscara no rosto e luvas. A utilização de soluções desinfetantes e umectantes para a remoção mecânica das fezes também é altamente recomendado para evitar o risco da dispersão de agentes patogênicos.
As fezes de um pombo podem contaminar um ambiente?
Sim, além de acumular sujeira no ambiente.
Um pombo sadio pode ser transmissor de doença?
Não, um pombo sadio não carrega consigo agentes transmissores de doenças, portanto, não poderá ser responsável por transmití-las.
Como identificar um pombo sadio?
Pombos sadios têm penas integras e sem falha na plumagem, mantém condições normais de vôo e andam junto ao bando (quando estão doentes ficam isolados).
Qual o tipo de ambiente e clima mais propício ao pombo?
Os pombos vivem em quase todos os tipos de ambiente, especialmente onde vive o homem por conta da oferta de alimento.
Um pombo doente pode transmitir sua doença a outros pombos?
Dependendo da doença, tal como ocorre em especial com as viroses, esta pode se disseminar rapidamente e provocar alta mortalidade.
Que tipo de doenças um pombo pode adquirir?
Entre as viroses destaca-se a “doença de Newcastle” e outra doença típica de aves como a ornitose (causada por bactéria).
O simples contato do pombo com a água pode contaminá-la?
Não.
Como os pombos fazem seu ninho?
Em geral usam ramos ou galhos secos de árvores ou qualquer outro material que lhe seja útil para este fim. Constroem seus ninhos em locais planos como os ramos de árvores ou em outros lugares onde os ovos possam estar protegidos do frio e da chuva.
Os pombos-correios também são transmissores de doenças?
Não, por serem criados em condições especiais.