Curiosidades Sobre os Percevejos de Cama – Os percevejos de cama, também conhecidos como bedbugs, têm sido bastante mencionados pela mídia, especialmente nos últimos anos.
Trata-se de um inseto que se alimenta de seres humanos enquanto eles dormem, causam coceiras e inchaços vermelhos e são realmente muito difíceis de serem removidos. No entanto, há muitas outras curiosidades que sequer imaginamos sobre esse inseto e que podem ser bastante surpreendentes. Aqui vão algumas:
1. Percevejos de cama são muito espertos.
Os instintos de sobrevivência deles são incríveis. Eles são capazes de ficar fora da vista de todos durante o dia, escondendo-se em fendas de colchão, molas, rodapés, atrás de interruptores elétricos, em molduras e até mesmo por trás do papel de parede. Mas, à noite, eles saem de seus esconderijos atraídos pela maior quantidade de dióxido de carbono que exalamos quando estamos dormindo e fazem seu trabalho sem que ninguém perceba.
2. Percevejos de cama são resistentes.
Estas pragas podem viver por vários meses sem uma refeição de sangue. Isso significa que eles podem permanecer em móveis, sacos e malas por um longo tempo até que estejam perto de um hospedeiro humano novamente. Além disso, os percevejos ainda podem sobreviver a temperaturas de quase zero até 122°. Por tudo isso, essas pestes devem ser tratadas por um controle de pragas profissional, que é a maneira mais eficaz de tratar uma infestação.
3. Percevejos de cama podem viver em qualquer lugar.
É comum, quando se fala desse inseto, imaginar logo um quarto de hotel. No entanto, percevejos de cama podem viver em casas, apartamentos, hospitais, dormitórios de faculdade, edifícios de escritórios, escolas, ônibus, trens, cinemas, lojas de varejo e em qualquer lugar por onde os seres humanos passem.
4. Eles não invadem apenas locais urbanos.
O mais comum é que se pense que os insetos estão sempre onde há grande número de hotéis e demais alojamentos – pelos quais eles são tão conhecidos.
Apesar de a incidência de percevejos ser três vezes maior nas áreas urbanas do que nas áreas rurais, devido a fatores como o tamanho da população maior, o hábito de se viver em apartamentos e o aumento da mobilidade, que são propícias à propagação rápida e à reprodução de percevejos, pesquisas mostram que também há grande incidência dessas pragas em áreas afastadas da cidade.
5. Os percevejos de cama poderiam ser anestesistas graduados.
Essa é uma curiosidade muito interessante, pois responde uma pergunta muito comum quando o assunto é percevejo de cama: como esses insetos conseguem fazer tudo o que fazem sem sequer acordarem o hospedeiro humano do qual se alimentam?
Bem, a saliva dos percevejos é dotada de componentes que atuam como um anestésico e promovem o aumento do fluxo sanguíneo no local da picada. O processo de alimentação deles, assim, se torna mais rápida, eficaz e quase indolor. Após a alimentação, os insetos se deslocam a lugares isolados e se escondem durante alguns dias. Durante este tempo, eles não se alimentam, apenas digerem sua refeição, se reproduzem e põem ovos.
Somente um técnico de controle de pragas licenciado e com experiencia no assunto sabe as dosagens seguras e apropriadas desses produtos para aplicá-los de forma segura e equilibrada.