Uso Incorreto De Inseticidas Pode Ocasionar Problemas De Saúde

Uso Incorreto De Inseticidas Pode Ocasionar Problemas De Saúde

Uso Incorreto De Inseticidas Pode Ocasionar Problemas De Saúde

Verão é sinônimo de tempo firme, sol, mar e de se refrescar ao fim do dia com um suco na beira da piscina. Mas, com o verão, as chuvas também chegam, a umidade do ar aumenta e começa o período mais critico de infestação do Aedes Aegypti, o transmissor da dengue.

Para diminuir o ataque dessas pragas urbanas, o inseticida é uma das proteções mais usada pela população, mas, vale ressaltar que esses produtos são tóxicos e merecem um grande cuidado ao serem manipulados. O Bem Estar, um dos programas mais novos da Rede Globo de Televisão, apresentou hoje, 28 de fevereiro de 2011.

Uma entrevista com o toxicologista Anthony Wong, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Durante o programa, Wong deu detalhes sobre a forma correta de usar inseticidas, os perigos da utilização desses produtos em ambientes com crianças e animais de estimação e o os sintomas do corpo em caso de intoxicação.

É comum as pessoas apresentarem reações, tais como espirros, dores de cabeça e alergia, o que pode ser pior, até mesmo, que a picada dos insetos Portanto, é indispensável ler o rótulo antes de pulverizar o inseticida. No entanto, alguns desses inseticidas, não dão explicações sobre como e por quanto tempo se deve pulverizar o produto e grande parte das pessoas acaba exagerando.


As consequências do uso inadequado de inseticidas

A agricultura moderna trouxe grandes avanços para a humanidade, um exemplo é o consumo maior de proteínas. Este avanço foi devido ao uso de sementes com maior potencial genético, pelo uso mais eficiente de áreas, pela expansão de áreas agrícolas, pelo entendimento das necessidades nutricionais das plantas.

e pelo controle eficiente das pragas.No aspecto fitossanitário, os avanços foram percebidos pelo uso de variedades com mais resistência, tolerância a herbicidas e resistência aos insetos e ao uso de novos ingredientes ativos eficientes com novos modos de ação e com menor toxicidade ao ser humano. Com os avanços tecnológicos.

alcançados e com a intensidade da agricultura moderna, diferentes problemas surgem, principalmente em relação ao uso inadequado das ferramentas usadas e, como consequência, as tecnologias começam a ser ameaçadas e podem diminuir o seu período de eficácia (saiba mais, assistindo: A Gestão Responsável de Produtos.


Consequências do uso inadequado

Entre as consequências mais comuns está a resistência das pragas, devido ao uso excessivo de determinadas tecnologias, o que inviabiliza a continuidade do uso delas.Essas tecnologias apresentam pontos positivos, como a facilidade de manuseio, operacionalidade e versatilidade. Entretanto, é necessário atenção.

com relação à deficiência na deposição, ocasionando em doses menores no dossel das plantas, o que acarreta na diminuição das doses no dossel inferior (sub-doses), dificultando o controle em função do hábito das pragas, Demonstração do hábito alimentar preferencial no dossel da planta de soja de diferentes espécies.


Importante saber

Os esforços adicionais para levar ao agricultor brasileiro informações técnicas envolvendo a prática do manejo de resistência a inseticidas, chamar a atenção para o problema, formar opinião sobre as práticas e mobilizar a opinião no campo é fundamental para o agronegócio estender a viabilidade e a eficácia das tecnologias.

disponíveis visando o controle das pragas nas lavouras.De acordo com especialistas, centenas de casos de resistência adquirida por populações de insetos aos inseticidas estão sendo estudados dentro e fora do Brasil. A causa para esse fenômeno, que reduz a produtividade no campo e aumenta a preocupação .


Causas da resistência

Hoje, as principais causas da resistência aos inseticidas estão relacionadas ao emprego de produtos, por exemplo:

1. Doses acima ou abaixo das recomendadas por fabricantes;
2. Mistura indevida de ingredientes ativos em propriedades agrícolas;
3. Alterações repentinas;
4. Ausência de critérios no uso de programas de tratamento fitossanitário.

Outro ponto importante é a tecnologia de aplicação, o que pode acarretar nas sub-doses em determinadas partes do dossel das plantas,Demonstração da deposição de calda em plantas de soja após o fechamentos das linhas de plantio no dossel das plantas com diferentes tipodes de ponta de pulverização e volume de calda.


Aplicações e manejo

Além disto, deve-se levar em consideração o comportamento dos insetos-praga ao longo do dia, com intuito de programar a aplicação de inseticidas nos horários em que os insetos estão mais expostos, geralmente, nas horas mais amenas do dia.Desta forma, são necessárias estratégias gerais de recomendação de práticas.

1. Monitoramento e identificação correta das espécies (Imagem 3 ) e dos estágios presentes das pragas;
2. Entendimento do hábito das pragas nos diferentes estágios de desenvolvimento da cultura;
3. Uso dos níveis de controle recomendados pela pesquisa;
4. Aplicação nos estágios mais suscetíveis das pragas (Imagem 4).
5. Uso adequado de doses de acordo com a recomendação do fabricante;
6. Adequada tecnologia de aplicação para obter boa cobertura das plantas para evitar sub-doses.
7. Rotação de diferentes grupos químicos na mesma geração (quando possível) e entre gerações das pragas; IRAC – Classificação do Modo de Ação de Inseticidas;
8. Produtos utilizados na rotação entre gerações eficientes;
9. Associação de outras práticas de controle como resistência de plantas a insetos e controle biológico.

ajax loader 2x - Uso Incorreto De Inseticidas Pode Ocasionar Problemas De Saúde

(Visited 6 times, 1 visits today)
Uso Incorreto De Inseticidas Pode Ocasionar Problemas De Saúde
× Whatsapp 99556-4343