Sua Conta De Água Esta Alta? Descubra Se é Consumo Ou Vazamento
Muitas vezes passamos o mês economizando água e quando a conta chega o consumo continua alta. Será que o problema está no consumo ou pode ser algum vazamento?
Vazamentos em residências podem ser silenciosos e não dar nenhuma pista de que estão acontecendo. Muitas vezes a única forma de saber que tem algo vazando é através do aumento inesperado na conta.
Vazamentos em áreas externas costumam não ter sintoma, isso dificulta muito a hora de realizar a detecção de vazamento em Porto Alegre. Sempre que você notar que o consumo de água da sua residência não está condizendo com o quanto você realmente gasta, pode começar a desconfiar de quem há algo errado.
Mas como saber se realmente há um vazamento? Existem algumas formas simples de descobrir se há um vazamento na sua residência. Veja quais são.
Como saber se há vazamentos no encanamento
O primeiro teste que deve ser realizado é o teste do registro de água. Para isso feche todas as torneiras e trave a caixa d´água. Para travar a caixa d’água basta amarrar a boia para cima com a ajuda de um cabo de vassoura e um barbante. Assim que tudo estiver fechado vá até o registro e observe se o registro ainda está rodando. Caso ele esteja rodando então é certeza de haver um vazamento. Agora é hora de tentar achar onde está o vazamento.
Detectando vazamentos no encanamento da rua
Se você acha que o vazamento pode estar no subsolo (geralmente o encanamento alimentado direto pela água da rua), você deve fazer o seguinte:
- Encontre a torneira mais afastada do cavalete de água e que haja alimentação direto da rua;
- Encha um copo de água e depois coloque na boca da torneira;
- Abra a torneira e observe se a água do copo irá descer. Se descer então há um vazamento no subsolo.
Agora você já sabe onde procurar o vazamento. Para encontrar o local exato recomenda-se o uso do Geofone. Geralmente é necessário a contratação de uma empresa de caça vazamentos para realizar a busca pelo defeito.
Detectando vazamentos nos canos alimentados pela caixa
Se a água não descer, mas você ainda acha que há um vazamento, então problema pode estar nas torneiras alimentadas pela água da caixa.
Para ter a certeza de que o problema está nessa parte do encanamento, há um teste igualmente simples.
- Feche todas as torneiras da casa;
- Vá até a caixa (ainda com a boia travada) e faça uma marcação com um giz no atual nível da água;
- Aguarde duas horas e volte até a caixa para verificar o nível da água;
- Se o nível abaixou então há sim um vazamento no encanamento.
Geralmente os encanamentos alimentados pela caixa d’água ficam dentro de paredes e por isso é fácil detectar o ponto do defeito.
• O local do vazamento pode ser identificado através de manchas da pintura da parede;
• Pintura descascando ou com mofo;
• Rachaduras e trincados na alvenaria;
• Pintura úmida de esfarelando.
Ao encontrar o ponto de vazamento basta realizar o reparo correto no cano para que a conta de água volte a ser justa.
Como detectar vazamento de água no vaso sanitário
As vezes o vilão da história está sendo o vaso sanitário. Ele pode estar vazando sem ninguém perceber. Tanto os vasos de caixa acoplada quanto os vasos com válvula hidra estão suscetíveis a esse problema. Para verificar se há vazamento no vaso basta usar um copo descartável, um balde e luvas de proteção para retirar toda a água que fica dentro do vaso. Aguarde alguns minutos e observe se a água voltou a subir de nível, se sim então há um vazamento. O vazamento então precisa ser consertado, ou na caixa acoplada ou então na válvula hidra.
Outras maneiras de economizar água
Caso você já consertou o seu problema ou então não achou vazamento nenhum e está procurando algumas dicas para economizar água aqui tem uma boa lista para você.
• Deixe pratos e talhares de molho antes de lavá-los. A sujeira sairá mais fácil e consequentemente o processo de lavagem usará menos água;
• Aproveite a água da chuva para regar plantas, lavar calçadas e quintais;
• Sempre lembre de fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for realmente necessário. Uma torneira aberta por apenas 5 minutos gasta até 80 litros de água;
• Reaproveita a água da máquina de lavar para lavar calçadas;
• Não tome banhos com mais de 10 minutos. E lembre-se de dividir o banho em três partes. Uma parte para se molhar, depois uma parte para se ensaboar com a água desligada e uma última parte para retirar o sabão do corpo com água.
Seguindo essas dicas é certeza de que você irá economizar muito e ajudará o meio ambiente assim como o seu bolso.
Ligue para a Construsul Dedetizadora Porto Alegre
A Construsul Dedetizadora Porto Alegre possui equipes treinadas e os melhores equipamentos para realizar essa operação com todo o cuidado e agilidade necessários para esse problema. Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços e facilidades. Tenha a certeza de que encontrará tudo o que precisa com a gente! Não passe raiva, chame a Construsul Dedetizadora Porto Alegre.