Pulgas e carrapatos – o controle de pragas na saúde do seu pet
Na primavera/verão as condições ambientais tornam-se ideais para a reprodução de alguns parasitas como as pulgas e carrapatos. Se no inverno eles levam até 140 dias para chegar à fase adulta, no calor, esse período pode cair para apenas 10 dias. É comum a ideia de que a presença de pulgas e carrapatos em casa seja por falta de higiene.
Mas isso nem sempre é verdade. Algumas espécies de carrapatos transmitam parasitoses no sangue dos cães e gatos, que podem levar a anemia profunda e até a morte dos animais.
Pulgas
As pulgas preferem se instalar nos animais em locais abafados e quentes, como abaixo das orelhas, pescoço, barriga e próximo a cauda. Nos ambientes, preferem o rejunte do piso, nos espaços entre tacos e pisos de madeira, no carpete, tapete, forro e no sofá. Mas para eliminar as pulgas, devem ser usados em seu pet.
Produtos específicos devidamente prescritos por um veterinário. O melhor controle é proteger o animal, assim ele não levará pulgas para dentro de sua casa. Porém dedetizar o ambiente também traz ótimos resultados, pois apenas 5% das pulgas ficam nos animais e 95% estão nos ambientes.
O correto é contratar uma empresa especializada que deverá avaliar dentre outras coisas a característica do ambiente, a raça do animal e principalmente as pessoas que convivem com o ele.
Carrapatos
Já os carrapatos abrigam-se preferencialmente no animal debaixo e dentro das orelhas, no focinho, pescoço, ao longo do corpo e entre os dedos das patas. Nos ambientes, preferem locais mais altos, distantes do solo, nas frestas de paredes rústicas, cantos e rachaduras, debaixo de pedras, telhas, folhas ou até na cobertura dos canis.
As fêmeas podem escalar uma parede de até quatro metros de altura. Todos os produtos para carrapatos controlam infestação por pulgas, mas alguns produtos são específicos para pulgas e não controlam infestações por carrapatos. O carrapato é muito mais resistente do que a pulga, quando se trata de controle ambiental.
O controle no cão é efetivo, mas pode demorar algumas semanas para que se tenha a eficácia desejada. No ambiente, associar o controle químico com a remoção mecânica dos carrapatos com um aspirador de pó, pode ajudar muito e acelerar o processo de controle. Sendo assim, é preciso usar carrapaticidas.
A maioria dos animais é infestada durante os passeios, quando entram em contato com cães infestados em praças, parques ou com gatos não protegidos que passeiam pela vizinhança principalmente à noite. Por isso, a melhor maneira de proteger seu pet durante o verão é evitar locais com grande circulação de pequenos animais como cães e gatos.
Cuidados com seu pet na dedetização
Os animais de estimação também sofrem com a presença de insetos em casa. E não estamos falando apenas das pulgas e dos carrapatos. Uma infestação de formigas, por exemplo, prejudica o bem-estar dos peludos. Para resolver o problema, você deve recorrer à dedetização. Só que o uso de veneno costuma ser um tabu nas residências.
Dicas para proteger seu pet após a desinsetização
Sim, as substâncias utilizadas na desinsetização podem ser tóxicas. É por isso que você deve tomar alguns cuidados com seu pet após a imunização do ambiente. Veja o que fazer.
sole a área
Existem diferentes métodos para o controle de pragas. Quando há aplicação de gel ou iscas, não é preciso deixar o local. Porém, se a prática envolver a pulverização de domissanitário líquido, então a área deve ficar isolada por 12 horas. Esse é o período necessário para o produto secar.