Remédios para matar cupins – Matar cupins com soluções naturais? Uma infestação de cupins pode destruir seu imóvel.
Se você quer um veneno caseiro para cupins, confira alguns tratamentos com remédios caseiros eficazes para matar cupins sem precisar usar inseticidas.
Fique tranquilo, não precisa pagar um preço alto contratando os serviços de dedetização e descupinizaçao, saiba agora mesmo quais os venenos caseiros eficientes para se livrar dos cupins.
Cupins de madeira seca e subterrâneos são fundamentais para os processos de renovação em um determinado ecossistema, mas, também são uma praga difícil de exterminar quando adotam uma casa como alvo, motivo pelo qual, a prevenção sempre será mais efetiva que qualquer veneno para cupim.
Em outras palavras, por mais que os consideremos uma praga, estes insetos representam o auge de um processo evolutivo e justamente por isso, são muito resistentes a remédios genéricos para insetos.
Mas, isso não significa que não exista veneno caseiro para cupim que seja eficaz, apenas que, de maneira geral, para se livrar de uma infestação de cupins, mais do que veneno, você precisará de paciência e persistência.
Neste sentido, caso perceba sinais iniciais isolados, como por exemplo, a presença em uma única peça de sua mobília, talvez seja mais prático se livrar daquele móvel específico, antes que a praga se espalhe e você tenha que lidar com vários focos.
E se for este o caso, para se livrar dos cupins, não basta jogar o móvel no lixo, é preciso queimá-lo, o que nem sempre é possível.
Veneno caseiro ou inseticida são as únicas opções para se livrar dos cupins?
Seja como for, é prudente fazer uma boa avaliação em toda a casa, principalmente se for de madeira, por possíveis pontos de entrada para uma infestação. Isso porque há certas condições necessárias para que os cupins ataquem em um determinado local:
- Calor e umidade: se você mora em um local com estas características, certamente, há colônias de cupins no entorno. A situação piora, caso os cômodos de sua residência tenham pouca iluminação solar. Embora não possa fazer nada quanto ao calor e umidade, é interessante que ao menos, dê um banho de sol nos móveis, ainda que apenas eventualmente.
- Madeira velha no quintal: não deveria ser necessário avisar, mas, pilhas de madeira apodrecendo no quintal são um banquete para cupins e uma vez instalados nelas, a entrada na casa é uma questão de tempo apenas.
- Rachaduras, buracos e frestas: madeira nova e tratada, dificilmente terá cupins, mas, se houver rachaduras e frestas, eles podem se instalar através destes espaços.
- Serragem ou pedaços de madeira (cobertura vegetal): há quem tenha o hábito de utilizar estes materiais como uma espécie de cobertura vegetal no entorno de árvores e plantas menores o que, considerando a umidade do solo, também se constitui em um banquete para os cupins.
Mesmo que não exista nada disso em sua residência, ainda assim, existe a possibilidade de que os cupins apareçam, principalmente, porque há outros fatores sobre os quais você não tem controle, como por exemplo, algum móvel com madeira sem o tratamento adequado.
Neste caso, a única coisa a ser feita, é ficar atento aos sinais de presença dos insetos, todos facilmente perceptíveis:
- Rachaduras na pintura de paredes;
- Som oco em resposta a batidas na madeira;
- Trilhas de pó, semelhantes a serragem fina;
- Asas soltas pela casa.
Dito isso, uma vez identificado o problema, algum veneno caseiro para cupim da lista a seguir deve dar conta dele, embora, como já dissemos, paciência e persistência sejam componentes essenciais de qualquer das fórmulas apresentadas.
Algumas dicas extras
Nos Estados Unidos as casas são feitas basicamente de madeira, enquanto aqui, costumamos erigir nossas casas em alvenaria e isso tem dois significados importantes para esta lista.
- Primeiro: quando se trata de exterminar cupins em madeira, o mercado americano tem muito mais opções do que o brasileiro e uma delas, são aparelhos próprios para eletrocutar colônias de cupins. Não é algo fácil de fazer, mas, pode ser uma alternativa, caso você encontre onde comprar.
- Segundo: aqui, temos “cupins de concreto”, o que é uma pequena distorção da realidade, já que os cupins são os mesmos e não se alimentam de cimento, apenas se instalam por entre possíveis brechas e rachaduras. Mas, quando há uma infestação em alvenaria, também podem comprometer a estrutura da casa, embora seja uma ocorrência menos frequente que em casas de madeira.
Neste último caso, é bom ter em mente que um veneno caseiro para cupim é apenas um paliativo, sendo necessária uma avaliação estrutural de um profissional. Isso, porque em casas de madeira, o estrago que eles fazem é mais facilmente percebido, enquanto que, em construções de alvenaria, pode demorar para aparecerem sinais óbvios de danos graves.