Pragas urbanas – Quais são as maiores ameaças existente
As pragas urbanas representam um risco para residências e para as pessoas. Pragas urbanas são os animais que se multiplicam de forma desordenada no ambiente urbano e representam risco direto ou indireto para a saúde humana. Existem diversas pragas urbanas que podem afetar a vida e o cotidiano das pessoas de formas diferentes. Os maiores exemplos são as baratas, ratos, pombos, moscas e mosquitos.
Pragas urbanas – As 6 piores pragas urbanas
Estes são animais que podem causar problemas à saúde de forma direta ou indireta e que é necessário um controle rígido de sua proliferação.
Pragas urbanas – Pombos
Os pombos são pragas urbanas problemáticas e que dão dor de cabeça para pessoas em ambientes residências, industriais, comerciais e públicos. Estes animais possuem uma população cada vez maior e o seu controle é difícil e muito burocrático. Apesar de não ser um animal que não prejudica os seres humanos de forma direta, seus dejetos causam doenças gravíssimas como a salmonela, toxoplasmose e criptococose (a temida doença do pombo).
Infelizmente os pombos devem ser controlados por ações preventivas, sempre evitando o acumulo de lixo que podem servir de alimento para estas aves.
Pragas urbanas – Ratos
Os ratos são um dos principais vetores de doenças nocivas aos seres humanos. São cerca de 55 doenças transmitidas por estes roedores. Os ratos urbanos são difíceis de serem controlados devido a sua enorme capacidade de reprodução. Ao encontrar os três fatores principais de proliferação (água, comida e abrigo) um casal de roedores pode gerar até 15 mil herdeiros em apenas um ano. Ou seja, a proliferação destes animais pode ser catastrófica.
Ratos são pragas urbanas não apenas por conta das doenças transmitidas, mas também por causa do estrago causado por eles. Estes roedores podem deteriorar fios, madeiras e até mesmo contrato, sendo um verdadeiro pesadelo para a estrutura de um imóvel. Os ratos são facilmente controlados em ambiente residencial, basta deixar tudo limpo para evitar que ele encontre água, abrigo e alimento. Em ambientes maiores é necessário.
O acompanhamento de uma dedetizadora. Em alguns ambientes comerciais existe leis e normas para determinar a frequência em que o procedimento de desratização deve ser feito.
Pragas urbanas – Aranhas
Apesar de serem mais assustadores do que perigosas, as aranhas também são pragas que devem ser levadas a sério. Estes aracnídeos apresentam risco direto para os seres humanos devido ao seu veneno. O principal vilão entre as aranhas é a aranha-marrom, responsável pelo maior número de incidentes domésticos no Brasil. Encontrada em praticamente todas as regiões do país, estas aranhas são tímidas, mas possuem um veneno poderoso.
Encontrada sempre em lugares onde há pouco movimento, como gavetas que ficam muito tempo fechadas, móveis e entulhos, estas aranhas podem causar bastante transtorno.Assim como no caso do rato, a limpeza constante e boa organização são os fatores principais para manter a casa livre da criatura.
Pragas urbanas – Formigas
Vistas como inofensivas por muitos, as formigas são muito mais do que uma simples chateação. Muita gente quer se livrar das formas apenas pelo incomodo de ter elas andando em qualquer alimento descuidado da cozinha. Porém, estes insetos são grandes vetores de bactérias e vírus. Como todos sabem, as formigas se alimentam de muitas coisas diferentes. O problema é que depois de andar por cima do corpo de algum animal, a formiga.
Pragas urbanas – Baratas
As baratas são grandes inimigas do ambiente urbano. Esta é uma das mais famosas pragas urbanas do mundo e um dos animais mais velhos do planeta. Elas são altamente adaptáveis e resistentes.Assim como as formigas, as baratas podem carregar vírus e bactérias em suas patas e corpos, além de fungos. Este é um animal perigoso e que apresenta um alto nível de risco de saúde em qualquer ambiente.
