Quais tipos de dedetização existem?

As espécies sinantrópicas – que se alimentam e se proliferam na cidade – têm características biológicas distintas. Há baratas que vivem no interior de uma despensa, enquanto outras preferem as redes de esgoto.

Algumas traças atacam grãos de arroz, ao passo que as demais devoram roupas e papéis. Desse modo, cada infestação requer uma abordagem específica. Deve-se realizar uma investigação técnica na área para identificar as criaturas invasoras.

Sabendo quais bichos estão fazendo o estrago, é possível definir os métodos de controle mais adequados. O domissanitário para cupins, por exemplo, é diferente do produto administrado contra aranhas.


Dentro do amplo universo do controle de pragas, destacamos os seguintes serviços:

Dedetização de insetos, desinsetização ou controle de insetos são os nomes mais comumente encontrados em sites de busca. Consiste no controle de aranhas, baratas, escorpiões, formigas, pulgas, moscas e traças, geralmente executado em áreas urbanas a fim de reduzir a sua infestação.

Dedetização de ratosdesratização ou controle de ratos é como as pessoas buscam pelo serviço. O principal foco de controle são os ratos de telhado, ratazanas e camundongos.

Cada um desses bichinhos é diferente e por isso precisam de metodologias distintas para maior efetividade. Colocação de iscas para o Controle de ratos em ambiente externo.

Dedetização de cupins e brocas, descupinização ou controle de cupins e brocas também podem ser termos utilizados para designar esses serviços.

Mesmo que o cupim seja um inseto, o que faria com que ele fosse uma praga do Controle de Insetos, pelo seus comportamentos e habitat o controle deve ser feito com métodos bem específicos, pois isso as empresas consideram como um serviço diferente.


Dedetização é segura?

Apenas companhias licenciadas podem realizar a dedetização de ambientes. No Rio Grande do Sul, o órgão que fiscaliza essa atividade é a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam).

Ao contratar o serviço, você deve verificar se a empresa possui registro e se encontra em situação regular. Esse cuidado é necessário porque os domissanitários são altamente tóxicos.

Então, a equipe deve tomar medidas de segurança, como isolar o perímetro e utilizar equipamentos de proteção individual. Seguidas essas precauções, não há risco para pessoas nem para animais domésticos.

O local já pode ser reocupado algumas horas depois. O período de isolamento depende do serviço realizado. Na desinsetização com aplicação líquida, o tempo médio até o produto secar é de 12 horas.

Bichos e plantas devem permanecer fora por um dia inteiro, o que evita envenenamentos. Nos casos de aplicação em gel ou de instalação de armadilha luminosa, os habitantes podem permanecer no interior do prédio o tempo todo. O manual de recomendações abaixo traz mais detalhes sobre os procedimentos antes, durante e depois da dedetização.


O que você deve ter em mente

Embora tenhamos utilizado o termo “dedetização” ao longo do texto para uma boa compreensão do conteúdo, já que essa palavra é mais conhecida, a forma correta de se referir ao serviço é controle de pragas.

Pois ele abrange muito mais do que somente a aplicação de um produto em seu ambiente. O DDT é um produto proibido no Brasil. Escolha sempre empresas que, além de estarem regulares legalmente.

Utilizem produtos domissanitários e não agrícolas, isso garante a qualidade do serviço prestado. Tenha o controle de seu ambiente em dia e saiba quais são as principais pragas que podem acometer seu lar ou empresa, de acordo com a estação.

ajax loader 2x - Quais tipos de dedetização existem?

(Visited 3 times, 1 visits today)
Quais tipos de dedetização existem?
× Whatsapp 99556-4343