Quantos Tipos de Baratas Existem? – Um dos insetos mais temidos pela população é a famosa e indesejável barata.
Esse sentimento de repulsa por ela é claramente justificado pelo fato de algumas habitarem ambientes sujos como lixões e esgotos e que, portanto, podem facilmente ameaçar a saúde pública.
Existem aproximadamente 4.000 espécies de baratas, das quais 1.200 estão presentes na região neotropical (Sul dos Estados Unidos, México, América Central e América do Sul).
Porém, é importante mencionar que do total de espécies de baratas existentes, somente 25 a 30 são sinantrópicas (adaptadas ao ambiente urbano). E ainda, apenas 0,1% também do total de espécies, tem caráter de peste, vetores mecânicos de patógenos. O restante são membros da fauna e muitas dessas possuem modos de vida limpos.
Conheça agora algumas espécies:
Blattella germanica: É uma das espécies mais comuns no Brasil e pode ser encontrada na cozinha, despensa, fornos, coifas, pias, embalagens e ovos e bebidas, ou seja, normalmente são encontradas em lugares próximos a uma fonte de alimentos. Por isso, tome cuidado com farelos de alimentos no chão.
Elas, apesar de pequenas se comparadas com outras espécies, são altamente prolíficas, ou seja, possuem grande capacidade de procriação. Além disso, a espécie Blattella Germanica também é conhecida como barata alemã e paulistinha. É considerada uma praga, porque pode transmitir doenças à população.
Periplaneta americana: Essa é outra espécie comum no território brasileiro e é encontrada em lixões, cemitérios, galerias subterrâneas, caixas de gordura, fossas, atrás de papéis de parede, entre outros locais.
A Periplaneta americana, ao contrário da Blattella, é grande e possui asas, por isso, também é conhecida como barata voadora, sendo que essa sua capacidade de voar é o fator causador de uma repulsa ainda maior nas pessoas. Ela também é considerada uma praga, pois pode transmitir doenças à população.
Macropanesthia rhinoceros: Essa espécie é conhecida no Brasil como barata-rinoceronte e é um dos maiores insetos conhecidos. É uma espécie nativa da Austrália e encontrada em zonas tropicais. A Macropanesthia é um exemplo de espécie de barata que não é considerada uma praga.
Periplaneta australasiae: Possui como características físicas antenas longas e pernas pontiagudas e é originada da África tropical. Além disso, possui tamanho grande (35 mm), é acastanhada, avermelhada e possui circunferências amarelas no tórax.