As baratas, quando em condições propensas para a proliferação, se multiplicam em uma velocidade incrível. Estima-se que para cada habitante da grande Porto Alegre, existam cerca de 200 baratas.Felizmente, as baratas são fáceis de serem controladas. De novo a dica é sempre manter a casa limpa e bem organizada.
Pragas urbanas – Mosquitos
Os mosquitos são os grandes vilões da humanidade. Pode até não parecer, mas os mosquitos ocupam o primeiro lugar na lista de animais que mais matam por ano, sendo responsáveis por cerca de 725 mil mortes anualmente.Estes animais carregam várias doenças, em alguns casos as doenças são exclusivas destes animais. Casos famosos são a Febre amarela, Dengue, Zika e Chikungunya que estão sempre nos noticiários e manchetes.
Infelizmente, esta é a praga urbana mais difícil de ser eliminada, já que é necessária uma consciência coletiva para evitar água parada em qualquer ambiente. Os mosquitos, principalmente o Aedes Aegypti, são perigosos para toda a sociedade.Está com problemas com pragas? A Dedetizadora Em Porto Alegre pode te ajudar! Somos uma empresa de dedetização profissional, sempre garantindo um trabalho bem feito.
Pragas urbanas – Pragas urbanas: quais as maiores ameaças para a saúde pública?
– Identificar os riscos para a saúde pública relacionados com as pragas;
– Informar as autoridades e a população sobre esses riscos;
– Assegurar que os Profissionais do Controlo de Pragas Urbanas sejam reconhecidos por proteger os cidadãos, as famílias e as suas propriedades;
– Aconselhar a melhoria das condições que potenciam a vulnerabilidade das edificações às pragas urbanas;
➢- Participar activamente na prevenção, monitorização e controlo de pragas urbanas;
➢- Desenvolver a formação, educação e certificação dos profissionais do controlo de pragas urbanas, mas também da população civil.
As pragas urbanas são espécies que se multiplicam de forma desordenada no ambiente urbano, representando um risco directo ou indirecto para a saúde humana, mas também constituem um risco para as suas residências. Existem diversas pragas urbanas que podem afectar a vida e o quotidiano das pessoas de formas distintas, sendo os maiores exemplos os mosquitos, baratas, ratos, pombos e moscas.
Pragas urbanas – Como baratas, ratos e outras pragas urbanas atacam?
Vários insetos e roedores aproveitam pequenos esconderijos dentro das casas, como ralos, encanamentos e até tomadas elétricas, para atazanarem a vida do homem moderno. Além das baratas e dos ratos, cupins, formigas e traças são outros hóspedes indesejados bastante comuns. “O maior problema do convívio com esses animais é o risco que eles representam à saúde humana”, diz o biólogo Osmar Malaspina, do Centro de Estudos de Insetos.
Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro (SP). Os ratos são a principal ameaça, pois transmitem aproximadamente 200 doenças, da leptospirose à febre hemorrágica. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), um país gasta cerca de 10 dólares por ano pelos males causados por cada roedor que possui. Como se estima que no Brasil vivam 450 milhões de ratos, temos um prejuízo anual de quase 5 bilhões de dólares!
Já as baratas, apesar da aparência repugnante, não são tão nocivas assim. Apenas 40 das 4 mil espécies existentes no mundo estão em permanente contato com o homem – as demais são silvestres. As formigas, por sua vez, são uma grande ameaça nos hospitais. Ao transitarem por UTIs e centros cirúrgicos, contaminam materiais esterilizados. Em relação aos cupins, o grande problema é a destruição que eles fazem em portas, armários e móveis de madeira.
“No mundo todo há cerca de 3 mil espécies de cupins descritas, mas apenas 10% são consideradas pragas”, afirma a bióloga Ana Maria Costa Leonardo, também da Unesp de Rio Claro. Já as traças são capazes de destruir bibliotecas inteiras e causar sérios danos ao guarda-roupa. “Elas preferem atacar tecidos com secreções humanas, como suor e urina, ou sujos com leite, sucos de fruta e cerveja”, afirma o biólogo Luiz Eduardo Leite Chaves.