Será que os Morcegos Atacam Pessoas? – Existe um grande mito sobre o fato de morcegos atacarem as pessoas, mas tudo isso não passa de histórias mal contadas, que não correspondem com a verdade.
Os morcegos são animais que podem alimentar-se de diversas formas, conforme sua espécie, variando sua alimentação, desde frutas até sangue de animais.
Morcegos vampiros
São chamados morcegos vampiros, ou hematófagos, aqueles que se alimentam de sangue. Eles sugam o sangue dos animais para se alimentar, mas nunca de seres humanos.
O que pode acontecer é, ao se sentir ameaçado, o morcego pode vir a atacar o ser humano também, mordendo, para se defender ou até arranhando e fugindo.
Há uma espécie de morcegos que prefere animais maiores, como cavalos, bois e vacas. Outra espécie prefere animais de pequeno porte, como galinhas, aves e outros bichos silvestres.
Morcegos em residências
Os morcegos, quando acham entrada fácil para uma residência, fazem ninhos e comem os alimentos do local, principalmente frutas. Por isso, se você mora em um local onde há muitos morcegos na parte externa, a recomendação é não deixar estes alimentos desprotegidos.
O simples contato direto com um morcego vivo ou morto, pode transmitir algumas doenças, por ser um animal que vive em diversos ambientes, podendo carregar substâncias nocivas para o ser humano. Fique sempre atento, mantenha frestas de janelas e portas fechadas e alimentos bem guardados, que os morcegos, naturalmente, manterão distância de você e de sua família.
Morcegos são perigosos? Doenças
Não é muito frequente que um morcego ataque uma pessoa ou lhe morda. No entanto, devemos saber que esse animal pode portar algumas doenças que podem ser transmitidas para os seres humanos: raiva, henipavírus e síndrome respiratória severa.
Vale ressaltar que uma porcentagem muito baixa da população dessa espécie está infectada, e esse número é muito menor do que nos cães com raiva que moram na rua. O fato é que os morcegos com raiva se desorientam com mais facilidade e não conseguem voar bem, por isso é mais provável que se escondam nos tetos das casas ou até entrem nos lares.
Não é necessário ter medo irracional ou maltratar os morcegos só porque eles aparecem no jardim ou na garagem. Mas é preciso tomar algumas medidas se o encontramos perto de um bebê, de uma pessoa dormindo ou de um animal de estimação. Isso porque o morcego pode ter lhes contaminado.